Estruturas Básicas do Curso

BNC - Base Nacional Comum

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da BNC durante todo o curso de Informática para Internet.

Língua, Literatura e Produção de Textos;

Gramática:

  • fonologia;
  • morfologia;
  • sintaxe;
  • figuras de linguagem;
  • figuras de pensamento e construção;
  • ortografia

Literatura:

  • Dos promórdios da Literatura
    (Portuguesa e Brasileira às
    Produções contemporâneas)

Produção de Texto:

  • gêneros textuais;
  • narração;
  • descrição;
  • dissertação;
  • produção de textos embasados nas teorias adotadas.
  • Fundamentos de esportes coletivos;
  • Esportes individuais, ginásticas;
  • Lutas e atividades rítmicas expressivas;
  • Jogos e brincadeiras;
  • Fundamentos da recreação;
  • Conceito de saúde;
  • Sedentarismo.
  • Verb to be (present/ past);
  • Personal pronouns;
  • Simple Present;
  • Simple Past / Present (short and long answers);
  • Demonstrative pronouns;
  • Prepositions and adverbs of place;
  • Present Continuous: affirmative, negative, interrogative;
  • Adverbs of frequency;
  • When? : in / at / on.
  • How often? Once / twice;
  • Like / need / want / + infinitive;
  • Modal verbs: can / may;
  • Was / were: negative and interrogative;
  • There was / there were;
  • Was / were born. How old?;
  • The influence of English in the Portuguese Language;
  • People through the music;
  • Songs.
  • Simple Past: negative and
    interrogative;
  • Simple Past with question words;
  • Present and Past Tenses contrasted;
  • Simple Past: irregular verbs, affirmative, negative and interrogative;
  • Past Continuous;
  • Little / few;
  • Some / any – no / none;
  • Somebody / everybody / anybody / nobody;
  • Something / everything / anything / nothing;
  • Comparative forms of adjectives;
  • Future with Going to;
  • Future with Present Continuous;
  • Future with will;
  • Writing correspondence: from the papyrus and feather to the computer;
  • Healthy food x junk food;
  • Sewing the sentences and building bridges;
  • Songs.
  • If Clauses: Will / Would;
  • Conditional: Would;
  • Modal verbs: could, may / might, ought to, must / have to;
  • Mustn´t / don´t have to;
  • Must / can´t;
  • Modal verbs: summary;
  • Present Perfect and Simple Past contrasted, with since or for;
  • Present Perfect Continuous;
  • Reflexive pronouns / reciprocal pronouns;
  • Past Perfect;
  • Irregular Verbs;
  • Tales;
  • English around the world and through the ages;
  • Technology and work;
  • Songs.

– El alfabeto español
– El tratamiento formal e informal
– Los pronombres personales
– Los verbos regulares en presente de indicativo
– Los verbos irregulares en presente de indicativo
– El verbo gustar, encantar, caer y preferir
– Vocabulário relacionado con alimentos y bebidas
– Vocabulário relacionado con restaurante
– El verbo quedar
– Vocabulário relacionado con vestimenta
– Vocabulário relacionado con tiendas
– Los pronombres complemento de objeto directo

A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX.
– A virada do século.
– O nascimento da arte moderna.
– Impressionismo.
– Arte brasileira no final do século XIX e início do XX.
– Inovação na arquitetura.
– Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil.
– Arte Moderna no Brasil.
– A semana de Arte Moderna de 1922.
– O Modernismo na arquitetura brasileira.
– O Modernismo na literatura brasileira.
– A “geração 80” e as tendências contemporâneas.
– Panorama histórico e cultural dos anos 1980 – Geração 80.
– Os anos 1990 Tendências na virada do milênio. Mulheres artistas na contemporaneidade.
– Além da experiência visual do objeto.
– Alternativas do final do século XX.

