Música

Adriana Miranda

Piano e teclado

Possui graduação em Pedagogia e Musica com habilitação em Piano. Teve como sua principal Professora a pianista Doutora Danielli Longo. Se aperfeiçoou como educadora e musicista em diversos cursos de extensão. Atualmente desenvolve trabalho como docente no Conservatório Villa Lobos – FITO como Professora de Piano, Matérias Teóricas e Musicalização Teens. Paralelamente à atividade como educadora, desenvolve trabalho de pesquisa sobre Jogos Musicais.

Alberto Guedes

violão

Alberto Guedes é formado em Música com habilitação em Violão e teve entre seus principais Professores Paulo Bellinati e Luciano Moraes. Fez masterclasses e cursos voltados ao ensino e também a pratica instrumental com grandes nomes do Violão Brasileiro e Internacional. Atualmente é Professor do Conservatório Villa Lobos da FITO dedicando-se ao ensino de Violão, Violao Coletivo e Matérias Teóricas.

Alvaro Couto

Acordeon

O Paulistano Álvaro Couto estudou Acordeon, Piano e Teoria Musical com a maestrina Regina Weissmann. É formado no curso de Licenciatura em Música pela USP (Universidade de São Paulo). Em sua carreira já se apresentou com muitos artistas como Roberta Miranda, Renato Teixeira, Luiz Carlos Sá, Wilson Simoninha, Célia e Celma e Socorro Lira entre outros.  Atualmente, possui um trabalho intitulado “SONS DO BRASIL”

Ana Cristina

Piano

Formada em Bacharelado, Graduação em instrumento piano pelo IMSP, Licenciatura em música pela FAC-FITO, Pos Graduada em Educação para o Ensino Superior pela UNINOVE.
Atua como professora no Conservatório Musical Villa Lobos da FITO, desde 1990, ministrando aulas de piano, percepção musical.

Carla Pronsato

piano

Pianista, dedicada à música brasileira, principalmente ao Choro. Sua formação é em música erudita e popular. Concluiu o mestrado em Música em 2013 na UNICAMP. Graduou-se no Bacharelado em Piano pela UDESC, em 2002. Iniciou seus estudos de piano aos 8 anos de idade com a profa. Anna Thereza Gerado, em São Paulo. Desde 2018 é professora do Conservatório Villa Lobos da FITO (Fundação InstitutoTecnológico de Osasco), onde ministra aulas de Piano e Prática de Conjunto de Choro e de Música Instrumental para adultos iniciantes.

Carlos Ribeiro

Contrabaixo

Carlos Ribeiro Junior, contrabaixista, participa da cena musical de São Paulo como integrante do Beto Bertrami Quarteto. Participou da turnê Tanto Mar – SESC PINHEIROS com Fafá de Belém interpretando Chico Buarque, atuou como contrabaixo principal no espetáculo Gota D’Água a Seco, Vamp, Orquestra A Base de Sopros com Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e durante a Turnê de Shows com Egberto Gismonti em Brasília, Curitiba e Florianópolis, atuando estando como solista à frente da Orquestra Camerata Florianópolis com trio de jazz e gravação de CDs. Professor de contrabaixo do Conservatório Villa Lobos e Intermezzo, faz a direção musical das bandas e quintetos nas duas escolas.

Celso Marques

Flauta e saxofone

Flautista e saxofonista, com mestrado pela USP de São Paulo na área de musicologia, bacharel em Saxofone e Licenciatura em música pela Faculdade Fundação Instituto Tecnológico de Osasco. Professor do Conservatório Villa-Lobos de Osasco desde 2005, e diretor artístico e musical dos Encontros de Sopros do Conservatório em 2014, 2016 e 2018. Integrou o grupo Aquilo Del Nisso, e dividiu o palco com Hermeto Pascoal, Renato Braz, Fabiana Cozza, Nailor Proveta, Bocato, Nana Caymmi, Virginia Rosa, Vânia Bastos, grupo Pau Brasil, Dominguinhos, Naná Vasconcelos, Jaques Morelenbaum, Angela Maria, Caubi Peixoto, Guinga entre outros. 

