Estruturas Básicas do Curso
BNC - Base Nacional Comum
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da BNC durante todo o curso de Informática para Internet.
Língua, Literatura e Produção de Textos;
Gramática:
- fonologia;
- morfologia;
- sintaxe;
- figuras de linguagem;
- figuras de pensamento e construção;
- ortografia
Literatura:
- Dos promórdios da Literatura
(Portuguesa e Brasileira às
Produções contemporâneas)
Produção de Texto:
- gêneros textuais;
- narração;
- descrição;
- dissertação;
- produção de textos embasados nas teorias adotadas.
- Fundamentos de esportes coletivos;
- Esportes individuais, ginásticas;
- Lutas e atividades rítmicas expressivas;
- Jogos e brincadeiras;
- Fundamentos da recreação;
- Conceito de saúde;
- Sedentarismo.
- Verb to be (present/ past);
- Personal pronouns;
- Simple Present;
- Simple Past / Present (short and long answers);
- Demonstrative pronouns;
- Prepositions and adverbs of place;
- Present Continuous: affirmative, negative, interrogative;
- Adverbs of frequency;
- When? : in / at / on.
- How often? Once / twice;
- Like / need / want / + infinitive;
- Modal verbs: can / may;
- Was / were: negative and interrogative;
- There was / there were;
- Was / were born. How old?;
- The influence of English in the Portuguese Language;
- People through the music;
- Songs.
- Simple Past: negative and
interrogative; - Simple Past with question words;
- Present and Past Tenses contrasted;
- Simple Past: irregular verbs, affirmative, negative and interrogative;
- Past Continuous;
- Little / few;
- Some / any – no / none;
- Somebody / everybody / anybody / nobody;
- Something / everything / anything / nothing;
- Comparative forms of adjectives;
- Future with Going to;
- Future with Present Continuous;
- Future with will;
- Writing correspondence: from the papyrus and feather to the computer;
- Healthy food x junk food;
- Sewing the sentences and building bridges;
- Songs.
- If Clauses: Will / Would;
- Conditional: Would;
- Modal verbs: could, may / might, ought to, must / have to;
- Mustn´t / don´t have to;
- Must / can´t;
- Modal verbs: summary;
- Present Perfect and Simple Past contrasted, with since or for;
- Present Perfect Continuous;
- Reflexive pronouns / reciprocal pronouns;
- Past Perfect;
- Irregular Verbs;
- Tales;
- English around the world and through the ages;
- Technology and work;
- Songs.
– El alfabeto español
– El tratamiento formal e informal
– Los pronombres personales
– Los verbos regulares en presente de indicativo
– Los verbos irregulares en presente de indicativo
– El verbo gustar, encantar, caer y preferir
– Vocabulário relacionado con alimentos y bebidas
– Vocabulário relacionado con restaurante
– El verbo quedar
– Vocabulário relacionado con vestimenta
– Vocabulário relacionado con tiendas
– Los pronombres complemento de objeto directo
A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX.
– A virada do século.
– O nascimento da arte moderna.
– Impressionismo.
– Arte brasileira no final do século XIX e início do XX.
– Inovação na arquitetura.
– Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil.
– Arte Moderna no Brasil.
– A semana de Arte Moderna de 1922.
– O Modernismo na arquitetura brasileira.
– O Modernismo na literatura brasileira.
– A “geração 80” e as tendências contemporâneas.
– Panorama histórico e cultural dos anos 1980 – Geração 80.
– Os anos 1990 Tendências na virada do milênio. Mulheres artistas na contemporaneidade.
– Além da experiência visual do objeto.
– Alternativas do final do século XX.
Introdução a lógica matemática
• Raciocínio lógico-matemático
• Definições e princípios
• Conectivos
• Quantificadores
• Regras de dedução
Teoria de Conjuntos
• Operações
• Diagramas
• Resolução de problemas
• Conjuntos numéricos
Funções – Conceitos gerais
• Definição Geral
• Gráficos
• Aplicação a problemas gerais
Função do 1º grau
• Estudo da reta
• Aplicações
Função do 2º grau
• Estudo da parábola
• Aplicações
Geometria Plana
• Área de figuras planas
• Polígonos
• Estudo de Triângulos
Geometria Espacial
• Poliedros
• Prismas
• Pirâmides
Sequências Numéricas
• Definição
• Progressão aritmética
• Progressão geométrica
• Sequências recorrentes
Introdução à Física
- Medidas;
- Potências de dez – Ordem de
grandeza; - Algorismos significativos;
- Operações com algarismos
significativos; - A origem do sistema métrico.
