Estruturas Básicas do Curso

BNC - Base Nacional Comum

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da BNC durante todo o curso de Mecatrônica.

Língua, Literatura e Produção de Textos;

Gramática:

  • fonologia;
  • morfologia;
  • sintaxe;
  • figuras de linguagem;
  • figuras de pensamento e construção;
  • ortografia

Literatura:

  • Dos promórdios da Literatura
    (Portuguesa e Brasileira às
    Produções contemporâneas)

Produção de Texto:

  • gêneros textuais;
  • narração;
  • descrição;
  • dissertação;
  • produção de textos embasados nas teorias adotadas.
  • Fundamentos de esportes coletivos;
  • Esportes individuais, ginásticas;
  • Lutas e atividades rítmicas expressivas;
  • Jogos e brincadeiras;
  • Fundamentos da recreação;
  • Conceito de saúde;
  • Sedentarismo.
  • Verb to be (present/ past);
  • Personal pronouns;
  • Simple Present;
  • Simple Past / Present (short and long answers);
  • Demonstrative pronouns;
  • Prepositions and adverbs of place;
  • Present Continuous: affirmative, negative, interrogative;
  • Adverbs of frequency;
  • When? : in / at / on.
  • How often? Once / twice;
  • Like / need / want / + infinitive;
  • Modal verbs: can / may;
  • Was / were: negative and interrogative;
  • There was / there were;
  • Was / were born. How old?;
  • The influence of English in the Portuguese Language;
  • People through the music;
  • Songs.
  • Simple Past: negative and
    interrogative;
  • Simple Past with question words;
  • Present and Past Tenses contrasted;
  • Simple Past: irregular verbs, affirmative, negative and interrogative;
  • Past Continuous;
  • Little / few;
  • Some / any – no / none;
  • Somebody / everybody / anybody / nobody;
  • Something / everything / anything / nothing;
  • Comparative forms of adjectives;
  • Future with Going to;
  • Future with Present Continuous;
  • Future with will;
  • Writing correspondence: from the papyrus and feather to the computer;
  • Healthy food x junk food;
  • Sewing the sentences and building bridges;
  • Songs.
  • If Clauses: Will / Would;
  • Conditional: Would;
  • Modal verbs: could, may / might, ought to, must / have to;
  • Mustn´t / don´t have to;
  • Must / can´t;
  • Modal verbs: summary;
  • Present Perfect and Simple Past contrasted, with since or for;
  • Present Perfect Continuous;
  • Reflexive pronouns / reciprocal pronouns;
  • Past Perfect;
  • Irregular Verbs;
  • Tales;
  • English around the world and through the ages;
  • Technology and work;
  • Songs.

– El alfabeto español
– El tratamiento formal e informal
– Los pronombres personales
– Los verbos regulares en presente de indicativo
– Los verbos irregulares en presente de indicativo
– El verbo gustar, encantar, caer y preferir
– Vocabulário relacionado con alimentos y bebidas
– Vocabulário relacionado con restaurante
– El verbo quedar
– Vocabulário relacionado con vestimenta
– Vocabulário relacionado con tiendas
– Los pronombres complemento de objeto directo

A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX.
– A virada do século.
– O nascimento da arte moderna.
– Impressionismo.
– Arte brasileira no final do século XIX e início do XX.
– Inovação na arquitetura.
– Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil.
– Arte Moderna no Brasil.
– A semana de Arte Moderna de 1922.
– O Modernismo na arquitetura brasileira.
– O Modernismo na literatura brasileira.
– A “geração 80” e as tendências contemporâneas.
– Panorama histórico e cultural dos anos 1980 – Geração 80.
– Os anos 1990 Tendências na virada do milênio. Mulheres artistas na contemporaneidade.
– Além da experiência visual do objeto.
– Alternativas do final do século XX.