Introdução a lógica matemática
• Raciocínio lógico-matemático
• Definições e princípios
• Conectivos
• Quantificadores
• Regras de dedução

Teoria de Conjuntos
• Operações
• Diagramas
• Resolução de problemas
• Conjuntos numéricos

Funções – Conceitos gerais
• Definição Geral
• Gráficos
• Aplicação a problemas gerais

Função do 1º grau
• Estudo da reta
• Aplicações

Função do 2º grau
• Estudo da parábola
• Aplicações

Geometria Plana
• Área de figuras planas
• Polígonos
• Estudo de Triângulos

Geometria Espacial
• Poliedros
• Prismas
• Pirâmides

Sequências Numéricas
• Definição
• Progressão aritmética
• Progressão geométrica
• Sequências recorrentes

Introdução à Física

  • Medidas;
  • Potências de dez – Ordem de
    grandeza;
  • Algorismos significativos;
  • Operações com algarismos
    significativos;
  • A origem do sistema métrico.
  • Movimento retilíneo
  • Movimento retilíneo uniforme
  • Velocidade instantânea e velocidade média;
  • Movimento retilíneo uniformemente variado;
  • Queda livre;
  • Galileu Galilei;
  • Vetores – Movimento curvilíneo;
  • Grandezas vetoriais e escalares;
  • Soma de vetores;
  • Vetor velocidade e vetor aceleração;
  • Movimento circular uniforme
  • Composição de velocidades;
  • Primeira e terceira Leis de Newton;
  • Movimento de uma força;
  • Equilíbrio de um corpo rígido;

A segunda Lei de Newton

  • Unidades de força e massa;
  • Massa e peso;
  • Queda com resistência do ar;
  • Forças do movimento circular;
  • Movimento de um projétil;
  • Aplicação das leis de Newton a sistema de corpos;
  • Gravitação Universal;
  • As leis de Kepler;
  • Movimento de satélites;
  • Variações da aceleração da gravidade.

Hidrostática

  • Pressão e massa específica;
  • Pressão atmosférica;
  • Variação da pressão com a
    profundidade;
  • Aplicações da equação fundamental;
  • Princípios de Arquimedes;
  • Conservação da energia;
  • Trabalho de uma força;
  • Potência;
  • Trabalho e energia cinética;
  • Energia potencial gravitacional;
  • Energia potencial elástica;
  • A descoberta do Nêutron.

A importância da química para a sociedade.

  • Como solucionar os problemas atuais?
  • Os fenômenos: determinísticos e aleatórios, evidências macroscópicas das reações químicas;
  • Reconhecimento das substâncias por suas propriedades;
  • As Leis Científicas;
  • Princípios de utilização do laboratório químico;
  • Classificação e propriedades das misturas;
  • As soluções e as substâncias simples e compostas;
  • As equações químicas e seu balanceamento;
  • A notação científica ou exponencial.

O Sistema Internacional (SI) de unidades.

  • Conversão de unidades;
  • As leis dos gases;
  • O número de Avogadro e o conceito
    mol;
  • As reações quantitativas ( Leis de Lavoisier e Proust).

O modelo Microscópico da matéria e o movimento.

  • Os modelos atômicos de Dalton,
    Rutherford e Borh;
  • Átomo, massa atômica, símbolos químicos;
  • A teoria do Big Bang e a formação dos
    átomos;
  • Boa alimentação, saúde e atividade
    física;
  • O algoritmo do metabolismo;
  • Temperança, bons hábitos, vícios,
    sedentarismo;
  • A alquimia e sua contribuição histórica;
  • Os Ciclos Biogeoquímicos e os
    Fluxogramas da Indústria Química;
  • Lixo eletrônico;
  • Esgotamento dos Recursos Naturais.