Ceres Miranda

Piano e teclado

Natural de São Paulo, Capital, iniciou o estudo de piano em 1979, aos 8 anos de idade. Cursos de destaque: Curso Técnico Profissionalizante em Piano na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Bacharelado em Piano na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Licenciatura em Música pela Faculdade Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). Iniciou a carreira profissional em 1990, atuando com diversos grupos e artistas dentro e fora do país. Foi o pianista titular do musical “Palavras de Mulher – As mulheres de Chico Buarque” (2003 a 2005) e do musical “Relaxa Que É Sexo” (2018), sob a direção de Wolf Maya. Atualmente, além da intensa atividade pedagógica, é tecladista/diretor musical da Banda Opus 6 e tecladista da SP Pops Symphonic Band. 

Claudia Montim

Clarinete e saxofone

É Bacharel e Licenciada em música. Com apenas 18 anos, em 1981 ingressou na Orquestra do canal SBT de São Paulo, onde permaneceu durante 21 anos, sendo a primeira mulher saxofonista a integrar uma orquestra de televisão onde acompanhou inúmeros artistas nacionais e estrangeiros. Integrou também as Orquestras da Rede Bandeirantes de Televisão, TV Record, Osmar Milani, Sylvio Mazzuca e Elcio Alvarez. Foi integrante das Orquestras de vários Musicais tais como: Hair, Alô Dolly, O Homem de La Mancha, Cantando na Chuva, Billy Elliot e outros. Hoje participa da Jazz BigBand ,onde acompanhou vários artistas: Simoninha, Danilo Caymi, Cesar Camargo Mariano, Hermeto Pachoal, Zé Rodrix. Como educadora, ministrou aula de clarinete, saxofone e técnica de instrumentos coletivos em diversas instituições como Projeto GURI, CLM SBCampo, CEUs de São Paulo e desde 2008 é professora no Conservatório Villa Lobos da Fito.

David Rodrigues

bateria

Iniciou seus estudos na bateria em 1994 com o baterista Marcelo Bonke. Em 2000 ingressou no Conservatório Villa Lobos, onde teve aulas com o Professor Israel Barros. Ministrou aulas de bateria nas escolas de Música: Strauss (Barueri), ICTeM (Alphaville), IMC Garage (Barueri), Projeto Marupá (Osasco) e Music Som (Barueri). Na gravadora Marthus Recordes gravou os CDs de Neo Santos, Fernando Járecca, Marcos Paulo, Robson Pereira e Carlos Bacabal. Também gravou o DVD de Marcos Moreno no Teatro Municipal de Barueri e o programa de TV “RIT Acústico” com o cantor Gerson Barca. Atualmente é formado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), percussionista da Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos e Educador Social no Instituto Cacau Show.

Ederlei Lirussi

trompete e maestro

Iniciou suas atividades como trompetista em 1980.
Profissionalmente e Artisticamente em 1986. Tem bacharel em trompete e Licenciatura em música e pós graduação em Psicologia da educação. Iniciou suas atividades como Maestro e Arranjador em 1992. Atuou como Maestro em varias cidades , formou  inúmeros músicos em vários projetos. 