Introdução a lógica matemática
• Raciocínio lógico-matemático
• Definições e princípios
• Conectivos
• Quantificadores
• Regras de dedução

Teoria de Conjuntos
• Operações
• Diagramas
• Resolução de problemas
• Conjuntos numéricos

Funções – Conceitos gerais
• Definição Geral
• Gráficos
• Aplicação a problemas gerais

Função do 1º grau
• Estudo da reta
• Aplicações

Função do 2º grau
• Estudo da parábola
• Aplicações

Geometria Plana
• Área de figuras planas
• Polígonos
• Estudo de Triângulos

Geometria Espacial
• Poliedros
• Prismas
• Pirâmides

Sequências Numéricas
• Definição
• Progressão aritmética
• Progressão geométrica
• Sequências recorrentes

Introdução à Física

  • Medidas;
  • Potências de dez – Ordem de
    grandeza;
  • Algorismos significativos;
  • Operações com algarismos
    significativos;
  • A origem do sistema métrico.
  • Movimento retilíneo
  • Movimento retilíneo uniforme
  • Velocidade instantânea e velocidade média;
  • Movimento retilíneo uniformemente variado;
  • Queda livre;
  • Galileu Galilei;
  • Vetores – Movimento curvilíneo;
  • Grandezas vetoriais e escalares;
  • Soma de vetores;
  • Vetor velocidade e vetor aceleração;
  • Movimento circular uniforme
  • Composição de velocidades;
  • Primeira e terceira Leis de Newton;
  • Movimento de uma força;
  • Equilíbrio de um corpo rígido;

A segunda Lei de Newton

  • Unidades de força e massa;
  • Massa e peso;
  • Queda com resistência do ar;
  • Forças do movimento circular;
  • Movimento de um projétil;
  • Aplicação das leis de Newton a sistema de corpos;
  • Gravitação Universal;
  • As leis de Kepler;
  • Movimento de satélites;
  • Variações da aceleração da gravidade.

Hidrostática

  • Pressão e massa específica;
  • Pressão atmosférica;
  • Variação da pressão com a
    profundidade;
  • Aplicações da equação fundamental;
  • Princípios de Arquimedes;
  • Conservação da energia;
  • Trabalho de uma força;
  • Potência;
  • Trabalho e energia cinética;
  • Energia potencial gravitacional;
  • Energia potencial elástica;
  • A descoberta do Nêutron.

A importância da química para a sociedade.

  • Como solucionar os problemas atuais?
  • Os fenômenos: determinísticos e aleatórios, evidências macroscópicas das reações químicas;
  • Reconhecimento das substâncias por suas propriedades;
  • As Leis Científicas;
  • Princípios de utilização do laboratório químico;
  • Classificação e propriedades das misturas;
  • As soluções e as substâncias simples e compostas;
  • As equações químicas e seu balanceamento;
  • A notação científica ou exponencial.

O Sistema Internacional (SI) de unidades.

  • Conversão de unidades;
  • As leis dos gases;
  • O número de Avogadro e o conceito
    mol;
  • As reações quantitativas ( Leis de Lavoisier e Proust).

O modelo Microscópico da matéria e o movimento.

  • Os modelos atômicos de Dalton,
    Rutherford e Borh;
  • Átomo, massa atômica, símbolos químicos;
  • A teoria do Big Bang e a formação dos
    átomos;
  • Boa alimentação, saúde e atividade
    física;
  • O algoritmo do metabolismo;
  • Temperança, bons hábitos, vícios,
    sedentarismo;
  • A alquimia e sua contribuição histórica;
  • Os Ciclos Biogeoquímicos e os
    Fluxogramas da Indústria Química;
  • Lixo eletrônico;
  • Esgotamento dos Recursos Naturais.

Citologia

  • Conceito de Vida;
  • A Biologia como Ciência;
  • Teoria celular;
  • Composição química da célula;
  • Biomoléculas;
  • Metabolismo energético (anabolismo e catabolismo)
  • Organização funcional da célula;
  • Célula procariota e eucariota;
  • Estruturas celulares;
  • Mecanismos de transporte celular;
  • Citoplasma e organetas;
  • Bioenergética;
  • Respiração celular;
  • Fotossíntese;
  • Núcleo (replicação, transcrição e
    tradução);
  • Reprodução celular: Mitose e Meiose;
  • Reprodução nos seres vivos (tipos de
    reprodução).