- Movimento retilíneo
- Movimento retilíneo uniforme
- Velocidade instantânea e velocidade média;
- Movimento retilíneo uniformemente variado;
- Queda livre;
- Galileu Galilei;
- Vetores – Movimento curvilíneo;
- Grandezas vetoriais e escalares;
- Soma de vetores;
- Vetor velocidade e vetor aceleração;
- Movimento circular uniforme
- Composição de velocidades;
- Primeira e terceira Leis de Newton;
- Movimento de uma força;
- Equilíbrio de um corpo rígido;
A segunda Lei de Newton
- Unidades de força e massa;
- Massa e peso;
- Queda com resistência do ar;
- Forças do movimento circular;
- Movimento de um projétil;
- Aplicação das leis de Newton a sistema de corpos;
- Gravitação Universal;
- As leis de Kepler;
- Movimento de satélites;
- Variações da aceleração da gravidade.
Hidrostática
- Pressão e massa específica;
- Pressão atmosférica;
- Variação da pressão com a
profundidade; - Aplicações da equação fundamental;
- Princípios de Arquimedes;
- Conservação da energia;
- Trabalho de uma força;
- Potência;
- Trabalho e energia cinética;
- Energia potencial gravitacional;
- Energia potencial elástica;
- A descoberta do Nêutron.
A importância da química para a sociedade.
- Como solucionar os problemas atuais?
- Os fenômenos: determinísticos e aleatórios, evidências macroscópicas das reações químicas;
- Reconhecimento das substâncias por suas propriedades;
- As Leis Científicas;
- Princípios de utilização do laboratório químico;
- Classificação e propriedades das misturas;
- As soluções e as substâncias simples e compostas;
- As equações químicas e seu balanceamento;
- A notação científica ou exponencial.
O Sistema Internacional (SI) de unidades.
- Conversão de unidades;
- As leis dos gases;
- O número de Avogadro e o conceito
mol; - As reações quantitativas ( Leis de Lavoisier e Proust).
O modelo Microscópico da matéria e o movimento.
- Os modelos atômicos de Dalton,
Rutherford e Borh; - Átomo, massa atômica, símbolos químicos;
- A teoria do Big Bang e a formação dos
átomos; - Boa alimentação, saúde e atividade
física; - O algoritmo do metabolismo;
- Temperança, bons hábitos, vícios,
sedentarismo; - A alquimia e sua contribuição histórica;
- Os Ciclos Biogeoquímicos e os
Fluxogramas da Indústria Química; - Lixo eletrônico;
- Esgotamento dos Recursos Naturais.
Citologia
- Conceito de Vida;
- A Biologia como Ciência;
- Teoria celular;
- Composição química da célula;
- Biomoléculas;
- Metabolismo energético (anabolismo e catabolismo)
- Organização funcional da célula;
- Célula procariota e eucariota;
- Estruturas celulares;
- Mecanismos de transporte celular;
- Citoplasma e organetas;
- Bioenergética;
- Respiração celular;
- Fotossíntese;
- Núcleo (replicação, transcrição e
tradução); - Reprodução celular: Mitose e Meiose;
- Reprodução nos seres vivos (tipos de
reprodução).
Ecologia
- Ação antrópica sobre o ambiente na
perspectiva da sustentabilidade; - Níveis de organização dos seres vivos;
- Conceitos básicos da Ecologia;
- Cadeias alimentares;
- Teias alimentares;
- Fluxo de matéria e energia;
- Pirâmides ecológicas;
- Ciclos biogeoquímicos;
- Relações ecológicas;
- Ecossistemas terrestres e aquáticos;
- Dinâmica das populações e das
comunidades; - Sucessão ecológica e comunidade
clímax.
Ambiente e Saúde
- Saúde como direito;
- Sexo e sexualidade;
- Desequilíbrios da saúde.
- Formação dos Estados Nacionais na América Espanhola;
- A independência do Brasil e a opção pela monarquia em relação aos outros países latino-americanos;
- Primeiro e Segundo Reinado;
- A abolição da escravidão;
- República Oligárquica;
- Primeira Guerra Mundial.
- Conceitos e categorias da Geografia;
- Localização e Orientação;
- A linguagem cartográfica;
- Estruturas e formas do relevo;
- Clima;
- Solo;
- Hidrografia;
- Biomas e formações vegetais.
O que é Sociologia?
- Tipos de conhecimentos: senso
comum, ciência, religião e filosofia. - Contextualização das Ciências sociais;
- De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
- Sociologia como ciência e suas origens;
- Comitê: a sociologia como Física
Social. - DurKheim: fato social, direito e anomia, solidariedade e coesão, ética e
mercado. - Marx: da cooperação a propriedade
privada, classes sociais, teoria e prática; - Weber: ação social, os caminhos da racionalidade, as burocracias modernas, o tempo mudou?