Atualmente é maestro nas seguintes Corporações: Orquestra de Metais de Campo Limpo Paulista; Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos e POPS – Symphonic Band

Ezequiel Sieba

violino e viola

Professor de Violino Coletivo Infantil.
Bacharel em Viola Erudita pela Universidade Estadual Paulista/Unesp. Pós graduação em Musica na Educação Infantil/Curitiba.
Curso de formação Antroposofia e Musica/ Antropomúsica.
Curso de formação Suzuki Violino/Peru.
Curso de Ensino Coletivo de Cordas/Unesp.
Atuou como professor de ensino coletivo, deu aulas no Projeto Guri Santa Marcelina, Escola Waldorf Micael. Coordenou o núcleo de Cordas Friccionadas do Projeto ACorda Toda na Unesp. Coordenou Núcleo de violinos na Escola Municipal de Musica de Ribeirão Pires. Atualmente leciona violino coletivo na Escola Tangara/Cotia. Desenvolve um trabalho pedagógico com violino coletivo na Fundação Bachiana.

Fabiana Vieira

Canto

Fabiana Vieira é Bacharel  em Canto pelo Núcleo Universitário do Conservatório Brasileiro de Música (RJ), Licenciada em Música pela UNINCOR (MG), Licenciada em Letras: Português e Literaturas pela UNIVAS (MG) e é pós graduanda do curso de Educação Musical da Faculdade Integrada Cantareira (SP). Possui curso técnico em Canto pelo Conservatório Estadual de Musica J.K.O. (MG). Atuou como docente no Programa Guri Santa Marcelina nas áreas de Canto, Regência Coral e Iniciação Musical durante oito anos. Apresentando-se com diversos grupos artísticos na Sala São Paulo, CEUs da cidade de São Paulo, teatros, Fábricas de Cultura Universidades, Centros Culturais, Palácio dos Bandeirantes e em programas da TV Brasil. É educadora musical há 19 anos. Participou de diversos workshops e intercâmbios culturais com docentes musicais internacionalmente reconhecidos das seguintes instituições:  The Sage Gateshead (Inglaterra), Julliard School (EUA), Conservatório de Paris e Instituto Dalcroze (Genebra).

Felipe Kasteckas

bateria

Baterista pós graduado em música popular atua como professor e instrumentista. Já trabalhou com Maria Alcina, Vanusa e Fafá de Belém.

Desenvolve trabalho no cenário da música instrumental paulistana atuando em renomadas casas do gênero, como Jazzb, Blue Note, Jazz nos Fundos e Madeleine.  

Heller Rodrigues

violino e viola

Natural de Osasco, Heller Rodrigues iniciou seus estudos musicais no Conservatório Villa Lobos (FITO), estudou violino na EMESP e na FAAM, sob orientação do Professor Ênio Antunes. Em 2011 ingressou no Conservatório de Genebra, na Suíça, onde fez Bacharelado de viola, e em 2015 fez especialização em Pedagogia Musical no Conservatório de Berna, na Suíça, na classe da Professora Gertrud Weinmeister; e atuou como Professor Substituto no Conservatório de Bienne, na Suíça. Participou de Masterclass com Wilfried Strehle (Berlin Philharmonic); Richard Young (Vermeer String Quartet), Paul Biss (New Englad Conservatory); entre outros. Foi membro da Orquestra Bachiana Filarmônica, e atua como músico convidado das principais orquestras de São Paulo.

Israel Barros

bateria

Bacharel e Licenciado em música pela FAC FITO e tem licenciatura em pedagogia.

Músico profissional com mais de 30 anos de experiência, no cenário musical trabalhou na área de produção, teatro, shows e estúdio. Atuou como músico acompanhando diversos artistas e casas noturnas. Na educação musical, desenvolve um trabalho com alunos que já estão no mercado atuando como músicos e professores. Também na área pedagógica ministra aulas e oficinas de rítmica, percussão e formação de grupos.