Citologia

  • Conceito de Vida;
  • A Biologia como Ciência;
  • Teoria celular;
  • Composição química da célula;
  • Biomoléculas;
  • Metabolismo energético (anabolismo e catabolismo)
  • Organização funcional da célula;
  • Célula procariota e eucariota;
  • Estruturas celulares;
  • Mecanismos de transporte celular;
  • Citoplasma e organetas;
  • Bioenergética;
  • Respiração celular;
  • Fotossíntese;
  • Núcleo (replicação, transcrição e
    tradução);
  • Reprodução celular: Mitose e Meiose;
  • Reprodução nos seres vivos (tipos de
    reprodução).

Ecologia

  • Ação antrópica sobre o ambiente na
    perspectiva da sustentabilidade;
  • Níveis de organização dos seres vivos;
  • Conceitos básicos da Ecologia;
  • Cadeias alimentares;
  • Teias alimentares;
  • Fluxo de matéria e energia;
  • Pirâmides ecológicas;
  • Ciclos biogeoquímicos;
  • Relações ecológicas;
  • Ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Dinâmica das populações e das
    comunidades;
  • Sucessão ecológica e comunidade
    clímax.

Ambiente e Saúde

  • Saúde como direito;
  • Sexo e sexualidade;
  • Desequilíbrios da saúde.
  • Formação dos Estados Nacionais na América Espanhola;
  • A independência do Brasil e a opção pela monarquia em relação aos outros países latino-americanos;
  • Primeiro e Segundo Reinado;
  • A abolição da escravidão;
  • República Oligárquica;
  • Primeira Guerra Mundial.
  • Conceitos e categorias da Geografia;
  • Localização e Orientação;
  • A linguagem cartográfica;
  • Estruturas e formas do relevo;
  • Clima;
  • Solo;
  • Hidrografia;
  • Biomas e formações vegetais.

O que é Sociologia?

  • Tipos de conhecimentos: senso
    comum, ciência, religião e filosofia.
  • Contextualização das Ciências sociais;
  • De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
  • Sociologia como ciência e suas origens;
  • Comitê: a sociologia como Física
    Social.
  • DurKheim: fato social, direito e anomia, solidariedade e coesão, ética e
    mercado.
  • Marx: da cooperação a propriedade
    privada, classes sociais, teoria e prática;
  • Weber: ação social, os caminhos da racionalidade, as burocracias modernas, o tempo mudou?
  • Mudanças e resistências, o
    protestantismo e o espírito do
    capitalismo, o mundo desencantado.

Cultura e Sociedade

  • Conceito de cultura, gênero e
  • Etnias européias, africanas, afrobrasileiras e indígenas): atitudes, preconceitos e estereótipos;
  • Identidade de gênero e diversidade
    sexual;
  • Multiculturalismo e diversidade;
  • Etnocentrismo e relativismo cultural;
  • Manifestações culturais;
  • Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
  • Cultura de massa e Indústria Cultural;
  • Globalização cultural;
  • Movimentos sociais.

O que é a Filosofia?

  • Caracterização da filosofia
  • O mito e a filosofia: Continuidade ou Ruptura
  • Condições que possibilitam o surgimento do pensamento filosófico.
  • O nascimento da filosofia: os pré-socráticos.

O pensamento filosófico na Grécia Antiga.

  • Sócrates
  • Platão
  • Aristóteles

Lógica
O que é Lógica?

  • Elementos da Lógica clássica
  • Silogismos, argumentação e falácias
  • Lógica Matemática: primeiras noções

Cálculo Sentencial

  • a) O que é sentença
  • b) Sentenças simples e compostas

Simbolização de Sentenças

  • a) Linguagem natural e formal

Operações Lógicas

  • Negação de sentença
  • Conjunção de sentença
  • Disjunção de sentenças
  • Condicional

Estrutura Técnica

1° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Informática para Internet.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.

História do computador; Funções de um sistema de processamento de dados; Bit e Byte e Sistema de
numeração; Funções do sistema operacional Windows; Aplicativos Microsoft, Word, Excel, Power Point,
Access; Funções do Sistema operacional DOS.