Ecologia

  • Ação antrópica sobre o ambiente na
    perspectiva da sustentabilidade;
  • Níveis de organização dos seres vivos;
  • Conceitos básicos da Ecologia;
  • Cadeias alimentares;
  • Teias alimentares;
  • Fluxo de matéria e energia;
  • Pirâmides ecológicas;
  • Ciclos biogeoquímicos;
  • Relações ecológicas;
  • Ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Dinâmica das populações e das
    comunidades;
  • Sucessão ecológica e comunidade
    clímax.

Ambiente e Saúde

  • Saúde como direito;
  • Sexo e sexualidade;
  • Desequilíbrios da saúde.
  • Formação dos Estados Nacionais na América Espanhola;
  • A independência do Brasil e a opção pela monarquia em relação aos outros países latino-americanos;
  • Primeiro e Segundo Reinado;
  • A abolição da escravidão;
  • República Oligárquica;
  • Primeira Guerra Mundial.
  • Conceitos e categorias da Geografia;
  • Localização e Orientação;
  • A linguagem cartográfica;
  • Estruturas e formas do relevo;
  • Clima;
  • Solo;
  • Hidrografia;
  • Biomas e formações vegetais.

O que é Sociologia?

  • Tipos de conhecimentos: senso
    comum, ciência, religião e filosofia.
  • Contextualização das Ciências sociais;
  • De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
  • Sociologia como ciência e suas origens;
  • Comitê: a sociologia como Física
    Social.
  • DurKheim: fato social, direito e anomia, solidariedade e coesão, ética e
    mercado.
  • Marx: da cooperação a propriedade
    privada, classes sociais, teoria e prática;
  • Weber: ação social, os caminhos da racionalidade, as burocracias modernas, o tempo mudou?
  • Mudanças e resistências, o
    protestantismo e o espírito do
    capitalismo, o mundo desencantado.

Cultura e Sociedade

  • Conceito de cultura, gênero e
  • Etnias européias, africanas, afrobrasileiras e indígenas): atitudes, preconceitos e estereótipos;
  • Identidade de gênero e diversidade
    sexual;
  • Multiculturalismo e diversidade;
  • Etnocentrismo e relativismo cultural;
  • Manifestações culturais;
  • Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
  • Cultura de massa e Indústria Cultural;
  • Globalização cultural;
  • Movimentos sociais.

O que é a Filosofia?

  • Caracterização da filosofia
  • O mito e a filosofia: Continuidade ou Ruptura
  • Condições que possibilitam o surgimento do pensamento filosófico.
  • O nascimento da filosofia: os pré-socráticos.

O pensamento filosófico na Grécia Antiga.

  • Sócrates
  • Platão
  • Aristóteles

Lógica
O que é Lógica?

  • Elementos da Lógica clássica
  • Silogismos, argumentação e falácias
  • Lógica Matemática: primeiras noções

Cálculo Sentencial

  • a) O que é sentença
  • b) Sentenças simples e compostas

Simbolização de Sentenças

  • a) Linguagem natural e formal

Operações Lógicas

  • Negação de sentença
  • Conjunção de sentença
  • Disjunção de sentenças
  • Condicional

Estrutura Técnica

1° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Mecatrônica.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.

Representações Gráficas; Conceito de desenho técnico; norma ISO; linhas; geometria; cotagem; perspectiva
isométrica; projeção ortogonal; noções sobre cortes; tolerância dimensional, noções sobre representação
esquemática de tubulação e noções sobre diagramas elétricos; Leitura de desenhos mecânicos; Unificação
de simbologia gráfica, sistema de projeções; critérios de cotagem; rugosidade; tolerâncias; Representação
cotada de peças simples e complexas; Representação de desenho complexo de montagem.

Noções de eletrostática: Tensão e corrente elétrica; Resistência elétrica; Medidas de resistência elétrica;
tensão e corrente elétrica com multímetro; Características da resistência elétrica; Leis de Ohm e potência
elétrica; circuito série, paralelo e misto; divisores de tensão, corrente; Leis de Kirchhoff.

Potência de dez; Prefixos numéricos; Notação de engenharia, Resistor e código de cores, Semicondutores:
Diodo semicondutor; Circuitos retificadores; Diodo Zener (Estabilização); Transistor de junção bipolar (TJB);
configurações básicas – EC, CC e BC; Polarização e aplicações básicas.