- Mudanças e resistências, o
protestantismo e o espírito do
capitalismo, o mundo desencantado.
Cultura e Sociedade
- Conceito de cultura, gênero e
- Etnias européias, africanas, afrobrasileiras e indígenas): atitudes, preconceitos e estereótipos;
- Identidade de gênero e diversidade
sexual; - Multiculturalismo e diversidade;
- Etnocentrismo e relativismo cultural;
- Manifestações culturais;
- Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
- Cultura de massa e Indústria Cultural;
- Globalização cultural;
- Movimentos sociais.
O que é a Filosofia?
- Caracterização da filosofia
- O mito e a filosofia: Continuidade ou Ruptura
- Condições que possibilitam o surgimento do pensamento filosófico.
- O nascimento da filosofia: os pré-socráticos.
O pensamento filosófico na Grécia Antiga.
- Sócrates
- Platão
- Aristóteles
Lógica
O que é Lógica?
- Elementos da Lógica clássica
- Silogismos, argumentação e falácias
- Lógica Matemática: primeiras noções
Cálculo Sentencial
- a) O que é sentença
- b) Sentenças simples e compostas
Simbolização de Sentenças
- a) Linguagem natural e formal
Operações Lógicas
- Negação de sentença
- Conjunção de sentença
- Disjunção de sentenças
- Condicional
Estrutura Técnica
1° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Informática para Internet.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.
História do computador; Funções de um sistema de processamento de dados; Bit e Byte e Sistema de
numeração; Funções do sistema operacional Windows; Aplicativos Microsoft, Word, Excel, Power Point,
Access; Funções do Sistema operacional DOS.
Introdução a Lógica e Algoritmos; Conceito básico de Processamento de Dados; Conceito de Interface ao
Usuário e operações lógicas básicas (decisão); Conceito de movimentação de dados; Conceito de Controle
do Fluxo de Execução: (Loops); Conceitos de Técnicas de Programação; Operação em arquivos; Relatórios
Linguagem de Programação C; Conceitos de tipos de dados, variáveis e constantes; Operadores aritméticos,
comparação, lógicos; Comando de decisão; Estruturas Aninhadas, Técnica de Identação do código;
Comando de controle de múltiplas opções; Introdução a Linguagem C++; Conceitos: vetor, matriz e
estrutura de dados; Conceitos de funções em C/C++; Conceitos de programas de Arquivo em C/C++
Sistema Gerenciador de Banco de Dados; Modelo Relacional; Etapas da Modelagem de dados;
Normalização; Modelo Lógico.
Desenho esquemático de um computador e seus periféricos associados; Laboratório de
Desmontagem/Montagem de um Microcomputador; Análise dos componentes; Diagnostico e identificação de
falhas e defeitos de um microcomputador; Estudo sobre Sistemas Operacionais; Roteiro de Instalação do
Sistema Operacional MS-DOS; Roteiro de Instalação do Windows XP e 7; Demonstração de instalação do
Sistema Operacional LINUX; Simulação de Instalação do Sistema Operacional LINUX/Kurumim.
2° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Informática para Internet.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.
Conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos); Estrutura de Classe Java; Conceito de
reusabibilade. ExAppLeTeclado; Conceito de Polimorfismo; Conceitos de encapsulamento. Classes Java:
acesso private e public; Conceitos de Herança; Conceitos de classes Java com Vetor (Array) e Matriz;
Classes abstratas em Java; Pacotes Java; Acessando Banco de Dados com Java
Introdução à arquitetura de redes de computadores (ambiente Cliente/Servidor); Hardware de rede;
Conceitos de protocolos de comunicação; Internet – WWW; Segurança de Rede; Configurar – Wireless;
Documentação do Linux; Instalação do Linux modo texto e interface gráfica; Distribuição do Linux;
Comandos básicos do Linux
Conceitos Básicos sobre Internet; Linguagem Marcador Hiper Texto HTML 5; Estrutura do HTML 5;Listas e
Tabelas; Imagens, Áudio e Vídeo; Criando e Posicionando um Layout; Vínculos, Links e Micro datas;
Formulários; CSS 3; Java Script.
Introdução a Linguagem SQL
Apresentação do Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL
Implementação física do banco de dados
Instruções Data Definition Language – DDL Instruções Data Definition Language – DML
Instruções para Recuperação de Dados.
Empreendedorismo; Tomada de Decisão; O Plano de Negócios; Construindo um Plano de Negócios; Estudo
da Oportunidade; Tipos de Empreendimentos.
Noções de Metodologia Científica; Projeto de Pesquisa; Diretrizes para Leitura, Compreensão e Elaboração de Textos
Científicos; Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos; Apresentação de
Trabalhos Científicos.