Introdução a Lógica e Algoritmos; Conceito básico de Processamento de Dados; Conceito de Interface ao
Usuário e operações lógicas básicas (decisão); Conceito de movimentação de dados; Conceito de Controle
do Fluxo de Execução: (Loops); Conceitos de Técnicas de Programação; Operação em arquivos; Relatórios

Linguagem de Programação C; Conceitos de tipos de dados, variáveis e constantes; Operadores aritméticos,
comparação, lógicos; Comando de decisão; Estruturas Aninhadas, Técnica de Identação do código;
Comando de controle de múltiplas opções; Introdução a Linguagem C++; Conceitos: vetor, matriz e
estrutura de dados; Conceitos de funções em C/C++; Conceitos de programas de Arquivo em C/C++

Sistema Gerenciador de Banco de Dados; Modelo Relacional; Etapas da Modelagem de dados;
Normalização; Modelo Lógico.

Desenho esquemático de um computador e seus periféricos associados; Laboratório de
Desmontagem/Montagem de um Microcomputador; Análise dos componentes; Diagnostico e identificação de
falhas e defeitos de um microcomputador; Estudo sobre Sistemas Operacionais; Roteiro de Instalação do
Sistema Operacional MS-DOS; Roteiro de Instalação do Windows XP e 7; Demonstração de instalação do
Sistema Operacional LINUX; Simulação de Instalação do Sistema Operacional LINUX/Kurumim.

2° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Informática para Internet.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.

Conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos); Estrutura de Classe Java; Conceito de
reusabibilade. ExAppLeTeclado; Conceito de Polimorfismo; Conceitos de encapsulamento. Classes Java:
acesso private e public; Conceitos de Herança; Conceitos de classes Java com Vetor (Array) e Matriz;
Classes abstratas em Java; Pacotes Java; Acessando Banco de Dados com Java

Introdução à arquitetura de redes de computadores (ambiente Cliente/Servidor); Hardware de rede;
Conceitos de protocolos de comunicação; Internet – WWW; Segurança de Rede; Configurar – Wireless;
Documentação do Linux; Instalação do Linux modo texto e interface gráfica; Distribuição do Linux;
Comandos básicos do Linux

Conceitos Básicos sobre Internet; Linguagem Marcador Hiper Texto HTML 5; Estrutura do HTML 5;Listas e
Tabelas; Imagens, Áudio e Vídeo; Criando e Posicionando um Layout; Vínculos, Links e Micro datas;
Formulários; CSS 3; Java Script.

Introdução a Linguagem SQL
Apresentação do Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL
Implementação física do banco de dados
Instruções Data Definition Language – DDL Instruções Data Definition Language – DML
Instruções para Recuperação de Dados.

Empreendedorismo; Tomada de Decisão; O Plano de Negócios; Construindo um Plano de Negócios; Estudo
da Oportunidade; Tipos de Empreendimentos.

Noções de Metodologia Científica; Projeto de Pesquisa; Diretrizes para Leitura, Compreensão e Elaboração de Textos
Científicos; Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos; Apresentação de
Trabalhos Científicos.

O Papel e a Importância da Moeda; Fluxo de Caixa; Gestão das Contas a Pagar e das Contas a Receber
Livro Caixa; Critérios de Avaliação dos Estoques – Custo de Mercadorias; Custos, Orçamentos e Formação
do Preço de Produto – Custo de Produção; Margem de Contribuição; Ponto de Equilíbrio; Custos,
Orçamentos e Formação do Preço de Prestação de Serviços; Introdução aos conceitos contábeis;
Patrimônio; Demonstrações Contábeis; Aplicações Financeiras.

Normas ISSO/IEC; International Standartization Organization (ISO); International Engineering Consortium
(IEC)

3° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 3° ano do curso de Informática para Internet.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa / Técnicas de Redação,
Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que
medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas
questões.