Marcelo Manfra

Flauta e saxofone

Saxofonista e flautista, graduado em música e licenciado em música e Pedagogia. Participa como instrumentista em várias produções, como os musicais: “A Madrinha Embriagada”, “Tim Maia, Vale Tudo – O Musical”, “Cabaret”, “A Gaiola das Loucas”, “Meu Amigo Charlie Brown”, “Hairspray”, “A Noviça Rebelde”, “Sassaricando – E o Rio inventou a Marchinha”, “Os Produtores”, “West Side Story”, “Sweet Charity”, Ópera “Porgy and Bess”.Tocou na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Ed Motta, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Guinga, Nivaldo Ornelas, o pianista Mitcho Levy, Banda Savana, Octeto do Maestro Branco, Zerró Santos Big Band Project, Banda Comboio, Banda do Chefe e Cacique Jazz Combo, Orquestras de Silvio Mazzucca e Osmar Milani.

Maria do Carmo

violão

Violonista, possui bacharelado e licenciatura em música pela FacFito e extensão em Docência no Ensino Superior pelo Senac.

Pesquisadora de música popular brasileira coordena o Núcleo de Pesquisa de MPB do CMVL  desde 2000, além do trabalho de docência de violão e História da Música Popular Brasileira.

Experiência profissional na área de teatro (vários espetáculos no Teatro Vento Forte), estúdios de gravação e acompanhamento de música vocal e instrumental.

Neide Esperidião

Diretora adjunta

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011), Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (1995), Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP(2003). Atuou como docente em cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Música e Licenciatura em Pedagogia da FITO, da Universidade Ibirapuera e da Faculdade Nossa Cidade. Atualmente, exerce a função de Diretora da Faculdade de Ciências da FITO.

Paulo Costa

violão e cavaquinho

Músico, compositor e professor, leciona violão cavaquinho e guitarra. Vindo de uma família de músicos, Paulo desenvolveu seu amor pela música ouvindo e tocando choros, valsas e canções de grandes mestres da música brasileira, atuando em diversas formações musicais.

Richard Gonçalves

Violoncello

Foi aluno de Antonio Lauro Del Claro (discípulo de Pierre Fournier) e Rodrigo Silveira (formado pela Juilliard School e primeiro violoncelo da OSESP), estudou na Escola de Música de São Paulo com Ricardo Fukuda e música de câmara com Walter Bianchi. Participou de masterclasses com o Sextet Berlin e o primeiro violoncelo da New York Philharmonic Orquestra, cursos com Johanes Moser, Antonio Menezes e Bernard Locher (violoncelista da Filarmônica de Berlim). Leciona profissionalmente violoncelo desde 2010. Trabalhou em Sertãozinho-SP no Projeto Savegnago (2010-2012), EMEC – Espaço Musical Elizeu Cremm (2013-2015) e desde 2015 até o momento faz parte do corpo docente da FITO (Conservatório Villa-Lobos).

Sâmela Ferro

piano e orgão

Possui Bacharelado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu,  Licenciatura em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu e graduação em Música pela Faculdade de Ciências da FITO. Atualmente é Professora do Conservatório Villa Lobos na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, no Colégio Campos Salles e Titular de Arte na Secretária de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Musical e Arte.

Silvio Campos

guitarra

Músico, compositor, bacharel em música com habilitação em guitarra pela Uni FIAM-FAAM e Licenciado em Educação Musical pela Universidade Claretiano. Estudou também com os guitarristas Michel Leme e Djalma Lima de forma individual. Toca frequentemente com grandes nomes da música instrumental brasileira, como Thiago Alves, Jônatas Sansão, João Paulo Ramos Barbosa – JP (Hermeto pascoal group) dentre outros nomes além das atividades com seus grupos apresentando repertório de sua autoria com o Silvio de Campos Quarteto e Silvio de Campos trio. Atua também como educador musical, lecionando na educação básica.

Sônia Goussinsky

canto

É cantora, professora e pesquisadora. Graduou-se pela UNESP, obtendo o bacharelado em música com habilitação em canto. Residiu por nove anos na Europa, onde concluiu a pós-graduação em música antiga (na Guildhall School of Music and Drama de Londres) e o mestrado (no Trinity College of Music de Londres), além de frequentar cursos e atividades dos Conservatórios de Marselha e de Aix-en-Provence. Atualmente, na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, leciona disciplinas práticas, relacionadas à música e à voz. Integra também o corpo profissional do Musicalis Núcleo de Música em São Paulo.