O Papel e a Importância da Moeda; Fluxo de Caixa; Gestão das Contas a Pagar e das Contas a Receber
Livro Caixa; Critérios de Avaliação dos Estoques – Custo de Mercadorias; Custos, Orçamentos e Formação
do Preço de Produto – Custo de Produção; Margem de Contribuição; Ponto de Equilíbrio; Custos,
Orçamentos e Formação do Preço de Prestação de Serviços; Introdução aos conceitos contábeis;
Patrimônio; Demonstrações Contábeis; Aplicações Financeiras.
Normas ISSO/IEC; International Standartization Organization (ISO); International Engineering Consortium
(IEC)
3° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 3° ano do curso de Informática para Internet.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa / Técnicas de Redação,
Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que
medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas
questões.
Conceito de Sistemas; Conceito de Análise de Sistemas; Sistemas de Processamento de Transações;
Sistemas de Informações Gerenciais (SIG); Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas Especialistas e
Inteligência Artificial; Sistemas Nível-Operacional/ Sistemas Nível-Gerencial; Sistemas Nível-Estratégico;
DataWarehouse/DataMining; Workflow; BI (Business Intelligence); EIS (Executive Information System);
CICLO DE VIDA DE UM SISTEMA; Reconhecimento do problema; Estudo de Viabilidade; Análise;
Projeto (Design) Implementação; Testes; Manutenção.
Apresentação do Sistema Gerenciador de Banco de Dados SQL Server
Implementação física do banco de dados
Instruções Data Definition Language – DDL Instruções Data Definition Language – DML
Instruções para Recuperação de Dados.
Transact-SQL
Stored Procedures
Plataforma JAVA (compiladores JDK); Linguagens de Programação JAVA; Plataforma JAVA (Compiladores
JDK); Linguagens de Programação JAVA.
Visual Studio 2017; Como utilizar o Entity Framework. Net.; Linguagem de Programação C# para
desenvolvimento WEB. Controles para desenvolvimento WEB; WebApis em solutions.Net; arquitetura REST;
Implementação utilizando modelo de dados não relacional.
Conceitos Gerais sobre o que é TI (Tecnologia da Informação); Objetivos da Tecnologia da Informação; As
vertentes da TI: Tecnologia da Informação no setor Público e Privado; Técnicas para levantamento de Dados
Apresentação dos 5 (cinco) pontos que norteiam a T.I.; Hardware, Software, Conectividade, Segurança e
Gestão; Conectividade (a base e o futuro); Tipos de redes; Internet e seus protocolos; Internet e seus
métodos de acesso; IPv4 e IPv6; WEB 3.0; WEB Semântica; As novas redes sociais e suas importâncias
Cloud Storage/Cloud Computing; SharePoint; Web Services.
Modelando o banco de dados; Criar um banco de dados e suas tabelas utilizando o MySQL; Conectando o
banco de dados (MySQL) com páginas PHP; Desenvolvendo aplicação CRUD com PHP e MySQL;
Framework Bootstrap; Integrar recursos do framework Bootstrap com a linguagem PHP; Utilizando recursos
avançados da linguagem PHP; Construindo aplicações responsivas; Arquitetura Front-End e Back-End;
Construindo WebServices; Conhecendo a arquitetura REST; Estrutura de dados JSON; Utilizando JQuery
nas aplicações
Introdução a computação móvel; Estruturando ambiente para o desenvolvimento de aplicações móveis.
Arquitetura REST; Banco de Dados para dispositivos móveis; Configurando ambientes na nuvem para
utilização de serviços de hospedagem e dados e webservices; Implementando webservices; Consumindo
webservices para utilizar banco de dados na nuvem; Tecnologias para aplicações móveis híbridas;
Implementar aplicações móveis.
Conceitos Gerais sobre o que é o TCC; Seleção dos projetos; Entregues das sínteses (Upload); Discussão e
validação dos projetos; 1ª Fase do Projeto TCC: (Proposta do Sistema)-Anteprojeto; Identificação do sistema
Estudo inicial da viabilidade do Sistema (Grau Z); 2ª Fase do Projeto TCC: (Projeto Lógico e Técnico);
Definição de Requisitos do Projeto e Especificação de Protótipos; Diagrama de Interfaces entre Sistemas;
Funções de Sistema; Modelo de Dados Lógico; Roteiro de Testes (Homologação); Planejar e Consolidar;
Orçamento para Projeto (Grau A); Aprovar Projeto; 3ª Fase do Projeto TCC: (Projeto Físico
Desenvolvimento); Modelo de Dados Físico; Complementar Roteiro de Testes de Sistemas (FUS); Elaborar
Plano de Implantação; Retorno e Contingência; Construir Programas; Realizar Testes Unitários e de
Sistemas; Implantação.