1ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 1ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Linguagem, comunicação e interação; o que é literatura; introdução aos gêneros do discurso; as origens da literatura portuguesa (era medieval); o Quinhentismo no Brasil; Barroco: a arte da indisciplina; O Barroco em Portugal e no Brasil; História social do Arcadismo; Linguagem verbal e não verbal; a literatura e suas funções; Intertextualidade e Interdiscursividade e paródia; sinonímia e antonímia, hiponímia e hiperonímia, polissemia; regras de acentuação gráfica; estrutura das palavras, Formação das palavras.

  • Corpo, movimento e saúde:
  • Capacidades físicas e habilidades motoras; exercício físico.
  • Identificação das exigências corporais mobilizadas para a prática de diferentes jogos.
  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Voleibol e Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

– Review (Verb to be – Present and Past)- Vocabulary —
Food;- Personal Pronouns (subject and object pronouns);- Present Continuous;- Simple
Present;- Professions.- Future – Going to;- Imperative- Reding;- Vocabulary;- Simple Past –
(Regular and Irregular Verbs);- Possessive Adjectives andPossessive Pronouns; (review –
Object and Subject pronouns);- Past Continuous;Modal Verb Professions- Reding;-
Vocabulary;- Quantifiers (many, much/ few, little) — Countable and Uncountable nouns;-
Comparison of adjectives (Comparative and Superlative);- Verb Tense Review (Simple
Present, Simple Past, PresentContinuous, Past Continuous, Future-Going to, ImperativeProfessions.

El alfabeto españo- ¿Quién soy?- Los pronombres personales-
¿Quién es?- El tratamiento formal e informal- El voseo- ¿Qué hacemos?- Los verbos regulares en presente de
indicativo- Los cardinales – Los ordenales- La hora- Los gustos, los deseos, el consumo y el consumismo-
¿cómo consumir con responsabilidad?- Los artículos- La contracción- Los diccionarios- Las características de
uno y las prendas de vestir- ¿Somos lo que llevamos?- El verbo gustar, encantar y sus similares- Verbos
preferir y llevar – Vocabulario – palabras usadas para describir- La familia- ¿Cómo es tu familia?- Los
posesivos- Los demonstrativos- Localización.

A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX;A virada do século; O
nascimento da arte moderna; Impressionismo; Arte brasileira no final do século XIX e início
do XX;Inovação na arquitetura; Vanguardas Europeias; O contexto histórico das
vanguardas; O Cubismo, as origens; Picasso, a vitalidade de um gênio; A “Geração 80” e as
tendências contemporâneas; Panorama histórico e cultural dos anos 1980; Mulheres
artísticas na contemporaneidade brasileira; Além da experiência visual do objeto;
Alternativas do final do século XX; Música brasileira.

Números reais e aplicações. Noção intuitiva de função. Função Afim. Função quadrática. Função exponencial.
Função Logarítmica. Semelhanças e triângulos retângulos. Trigonometria no triângulo retângulo.

– Cinemática: Movimento Uniforme – Movimento uniformemente variado – Vetores – Movimento Circular
– Dinâmica: Atrito – Gravitação – Trabalho e Potência – Energia Mecânica – Quantidade de Movimento
– Estática: dos Sólidos e dos Fluidos.

Introdução ao Estudo da Química: A Química e o cotidiano, Método Científico; Propriedades das
Substâncias; Temperatura, Densidade e Solubilidade; Fenômenos Físicos e Químicos; Substâncias puras e
misturas; Processos de separação; Leis das reações químicas.
Atomística: Estrutura Atômica; Modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Número atômico e
número de massa; Elementos, átomos, moléculas, formação de íons e semelhanças atômicas;
Classificação Periódica dos elementos químicos: Tabela periódica; Períodos e Famílias; Distribuição
eletrônica em níveis e subníveis; Classificação e localização dos elementos; Propriedades Periódicas: Raio
atômico, potencial de ionização e eletronegatividade.
Ligações Químicas: Teoria do octeto; Ligação iônica e formulação de compostos; Ligação metálica; Ligação
covalente normal e coordenada; Fórmulas eletrônicas e estruturais; Geometria molecular;
Funções Inorgânicas: Dissociação e ionização; Ácidos, bases e sais: Definições e fórmulas; Nomenclatura
de compostos inorgânicos; Reações de neutralização; Os óxidos e o meio ambiente.