Sistemas de numeração; Operações no sistema binário e hexadecimal; Portas lógicas; Álgebra de Boole;
Simplificação de circuitos lógicos; Mapas de Veitch-Karnaugh; Análise de circuitos combinacionais;
Multiplexadores e Demultiplexadores; Codificadores e Decodificadores; Tipos de Flip-Flop’s e circuitos
contadores.

Aços, ferros fundidos, materiais não ferrosos e não metálicos (definição, classificação,
propriedades, aplicações e tratamento térmico);
 Normas técnicas específicas para materiais;
 Materiais mecânicos e meio ambiente (NR25 – Resíduos sólidos);
Ensaios mecânicos: (Tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão,
embutimento, torção, dureza, fadiga e impacto);
Estudar os fundamentos físicos, mecânicos e metalúrgicos da soldagem.

2° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 2° ano do curso de Mecatrônica.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.

 Conceitos fundamentais de corrente alternada;
 Geração de tensão C.A.;
 Ondas periódicas;
 Frequência, período, amplitude, valor de pico, valor de pico-a-pico, valor eficaz (RMS);
Conversão polar-retangular e retangular-polar;
Aplicação dos elementos R, L, e C em C.A.;
Circuitos RL, RC e RLC série e paralelo em C.A.; 

Análise reatância capacitiva, reatância indutiva, Impedância complexa e defasagem
angular;
 Fasores e diagramas fasoriais;
 Potências em C.A. (ativa, reativa e aparente);
 Fator de potência e correção do fator de potência;
 Triângulo de potência;
 Sistemas trifásicos (ligação estrela e triângulo).

Tiristores: SCR: Circuitos de disparo; TRIAC; DIAC; GTO; IGBT: aplicações em circuitos. Retificação
controlada; Fontes chaveadas; Inversores e conversores.

Introdução à Pneumática; Ar Comprimido; Atuadores Pneumáticos; Válvulas Direcionais; Circuitos básicos;
Comandos Sequenciais; Elementos Elétricos e Processamento de Sinais; Elementos de Conversão de
Sinais; Comandos Eletropneumáticos Básicos; Características dos Sistemas hidráulicos; Impactos
ambientais do óleo hidráulico quando descartado de forma indiscriminada; Contaminação em sistemas
hidráulicos; Grupo de Acionamento; Atuadores Hidráulicos; Válvulas Direcionais, Pré-operadas, de
Retenção, de Fluxo e Reguladora de Pressão; Circuitos hidráulicos; Atuador Hidráulico Giratório;
Acumulador Hidráulico; Elementos de Sinais Elétricos; Processamento de Sinais Elétricos; Eletroválvulas
Hidráulicas Convencionais; Formular e montar circuitos eletro-hidráulicos básicos.

Conceitos básicos do Sistema Operacional Windows: editores de Texto; planilhas eletrônicas e gráficos;
Ferramentas de pesquisa na Internet; Algoritmos; Linguagem de programação estruturada; Programação na
linguagem C/C++; varáveis e tipos de dados; instruções de entrada, saída e de atribuição; estruturas de
seleção e estruturas de repetição. Tipos estruturados de dados; Arrays mono e multidimensionais; ponteiros
e alocação dinâmica de memória; Manipulação de arquivos em disco.

Fundamentos de eletromecânica: Noções de magnetismo; Lei de Lenz; Força eletromagnética;
Transformadores; Geradores elementares; Máquinas de corrente contínua; Motores de indução monofásicos
e trifásicos; Motores de passo e Servo motores.

Introdução aos processos de soldagem; máquinas de solda; tipos e características; aplicação dos processos
de solda com eletrodo revestido, MIG, TIG e Oxiacetilênica; tipos, características e especificações de
eletrodos. Operações básicas de soldagem elétrica e oxiacetilênica.

Tração e compressão; cisalhamento; força cortante; momento fletor; flexão; torção; flambagem e elemento
de máquinas submetidos a combinação de esforços.