Tania Araujo

piano e diretora

É Bacharel em Música com habilitação em Instrumento: Piano Erudito e Licenciada em Educação Musical. Também é Pedagoga com especialização em Administração Escolar. É professora da FITO desde 1997, e atualmente é Diretora Pedagógica do Conservatório Villa Lobos da FITO. De 1997 a 2010 foi regente do Coral Infanto-Juvenil Villa Lobos, participando da EXPOMusic, de Encontro de Corais e de vários projetos musicais em grandes espetáculos musicais. Atuou como docente de Cursos Superiores de Música da FACFITO e foi tutora presencial no Ensino a Distância (EAD) da UAB/UFSCar no Curso Superior de Licenciatura em Educação Musical de 2007 a 2013.

Tatyana Kowalczuk

violino

Com grande influência de sua família, começou a se relacionar com a música desde o seu nascimento. Graduou-se em Música (UNB), mudou-se para São Paulo e continuou adquirindo experiências tocando por muitos anos em Orquestras e pequenos grupos com diferentes formações musicais. Teve a oportunidade de participar de projetos, gravações e apresentações com grandes artistas: Milton Nascimento, Lenine, Oswaldo Montenegro, Gal Costa, Guilherme Arantes, Roberta Sá, Ivan Lins, Zubin Mehta, Isaac Karabtchevsky, Julian Rachlin, Roberto Tibiriça, dentre outros. Na Educação Musical seu enfoque é principalmente na Educação Infântil. É professora da Suzuki Early Childhood Education, um programa educacional musical recém-chegado no Brasil com âmago em Bebês e crianças na Educação Infantil.

Thais Helena

piano e teclado

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Campos Salles (1995) e graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991). Pós graduação em Arteterapia pela UNIP (2006) e é mestre em Educação pela Universidad de Jaén – 2013 ( ES). Atualmente é professora de música no Conservatório Villa Lobos, coordenadora da área de música no Ensino Fundamental 1 da FITO, desempenha a função de consultora nas áreas de artes e música e tutoria na formação continuada de professores.

Vinicius Alves

trombone

Iniciou seus estudos musicais aos 12 anos. Já estudou no Projeto Guri, Conservatório Musical Villa Lobos e Conservatório de Tatuí, e é formado Bacharel em Trombone pela FAC-FITO. Na música instrumental participa desde 2013 do Movimento Elefantes, onde já se apresentou com diversas Big Bands, dentre elas: SP JAZZ Big Band, Big da Santa e Jurufrevo em teatros, viradas culturais, etc. Além das big bands, desenvolve seu trabalho de improvisação no Grupo Gibão Alaká, onde participou de alguns festivais, dentre eles o “Jazz a La Calle” (Uruguai, 2019). Atualmente é professor de Trombone popular na FAMOSP. Já no Conservatório Villa Lobos coordena a Big Band do Villa desde 2016 e também leciona as seguintes disciplinas: Trombone, prática de conjunto, regência.

Yula Gabriela

canto

Bacharel e licenciada em Música pela FAC FITO, pós graduada em Comunicação de Marketing pela ESPM e formanda em Fonoaudiologia pela FMU atua como professora de canto desde 1994. Além dessa atividade, também realiza eventos como cantora, principalmente cerimônias de casamento. Tem um CD solo de músicas brasileiras inéditas, Minha Luz, bastante elogiado pelo crítico Nelson Motta. Gravou também 8 CDs de música infantil pela Paulinas COMEP, tendo sido responsável pela arregimentação e regência do coro. Professora do Conservatório Villa Lobos desde 1997, foi professora por vários anos de teoria e técnica vocal para teatro e teatro musical.

Dança

Áurea Figueiredo

Balé clássico

Professora de balé no conservatório desde 1990. Possui o Diploma de Mérito Artístico por ter concluído o curso de Bailado Clássico, na escola Municipal de São Paulo. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Integradas “Princesa Isabel”. Atuou como bailarina profissional nas companhias de dança: Ballet Emproart,Ballet De Câmara da cidade de São Paulo, Ballet Teatro Emproart, Ballet Metropolitano, Corpus Magnus, SP Dance, Cumbre. Rede de TV Bandeirantes e TV Globo nos programas: Buzina do Chacrinha, Discoteca do Chacrinha e Cassino do Chacrinha. 

George Monteiro

balé clássico

Professor de balé clássico, história da dança, repertório clássico e coreógrafo; licenciado em Artes pela Faculdade Marcelo Tupinambá (SP, 1991). Nos períodos de 1988 a 2007 lecionou balé clássico e história da dança na Escola de Dança do Conservatório Musical Villa Lobos da FITO para os alunos do Curso Profissionalizante de Dança, onde também coordenou os Cursos de Dança e exerceu a função de diretor artístico do Corpo de Baile Villa-Lobos da FITO. Em 2014 reassumiu as funções de professor de balé clássico e coordenador da Escola de Dança do Conservatório Musical Villa-Lobos da FITO, que exerce até o presente.

Maria Aparecida Góes

balé clássico

Formada no Conservatório Musical Villa Lobos e na Escola Municipal de Bailados de São Paulo, onde recebeu o diploma de Mérito Artístico. Em seus cursos de aperfeiçoamento constam Dançando na Escola em Caleidos – Arte e Ensino (por Profa. e Dra. Isabel Marques), Curso Internacional de Dança Pró Danza de Cuba para professores – Cuballet (por Laura Alonso). Já em suas experiências profissionais participou da abertura do programa TV Mulher, na Rede Globo e de Festivais de Dança de Joinville e XIII ENDA, obtendo premiações. Ainda participou da Grande Gala ENDA. Professora e Coreógrafa no Núcleo das Artes Cênicas Sebastian, de 2003 até 2009. Em seu repertório como bailarina e coreógrafa incluem-se Les Sylphides, O Lago Dos Cisnes, Carmen, O Corsário, Giselle, La Bayadère, A Bela Adormecida, Coppélia, Cinderella, Raymonda, Sonho de Uma Noite de Verão e O Quebra Nozes.

 

Sandra Saez

Baby class e jazz

Atuou como bailarina e coreógrafa nos principais festivais de dança recebendo premiações como melhor coreógrafa, destaque de coreografia, especial do juri e coreografia destaque. Como coreógrafa participou também de festivais renomados como Passo de Arte, Enda, Bravos, Festival de Dança de Joinville, YAGP NY. Ministra aula de baby class e jazz iniciante, intermediário e avançado.

Teatro

Italo Rodrigues

dança e teatro

Pesquisador, professor e artista da dança. Trabalha com crianças, adolescentes e adultos no ensino da arte (Dança e Teatro). Doutor e Mestre em Artes (UNESP), Bacharel e Licenciado em Dança (UAM). Pós-Graduado em Teatro (USJT). Pós-Graduado em Formação de Professores em EaD (ESAB). Integra o Grupo de Pesquisa GPDEE do IA/UNESP/SP. Coordenador de dança da Faculdade Paulista de Arte (FPA).

Vicente Motoshima

teatro

Vicente Motoshima, professor de artes, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós graduado em Didática do Ensino Superior. Professor de Artes na Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) desde 1996. Professor de teatro Conservatório Musical villa Lobos desde 1997. Diretor, iluminador, cenógrafo e dramaturgo. Montou diversos espetáculos como O Grande Circo Místico de Chico Buarque, Valsa no. 6 de Nelson Rodrigues, Revolução de Mulheres de Aristófanes e vários textos infantis da autora Maria Clara Machado.