Introdução à Biologia: níveis de organização da vida. Características
dos seres vivos. Transferências de energia entre seres vivos. Cadeias e teias alimentares. Fluxo de energia e
ciclos da matéria. Ecossistemas, populações e comunidades. Desequilíbrios ambientais contemporâneos e
sustentabilidade ambiental. Conservação e Biodiversidade.
Origem e evolução da vida. Biomoléculas. Organização celular e funções vitais básicas. Metabolismo
energético e reprodução celular. Divisões celulares. Reprodução assexuada e sexuada.
Processos evolutivos: evidências da evolução e teorias evolutivas. Adaptação e evolução. Especiação e
evolução. Evolução e classificação biológica. Biodiversidade e sistemática filogenética. Evolução humana. A
diversidade e a interdependência entre os seres vivos. Vírus e a saúde humana. Bactérias, protozoários e
fungos e a saúde humana. Importância ecológica, econômica e ambiental das bactérias, algas e fungos.
Aspectos evolutivos, relações filogenéticas e diversidade das plantas. Aspectos evolutivos, relações
filogenéticas e diversidade dos animais.

Introdução aos estudos históricos, formação dos primeiros estados, as
sociedades escravistas ocidentais, cristandade e modernidade, África e América antes dos europeus, a rede
euro-ameríndia-afro ( dominação, colonização e resistência), Revolução Industrial e Revolução Francesa.

O Espaço geográfico; Cartografia; O sistema terrestre; Estrutura geológica,
relevo e solos (Geral e Brasil); Clima e hidrografia (Geral e Brasil); Vegetação (Geral e do Brasil); Domínios
Morfoclimáticos do Brasil; Os recursos energéticos; Políticas ambientais.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Variedades linguísticas na construção do texto; os versos e seus
recursos musicais; a poesia de tradição oral: o cordel; a coerência e a coesão na construção do texto; o texto
teatral; escrevendo com técnica a descrição; projeto: a palavra em cena; o e-mail: produzindo e-mail; a
ambiguidade na construção do texto (semântica do discurso); trabalhando o gênero: produzindo o debate;
projeto: feira da inclusão digital; produzindo artigo de opinião; produzindo seminário: planejamento e
preparação de um seminário; como apresentar um seminário em grupo; propostas e produção de seminários.

Conceitos básicos em saúde. Indicadores de saúde: definição, usos e atributos – OPAS (Organização PanAmericana de Saúde). Agenda 2030 e Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): ações
que integram a sociedade, a economia e a biosfera.
Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade: conceitos.
Meio Ambiente, Saúde e Saúde Ambiental. Saúde Pública e Epidemiologia Ambiental. Saneamento Ambiental
e Saneamento Básico. Controle de Vetores. Pandemias, Epidemias, Endemias. Fake News e Hesitação
Vacinal. Doenças tropicais e parasitárias. Doenças negligenciadas. Doenças emergentes.
Sociedade e Qualidade de Vida. Estilo de vida – percepção e perspectivas das pessoas (valores, objetivos,
expectativas, preocupações). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento
sustentável.
Promoção da saúde de adolescentes e jovens como um dos investimentos mais relevantes para a sociedade.
Promoção da qualidade de vida: profissões e profissionais da saúde e do meio ambiente.
Poluição Ambiental. Fatores de risco e envelhecimento não saudável.
Produção de alimentos, polinização e agrotóxicos. Benefícios sociais da substituição do controle químico pelo
controle biológico. Tipos de controle biológico. Controle natural de doenças e pragas agrícolas.
Impacto das modificações ambientais feitas pela sociedade nos ecossistemas naturais e na saúde pública.
Mudanças Climáticas e Intensificação das Pandemias. Aspectos científicos e tecnológicos.
Covid-19 e Meio ambiente – desafios e caminhos para melhorar a sustentabilidade do planeta pós-pandemia.
Disseminação da Covid-19 e mudanças climáticas – grandes problemas de saúde pública da humanidade.

O impacto ambiental e social dos tecidos e descarte sustentável destes tecidos pela Unidade Especial de Saúde
Sustentável (UESS) – Faculdade de Medicina de Botucatu.
Ponto focal de Saúde sem Dano no Brasil – Projetos Hospitais Saudáveis. Biossegurança.
Consequências da exposição humana à poluentes e resíduos. Resíduos urbanos – abordagem sistêmica
(resíduos industriais e resíduos perigosos). Lixo eletrônico (e-lixo).
Ciclo de fabricação, consumo e descarte. Obsolescência programada.

2ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 2ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

História social do Romantismo; O Romantismo em Portugal; O
Romantismo no Brasil – a poesia; O Romantismo no Brasil – a prosa; História social do Realismo, do
Naturalismo e do Parnasianismo; O Realismo em Portugal; o Realismo e o Naturalismo no Brasil;
Parnasianismo no Brasil. Substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, artigo, numeral, interpretação de texto.

