Comércio Exterior

O Técnico em Comércio Exterior é o profissional que atua na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, aplicando regras de comércio exterior e das políticas cambiais e alfandegárias, cumprindo os trâmites aduaneiros, portuários, de transporte, armazenagem e logística internacional em conformidade com a legislação vigente. Orienta e participa do desenvolvimento das atividades de exportação, importação e internacionalização, buscando atender às necessidades da indústria, comércio e outras empresas atuantes neste segmento, sendo instituições públicas e privadas, bancos, corretoras de câmbio e comércio exterior.

Quem pretende seguir carreira na área de Comércio Exterior tem algumas opções de formação, após o Curso Técnico. Pode fazer o bacharelado em Administração ou Economia seguido de uma pós-graduação, ou optar por um curso superior tecnológico em Comércio Exterior.

As atividades que este profissional realiza em seu cotidiano dependem do setor da economia, do porte da empresa onde ele trabalha e também de seu cargo e responsabilidades. Normalmente, envolvem o gerenciamento de operações como: Importação, Exportação, Transações cambiais, Despacho e legislação aduaneira, Prospecção e pesquisa de mercados, Definição de planos de ação, Negociação e execução de operações legais, Contratos, Logística internacional, Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos.

O profissional formado no curso de Comércio Exterior pode trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e  empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

Conhecer outros idiomas é obrigatório para trabalhar na área de Comércio Exterior, principalmente para acessar documentações e contratos internacionais e negociar com compradores e fornecedores. Por isso, além da fluência, é necessário conhecer a fundo os termos comerciais e legais. Inglês e espanhol são básicos e é desejável conhecer também o idioma do país com o qual realiza transações comerciais.

Segundo relatório do Banco Mundial há grandes sinais de recuperação econômica e aumento no volume de exportações de países da América Latina e Caribe. Da mesma forma, projeções para a América do Sul indicam um aumento significativo para esse comércio.

O fechamento dos Acordos Comerciais entre a União Europeia e o MERCOSUL e entre o Brasil e os Estados Unidos da América do Norte reforçam a perspectiva do aumento do comercio internacional.

O setor do agronegócio vem aumentando o fluxo do comércio de exportação de grãos, carnes e lácteos, o que garante o crescimento desse setor para os próximos anos. Assim, o agronegócio parece ser um campo de atuação viável para a área de Comércio Exterior.

Esses dados positivos indicam um cenário positivo para o crescimento do comércio internacional no Brasil. Da mesma forma, os profissionais do Comércio Exterior serão beneficiados com o aumento da demanda de profissionais qualificados, o que torna o Comércio Exterior uma carreira promissora para os próximos anos.

O curso Técnico em Comercio Exterior é oferecido pela FITO na forma Concomitante ou Subsequente – Modular, em quatro módulos semestrais.

A matrícula no curso Técnico em Comercio Exterior é feita mediante comprovação de conclusão do Ensino Médio (Subsequente) ou declaração da escola comprovando estar matriculados no Ensino Médio (Concomitante), nesse caso a conclusão do Curso Técnico está vinculada a conclusão do Ensino Médio.

Veja os componentes curriculares / conteúdo programático

Investimento para 2022

Ensino Técnico Modular

1º Módulo
Inscrição R$: 361,24

Mensalidade a partir de
R$: 325,11*

*Desconto pontualidade para pagamento até o 4° DIA ÚTIL de cada mês.

Inscreva-se Já!

Entre em contato!

Horário

Segunda à Sexta
9h às 21h

Localização

Rua Camélia, 26 - Jardim das Flores, Osasco
Telefone: (11) 3652 3000
Email: atendimento@fito.br

Pular para o conteúdo