1. Empreendedor x Sociedade

2. Oportunidades

3. Nichos de Mercado

4. Segmento de Mercado/Quebra de Paradigmas

5. Risco e Analise de Risco

6. Capital de Giro e Outros Indicadores Financeiros

7. Politica Econômica x Empreendedorismo 

8. Mercado Financeiro – Produto Bancário

9. Bolsa de Valores

10. Cotação de Dólar x Empreendimento

1. Noções de Metodologia Científica

2. Projeto de Pesquisa

3. Diretrizes para Leitura

4. Compreensão e Elaboração de Textos Científicos

5. Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos

3° Ano

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 3° ano do curso de Administração.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa / Técnicas de Redação,
Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que
medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas
questões.

Introdução aos sistemas de controle CLP – princípio de funcionamento;
principais formas de programação em CLP; Linguagem descritiva – sintaxe e comandos; Regras de
operação com variáveis; Compilador para a linguagem descritiva; Documentação de projetos; Integração a
Sistema Flexível de Manufatura. Introdução ao comando numérico; Processos de usinagem com máquinas
CNC; Sistemas de coordenadas; Estrutura e características de programação; Linguagem de Programação;
Parâmetros Tecnológicos de usinagem; Características das fresadoras e dos centros de usinagem CNC;
Programação e simulação gráfica em três eixos; Introdução ao CAM; Sistema de aplicativo de CAM:
Instalação, características e operação; Aplicações gráficas; Introdução aos Sistemas Flexíveis de
manufatura: Partes, Componentes, Programação e operação; Acessórios especiais para máquinas
ferramentas; dimensionamento de um Sistema Flexível de Manufatura; Manutenção.

Histórico; Classificação dos robôs; Robôs industriais: conceitos básicos, classificação, características de
construção e controle; Normas de segurança para robôs industriais. Graus de liberdade; Volume de trabalho;
Medidas de desempenho; Programação de robôs; Modos de programação; Tipos de ferramentas;
Programação off-line e simulação; Sensores: eletromecânicos, de posição; Atuadores discretos: relés e
solenóides; Atuadores: lineares, rotativos e de posição; Automação de Sistemas de Manufatura: Utilização
de robôs, layout de células, aplicações típicas, vantagens e limitações.

Noções de manutenção industrial: Preditiva; preventiva e corretiva; Noções de TPM; Noções de custo: fixos
e variáveis; diretos e indiretos; breakvening point; Projetos mecatrônicos: Desenvolvimento e montagem de
conjuntos mecânicos aplicados em mecatrônica; Desenvolvimento e montagem de circuitos eletrônicos
aplicados à mecatrônica; Integração de sistemas mecânicos e eletrônicos em sistemas mecatrônicos.

Arquitetura geral de um sistema micro controlado e micro processado;
 Características básicas dos circuitos microcontroladores;
 Programação de microcontroladores em C++;
 Implantação de um sistema micro controlado;
 Implantação de um sistema micro controlado em C, utilizando robótica;
 Robôs industriais;
 Classificação, características de construção e controle, normas de segurança para robôs
industriais;
 Programação de Robôs.

Modbus; Fieldbus; Fundation; Profibus; OPC e Hart; Redes de computadores; switches; roteadores; hubs;
Meios físicos: Fibra ótica, UTP; RS-232 e RS-485; Protocolo de Wireless – zigbee.

 Introdução e componentes de um sistema de controle;
 Descrição de processos industriais, envolvendo sensores, atuadores e controladores;
 Conceitos gerais sobre instrumentação industrial;
 Instrumentos para medição de nível, de pressão, de vazão, de temperatura e instrumentação
analítica.

 Tipos de Manutenção;
 Manutenção de elementos de máquinas;
 Planejamento da manutenção;
 Classificação e Nomenclatura dos Processos de Usinagem;
 Processos de Usinagem em Máquinas Operatrizes convencionais (ferramentas de corte, cálculos
de corte e fluídos de corte);
 Processos não convencionais de usinagem;
 Cálculos: seção do cavaco, força de corte e potência de corte;
 Máquinas operatrizes convencionais: (tipos, características e recursos operacionais);
 Máquinas operatrizes convencionais: (operações básicas de torneamento, frenagem, retificação
e roscas);
 Máquinas especiais de usinagem – CNC

1. A pesquisa e o conhecimento

2. O problema científico

3. A construção do projeto de pesquisa

4. O trabalho de conclusão de curso

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