  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
    propor alternativas para sua superação.
  • Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

Comparative and Superlative (review). Countable and Uncountable nouns
Review of verb tenses: (Simple Present / Present Continuous / Going to / Imperative /
Simple Past / Past Continuous) . Simple Future e Future Continuous Present Perfect
Present Perfect x Simple Past Present Perfect Continuous. Past Perfect / Past Perfect
Continuous Reflexive Pronouns (review)Tag Questions Some / Any / No (review) Relative
Pronouns.

-¿Cuáles son tus tus derechos y deberes-El presente de indicativo
verbos irregulares- ¿Practicas algún deporte?- Expresar acciones en desarrollo- Los usos de los verbos haber
y tener- Los tipos de vivenda – Salud- ¿Has estado bien?- Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
perfecto compuesto – Estados de ánimo- ¿Qué hacías cuando eras niño?- Uso dos verbos no pretérito en
español: pretérito imperfecto- ¿Todavía se envían cartas? – Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
indefinido- condicional simple- carta comercial y telegrama- carta para solicitar trabajo

Circunferência trigonométricas e triângulos – Funções trigonométricas
– Sequências e Progressões – Matemática Comercial e Financeira – Matrizes – Sistemas Lineares

– Termologia: A temperatura a energia e o calor–Calor sensível e
latente–Gases perfeitos e Termodinâmica – Ondulatória Ondas – Radiações – Acústica – Noções de
Astronomia.

funções inorgânicas (complemento) / reações inorgânicas
/reações de oxirredução / relações de massa / estudo dos gases / estequiometria.

Ciclos reprodutivos nos diferentes grupos de vegetais. Reprodução
assexuada nas plantas e cultivo de plantas economicamente importantes. Adaptações especiais da raiz, do
caule e da folha. Dispersão dos frutos e sementes. Plantas medicinais e plantas tóxicas. Plantas e infecções
virais.
Fisiologia das plantas com flores e frutos. Condução da seiva bruta e da seiva elaborada. Transpiração,
respiração e fotossíntese. Hormônios vegetais. Efeitos da luz sobre o desenvolvimento da planta: germinação
de sementes, floração e fototropismo.
Ciclos reprodutivos nos diferentes grupos de animais: fecundação externa e fecundação interna. Reprodução
assexuada nos animais invertebrados. Reprodução sexuada nos cordados. Adaptações à vida terrestre.
Características dos principais grupos de mamíferos: monotremados, marsupiais e placentários. Estudo
comparado nos vertebrados: sistema esquelético e sistema muscular, trocas gasosas, assimilação de
alimentos, circulação, excreção e sistema nervoso. Microrganismos parasitas dos animais.
Introdução à fisiologia e anatomia humana: corpo humano, saúde e qualidade de vida. Corpo em movimento:
músculos, ossos, cartilagens. Músculos e exercícios físicos. Nutrição e transporte de substâncias. Sistemas
orgânicos: digestório, respiratório, circulatório, excretor. Integração e controle corporal: sistema nervoso,
sistema endócrino e sistema imune. Reprodução e saúde (saúde sexualmente reprodutiva e ISTs: infecções
sexualmente transmissíveis). Gametogênese: masculina e feminina.

período monárquico brasileiro, 2ª Revolução Industrial, Imperialismo,
1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra Fria, Brasil republicano e globalização e desigualdades

O espaço geoeconômico industrial, Economia e indústria
no Brasil, Os recursos energéticos, O espaço agrário, Agropecuária no Brasil, A dinâmica
das populações na rede global, O contexto demográfico do Brasil, O Mundo urbano, O
Brasil urbano.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Empreendedor X Sociedade; Oportunidades, Nichos de Mercado,
Segmento de Mercado / Quebra de Paradigmas; Risco e Análise de Risco; Capital de Giro e Outros
Indicadores Financeiros; Política Econômica X Empreendedorismo; Mercado Financeiro – Produto Bancário,
Bolsa de Valores, Cotação de Dólar X Empreendimento; Plano de negócios: estrutura, estratégia e
planejamento.

Noções de Metodologia Científica; Projeto de Pesquisa; Diretrizes para Leitura, Compreensão e Elaboração de
Textos Científicos; Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos.