Conceito de Sistemas; Conceito de Análise de Sistemas; Sistemas de Processamento de Transações;
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG); Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas Especialistas e
Inteligência Artificial; Sistemas Nível-Operacional/ Sistemas Nível-Gerencial; Sistemas Nível-Estratégico;
DataWarehouse/DataMining; Workflow; BI (Business Intelligence); EIS (Executive Information System);
CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA; Reconhecimento do problema; Estudo de Viabilidade; Análise;
Projeto (Design) Implementação; Testes; Manutenção.

Apresentação do Sistema Gerenciador de Banco de Dados SQL Server
Implementação física do banco de dados
Instruções Data Definition Language – DDL Instruções Data Definition Language – DML
Instruções para Recuperação de Dados.
Transact-SQL
Stored Procedures

Plataforma JAVA (compiladores JDK); Linguagens de Programação JAVA; Plataforma JAVA (Compiladores
JDK); Linguagens de Programação JAVA.

Visual Studio 2017; Como utilizar o Entity Framework. Net.; Linguagem de Programação C# para
desenvolvimento WEB. Controles para desenvolvimento WEB; WebApis em solutions.Net; arquitetura REST;
Implementação utilizando modelo de dados não relacional.

Conceitos Gerais sobre o que é TI (Tecnologia da Informação); Objetivos da Tecnologia da Informação; As
vertentes da TI: Tecnologia da Informação no setor Público e Privado; Técnicas para levantamento de Dados
Apresentação dos 5 (cinco) pontos que norteiam a T.I.; Hardware, Software, Conectividade, Segurança e
Gestão; Conectividade (a base e o futuro); Tipos de redes; Internet e seus protocolos; Internet e seus
métodos de acesso; IPv4 e IPv6; WEB 3.0; WEB Semântica; As novas redes sociais e suas importâncias
Cloud Storage/Cloud Computing; SharePoint; Web Services.

Modelando o banco de dados; Criar um banco de dados e suas tabelas utilizando o MySQL; Conectando o
banco de dados (MySQL) com páginas PHP; Desenvolvendo aplicação CRUD com PHP e MySQL;
Framework Bootstrap; Integrar recursos do framework Bootstrap com a linguagem PHP; Utilizando recursos
avançados da linguagem PHP; Construindo aplicações responsivas; Arquitetura Front-End e Back-End;
Construindo WebServices; Conhecendo a arquitetura REST; Estrutura de dados JSON; Utilizando JQuery
nas aplicações

Introdução a computação móvel; Estruturando ambiente para o desenvolvimento de aplicações móveis.
Arquitetura REST; Banco de Dados para dispositivos móveis; Configurando ambientes na nuvem para
utilização de serviços de hospedagem e dados e webservices; Implementando webservices; Consumindo
webservices para utilizar banco de dados na nuvem; Tecnologias para aplicações móveis híbridas;
Implementar aplicações móveis.

Conceitos Gerais sobre o que é o TCC; Seleção dos projetos; Entregues das sínteses (Upload); Discussão e
validação dos projetos; 1ª Fase do Projeto TCC: (Proposta do Sistema)-Anteprojeto; Identificação do sistema
Estudo inicial da viabilidade do Sistema (Grau Z); 2ª Fase do Projeto TCC: (Projeto Lógico e Técnico);
Definição de Requisitos do Projeto e Especificação de Protótipos; Diagrama de Interfaces entre Sistemas;
Funções de Sistema; Modelo de Dados Lógico; Roteiro de Testes (Homologação); Planejar e Consolidar;
Orçamento para Projeto (Grau A); Aprovar Projeto; 3ª Fase do Projeto TCC: (Projeto Físico
Desenvolvimento); Modelo de Dados Físico; Complementar Roteiro de Testes de Sistemas (FUS); Elaborar
Plano de Implantação; Retorno e Contingência; Construir Programas; Realizar Testes Unitários e de
Sistemas; Implantação.

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