Projeto Mercearia – 1ᵒˢ e 2ᵒˢ anos
Projeto Mercearia – 1ᵒˢ e 2ᵒˢ anos
Visando proporcionar experiências cada vez mais significativas a seus educandos, a Coordenadora de Área de Matemática Prof. Terezinha Neme Spirandeo, e os Professores dos 1os. e 2os. anos do Ensino Fundamental I desenvolveram o Projeto Mercearia.
Focado na educação financeira, o projeto objetiva o exercício da habilidade de estabelecer equivalência de valores do sistema monetário brasileiro para resolver questões cotidianas, bem como o exercício das operações matemáticas.
O Projeto iniciou-se com a explicação sobre o sistema monetário, a importância de poupar e investir em algo que realmente seja necessário. Foi montado um esquema de ganhos e perdas de dinheiro para a captação de recursos que foram utilizados pelos alunos durante o momento de ida à Mercearia (por exemplo: concessão de recursos para os alunos que auxiliarem os colegas a concluir as atividades).
Ainda sobre essa temática, as crianças assistiram na sexta-feira, dia 06/10/2023, ao espetáculo teatral “Sonhar, Poupar, Conquistar”, peça que traz a Educação Financeira de forma lúdica e crítica, na qual através de uma brincadeira de perguntas e respostas, duas amigas ensinam que é possível ajudar a economizar nas despesas da casa de uma forma muito fácil e divertida. Para incrementar a brincadeira e facilitar o aprendizado, as duas decidem montar uma lojinha chamada “TEM DE TUDO”, mas descobrem que nem todos os sonhos são de comprar, as vezes dependem apenas de boas ideias, boa vontade e cooperação.
Após todas as aulas de embasamento teórico, na quarta-feira, 11/10/2023, o tão esperado dia de comprar na Mercearia aconteceu. Os alunos foram organizados alternando-se entre os papéis de compradores e vendedores, em uma experiência muito bem contextualizada e divertida. Os produtos, que foram cuidadosamente selecionados pensando no interesse das crianças (guloseimas, jogos, livros, revistas, brinquedos simples, etc.), puderam ser adquiridos conforme os recursos obtidos nos momentos anteriores do projeto.
Por Danielle Nunes de Souza, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, em parceria com Terezinha Neme Spirandeo, Coordenadora das Áreas de Matemática, Física e Laboratório de Física, da FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO.