Quadrado IV

A Educação Infantil

Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. É marcado por ser uma fase de grandes descobertas, desafios e de vivências de situações acolhedoras, seguras e prazerosas.

A entrada na Educação Infantil, na maioria das vezes, é a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.

E é nesse contexto que a creche recria caminhos avaliando o ritmo ágil de aprendizagem das crianças, através da ludicidade e socialização, proporcionando oportunidade de desenvolver sua autonomia, cooperação, criatividade e responsabilidade.

Proposta Pedagógica

Os princípios da proposta pedagógica das creches FITO – Programa Mundo da Criança, baseiam em valores e virtudes que conduzem todas as atividades, experiências cotidianas, respeita as necessidades, possibilidades e limitações de cada faixa etária.

Promove a construção do conhecimento, da visão crítica capaz de discernir de forma eficaz e eficiente sobre as ações, dentro de um contexto de brincadeiras e interação.

Quando a criança brinca, ela elabora idéias, questiona, busca soluções, desenvolve a comunicação, socializa, compartilha, aprende a respeitar seus colegas e a enfrentar as dificuldades com o outro.

Este é um processo dinâmico e contínuo, que se desenvolve para a formação integral das crianças em todos os aspectos: afetivo, psicológico, social, cognitivo, físico, emocional e cultural.

Atividades e Projetos

Lei 4393/2009 – Semana da Água – 18 a 23/03
Decreto 2834/74 – Semana da alimentação Escolar – 25 a 29/03
Lei 4538/2012 – Semana dos Povos Indígenas – 15 a 17/04
Lei 4350/2009 – Semana Municipal de Trânsito – 18 a 25/09
Lei 4140/2007 – Lei da Semana de Proteção aos Animais
Lei 4788/2016 – Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – 30/09 a 04/10
Lei 1809/85 – Semana da Cultura Negra – 18 a 25/11
Lei 4631/2014 – Obrigatoriedade de execução do Hino Nacional e do Município de Osasco – semanalmente

Avaliação

A avaliação é feita através da observação, do registro e acompanhamento da aprendizagem. Esse processo considera o “caminho percorrido” pelas crianças, sem notas, sem críticas ou rótulos.

Essa avaliação de natureza processual permite identificar as conquistas e as dificuldades das crianças durante seu desenvolvimento e fornece elementos para que a equipe reavalie as suas práticas e atividades.

Clique nas imagens para saber mais sobre

Nossa Estrutura

Conheça nossos espaços

Sala do maternal 1 e 2

Sala do berçário 1 e 2

Parque Infantil

Preparamos um espaço prazeroso para estimular as crianças da creche a brincar.

Um ambiente especialmente lúdico, onde a interação social, a autonomia, a capacidade de escolha, a comunicação, a criatividade e imaginação entre as crianças, é amplamente  incentivado, possibilitando descobertas e construção do conhecimento sobre o mundo.

Cozinha

Nossa cozinha foi planejada e organizada com equipamentos modernos, tecnologia avançada e com alta eficiência, tudo em prol de uma prática de manipulação de alimentos perfeita para nossas crianças que estão em fase de crescimento, desenvolvendo o seu sistema imunológico e recebendo, a partir da alimentação, o que lhe é necessário para crescer.

Equipe Diretiva

Ana Maria Fernandes Carneiro

Diretora

Professora há 21 anos, lecionando para o Ensino Fundamental I. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica e vice-diretora, na Rede Municipal de Osasco.
Atualmente, exercendo a função de Diretora na Creche Altino Rossi de Almeida.

Formação Acadêmica
Escola Visão de Ensino – Teresina-PI: magistério;