“Como funciona o microscópio óptico?”. “Observando lâminas a fresco e lâminas permanentes.
“Observando o mundo microscópico em uma gota de água de lago”.
“Simulando a dinâmica de ecossistemas em um terrário – “grupo controle” e grupo experimental”.
“Simulando o processo de eutrofização na água e o processo de erosão no solo.”
“Interações entre folhas de eucalipto e sementes de tomate e alface – efeitos de substâncias alopáticas”.
Citologia:
“Observação de células animais: células epiteliais da mucosa bucal; células sanguíneas, células nervosas,
células musculares e células ósseas”.
“Observação de células vegetais: células do tomate, células da cebola, grão-de-pólen”.
“Observação de Acetobacter aceti (bactérias do vinagre)”.
”Observação de protozoários: Paramecium sp ” e Amoeba sp e algas: Euglena sp”.
Cromatina ou Cromossomo?
“Extração de DNA de células de cebola”. “Extração de DNA do morango”. “Extração de DNA da banana”.
“Extração de DNA do Kiwi”. Extração de DNA humano”. “Mitose em raiz de cebola (Allium cepa)”.
Histologia e Morfologia vegetal:
“Observando tecidos meristemáticos e células do parênquima”. “Observação de caules e raízes”. “Anatomia e
dissecação de uma flor de angiosperma”. “Observação de soros em pteridófitas (avencas e
samambaias)”.“Estômatos em epiderme inferior de folha de Tradeschantia pallida” e a transpiração vegetal.”
“Fruto ou infrutescência? – estudo da morfologia externa dos frutos”. “Condução de seiva nas plantas”.
Mecanismos de transportes nas membranas celulares:
“Observação do fenômeno da difusão em plantas aquáticas: Elodea sp e Tradeschantia sp”.
“Difusão ou transporte ativo – Por que as saladas murcham?” “Batata chorona e a osmose”.
“Reação celular em tiras de pimentões colocadas em meios: hipotônico, isotônico e hipertônico”. Metabolismo celular: “Simulando o metabolismo celular e ação enzimática das amilases, proteases e lipases”. “Enzimas e a composição nutricional dos alimentos”. “Verificando a presença de amido nos
alimentos”. “Digestão de alimentos sob a ação da enzima amilase salivar”. “Digestão de proteínas por suco de
frutas”. “Extraindo ferro de cereais matinais”.

“Metabolismo energético e fermentação realizada por
Sacharomyces sp” (fermento). “Respiração celular em sementes germinadas”.
Fotossíntese:
“Fotossíntese: a importância da luz e a origem do oxigênio”. “Fotossíntese e a produção do amido”.
“Influência de fatores como a temperatura e concentração de gás carbônico durante a ocorrência da
fotossíntese em Elodea sp”. “Fotossíntese e separação de pigmentos vegetais utilizando a técnica da
cromatografia”. “Folhas roxas fazem fotossíntese? ”
Tropismo e crescimento vegetal: “Observando o fototropismo em plantas de alpiste e em girassóis”.
Fisiologia vegetal: “Germinação de sementes e os hormônios vegetais”. “O gás etileno e o amadurecimento
de frutos”. “Importância da poda apical”.
Zoologia: “Observando a anatomia e o comportamento de uma minhoca, de um tatuzinho-de-jardim e de uma
joaninha. ” “Metamorfose da borboleta e metamorfose do girino”.
Evolução: contexto histórico e científico da “seleção natural”.
“Gerra dos bicos”. “Construindo modelos fósseis – evidências da evolução”.

 

normas de segurança no laboratório / materiais e
equipamentos / propriedades dos materiais / preparação, diluição e mistura de soluções /
ácidos e bases, indicadores, pH e pOH / reações inorgânicas / estequiometria.

Produzindo a notícia; escrevendo com adequação: título, legenda e texto-legenda; produzindo a entrevista; projeto: sarau gótico: “Oh! My goth!; produzindo a reportagem;
produzindo a crônica; projeto: jornal mural: os focas.

3ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 3ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências da Natureza e suas tecnologias.

História social do Simbolismo; O Simbolismo em Portugal e no Brasil;
História Social do Modernismo; O Modernismo em Portugal: a primeira geração; O Modernismo no Brasil: a
primeira geração; A Segunda fase do Modernismo: prosa e poesia; A Literatura Contemporânea.
Concordância verbal e nominal; a pontuação; Análise sintática: período simples; Coordenação e
Subordinação; Regência verbal e nominal, Colocação pronominal; Interpretação de textos.

  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
    propor alternativas para sua superação.
  • Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

Reading/Comprehension; Vocabulary- Some, any, no and
compounds- Relative Pronous – Conditional Sentences; – Irregular verbs. –
Reading/Comprehension;- Vocabulary;- Direct and Indirect Speech – Future Perfect –
Irregular verbs – Tag questions; – Reading/Comprehension- Vocabulary- Irregular verbs; –
Passive Structures; – Verb tense review;

Todos los días nos transformamos- ¿Se transformo en príncipe el
sapo?- Las interjecciones- Los verbos de cambio – Los muchos sentidos de quedar (se)- Actualidades: internet
y ecología- ¿Para qué sirve la red?- Presente de subjuntivo- Sitios de interés- Expresando deseo, duda,
suposición-¿Te toca defender la naturaleza? – La argumentación- ¿Manda quien puede, obedece quien tiene
cordura?- El imperativo- El imperativo afirmativo- El imperativo negativo.

Análise Combinatória – Probabilidade – Estatística básica – Medidas
de Centralidade e dispersão – Tópicos de Geometria Analítica – Tópicos de Álgebra

– Eletrostática: Cargas elétricas – Campo elétrico – Potencial elétrico.
– Eletrodinâmica: Corrente elétrica-Tensão e resistência elétrica

Estudo das soluções / compostos orgânicos /
termoquímica /
Cadeias carbônicas / cinética química / funções orgânicas / equilíbrios químicos / isomeria /
reações orgânicas.

Embriologia humana, células-tronco e diferenciação celular. Fases da
organogênese e neurulação. Citogenética humana moderna: estudo dos cromossomos, sua estrutura e sua
herança. Herança materna: herança mitocondrial. DNA, RNA e síntese de proteínas. Genoma, genótipo,
genes. Cromossomos: sexuais e autossomos. Cromossomo Y e a diferenciação dos sexos no
desenvolvimento embrionário. Gêmeos monozigóticos e dizigóticos. Técnicas de reprodução assistida:
inseminação artificial e fertilização in vitro. Cariótipos e anomalias cromossômicas: numéricas e estruturais.
Aconselhamento genético e diagnóstico pré-natal. Doenças genéticas: mutações gênicas, mutações
cromossomiais.
Biotecnologias antigas e atuais: do século XIX ao século XXI. Melhoramento genético. DNA recombinante.
Clonagem de DNA. Teste de paternidade. Transgenia. Engenharia genética.
As contribuições de Mendel: herança mendeliana.
Dominância Completa, Primeira Lei de Mendel e as relações com a meiose. Segunda lei de Mendel e as relações com a meiose.

Variações nas proporções fenotípicas mendelianas. Tipos de herança e as doenças na espécie humana:
dominância incompleta, codominância, alelos letais. Alelos múltiplos e tipos sanguíneos. Possibilidades e
incompatibilidades nas transfusões sanguíneas. Heredogramas e cálculos de probabilidades. Genes ligados:
restrição à segunda lei de Mendel. Permutação ou crossing-over. Diferenças entre ligação gênica (linkage) e
segregação independente. Mapeamento dos genes nos cromossomos e o Projeto Genoma Humano.
Interação Gênica x Pleiotropia. Epistasia. Herança Quantitativa. Análise de heredogramas e situaçõesproblema relacionados à herança autossômica e herança sexual.
Bioética como ética aplicada e genética.
Meio ambiente e produção e consumo de alimentos transgênicos.
Recuperação ambiental: possibilidades e impactos nos grandes biomas do mundo.
Pesquisas e projetos que visem a conservação e recuperação ambiental: espécies endêmicas extintas no
Brasil e em vias de extinção.

Ciência e poder no mundo contemporâneo; problemas de bioética; ética
ambiental: um contrato natural?

Introdução a Sociologia; Sociologia Política e Sociologia do Trabalho.

Plano de Marketing; 4 Ps do Marketing; Qualidade no
Mercado Empreendedor; Estrutura do Projeto Piloto do Empreendimento; Implementação,
Acompanhamento, Controle, Avaliação de Mercado; Etapas do Plano de Negócios / Processo de
Execução de um Plano de Negócios; Relações de Trabalho X Empreendimento; Etapas do Plano de
Negócios / Processo de Execução de um Plano de Negócios; Plano de Negócios – Análise de
Resultados.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Unidade 1 – A pesquisa e o conhecimento
Unidade 2 – O problema científico
Unidade 3 – A construção do projeto de pesquisa
Unidade 4 – O Trabalho de Conclusão de Curso

Produzindo a crítica, o editorial, projeto: dois olhares entre a razão e a
antirrazão; o cartaz e o anúncio publicitário; o conto; projeto: arte em revista; a carta de leitor; o texto
dissertativo-argumentativo; projeto: mostra de arte moderna: duas gerações; tipos de introdução do texto
dissertativo-argumentativo; projeto: sarau: poesia e música.

Pular para o conteúdo