1ª Série
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 1ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências Humanas e suas tecnologias
Linguagem, comunicação e interação; o que é literatura; introdução aos gêneros do discurso; as origens da literatura portuguesa (era medieval); o Quinhentismo no Brasil; Barroco: a arte da indisciplina; O Barroco em Portugal e no Brasil; História social do Arcadismo; Linguagem verbal e não verbal; a literatura e suas funções; Intertextualidade e Interdiscursividade e paródia; sinonímia e antonímia, hiponímia e hiperonímia, polissemia; regras de acentuação gráfica; estrutura das palavras, Formação das palavras.
- Corpo, movimento e saúde:
- Capacidades físicas e habilidades motoras; exercício físico.
- Identificação das exigências corporais mobilizadas para a prática de diferentes jogos.
- Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável. - Esportes – Voleibol e Futsal
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. - Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar. - Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte. - Ginástica
- Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
etc.).
– Review (Verb to be – Present and Past)- Vocabulary —
Food;- Personal Pronouns (subject and object pronouns);- Present Continuous;- Simple
Present;- Professions.- Future – Going to;- Imperative- Reding;- Vocabulary;- Simple Past –
(Regular and Irregular Verbs);- Possessive Adjectives andPossessive Pronouns; (review –
Object and Subject pronouns);- Past Continuous;Modal Verb Professions- Reding;-
Vocabulary;- Quantifiers (many, much/ few, little) — Countable and Uncountable nouns;-
Comparison of adjectives (Comparative and Superlative);- Verb Tense Review (Simple
Present, Simple Past, PresentContinuous, Past Continuous, Future-Going to, ImperativeProfessions.
El alfabeto españo- ¿Quién soy?- Los pronombres personales-
¿Quién es?- El tratamiento formal e informal- El voseo- ¿Qué hacemos?- Los verbos regulares en presente de
indicativo- Los cardinales – Los ordenales- La hora- Los gustos, los deseos, el consumo y el consumismo-
¿cómo consumir con responsabilidad?- Los artículos- La contracción- Los diccionarios- Las características de
uno y las prendas de vestir- ¿Somos lo que llevamos?- El verbo gustar, encantar y sus similares- Verbos
preferir y llevar – Vocabulario – palabras usadas para describir- La familia- ¿Cómo es tu familia?- Los
posesivos- Los demonstrativos- Localización.
A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX;A virada do século; O
nascimento da arte moderna; Impressionismo; Arte brasileira no final do século XIX e início
do XX;Inovação na arquitetura; Vanguardas Europeias; O contexto histórico das
vanguardas; O Cubismo, as origens; Picasso, a vitalidade de um gênio; A “Geração 80” e as
tendências contemporâneas; Panorama histórico e cultural dos anos 1980; Mulheres
artísticas na contemporaneidade brasileira; Além da experiência visual do objeto;
Alternativas do final do século XX; Música brasileira.
Números reais e aplicações. Noção intuitiva de função. Função Afim. Função quadrática. Função exponencial.
Função Logarítmica. Semelhanças e triângulos retângulos. Trigonometria no triângulo retângulo.
– Cinemática: Movimento Uniforme – Movimento uniformemente variado – Vetores – Movimento Circular
– Dinâmica: Atrito – Gravitação – Trabalho e Potência – Energia Mecânica – Quantidade de Movimento
– Estática: dos Sólidos e dos Fluidos.
Introdução ao Estudo da Química: A Química e o cotidiano, Método Científico; Propriedades das
Substâncias; Temperatura, Densidade e Solubilidade; Fenômenos Físicos e Químicos; Substâncias puras e
misturas; Processos de separação; Leis das reações químicas.
Atomística: Estrutura Atômica; Modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Número atômico e
número de massa; Elementos, átomos, moléculas, formação de íons e semelhanças atômicas;
Classificação Periódica dos elementos químicos: Tabela periódica; Períodos e Famílias; Distribuição
eletrônica em níveis e subníveis; Classificação e localização dos elementos; Propriedades Periódicas: Raio
atômico, potencial de ionização e eletronegatividade.
Ligações Químicas: Teoria do octeto; Ligação iônica e formulação de compostos; Ligação metálica; Ligação
covalente normal e coordenada; Fórmulas eletrônicas e estruturais; Geometria molecular;
Funções Inorgânicas: Dissociação e ionização; Ácidos, bases e sais: Definições e fórmulas; Nomenclatura
de compostos inorgânicos; Reações de neutralização; Os óxidos e o meio ambiente.
Introdução à Biologia: níveis de organização da vida. Características
dos seres vivos. Transferências de energia entre seres vivos. Cadeias e teias alimentares. Fluxo de energia e
ciclos da matéria. Ecossistemas, populações e comunidades. Desequilíbrios ambientais contemporâneos e
sustentabilidade ambiental. Conservação e Biodiversidade.
Origem e evolução da vida. Biomoléculas. Organização celular e funções vitais básicas. Metabolismo
energético e reprodução celular. Divisões celulares. Reprodução assexuada e sexuada.
Processos evolutivos: evidências da evolução e teorias evolutivas. Adaptação e evolução. Especiação e
evolução. Evolução e classificação biológica. Biodiversidade e sistemática filogenética. Evolução humana. A
diversidade e a interdependência entre os seres vivos. Vírus e a saúde humana. Bactérias, protozoários e
fungos e a saúde humana. Importância ecológica, econômica e ambiental das bactérias, algas e fungos.
Aspectos evolutivos, relações filogenéticas e diversidade das plantas. Aspectos evolutivos, relações
filogenéticas e diversidade dos animais.
Introdução aos estudos históricos, formação dos primeiros estados, as
sociedades escravistas ocidentais, cristandade e modernidade, África e América antes dos europeus, a rede
euro-ameríndia-afro ( dominação, colonização e resistência), Revolução Industrial e Revolução Francesa.
O Espaço geográfico; Cartografia; O sistema terrestre; Estrutura geológica,
relevo e solos (Geral e Brasil); Clima e hidrografia (Geral e Brasil); Vegetação (Geral e do Brasil); Domínios
Morfoclimáticos do Brasil; Os recursos energéticos; Políticas ambientais.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.
Variedades linguísticas na construção do texto; os versos e seus
recursos musicais; a poesia de tradição oral: o cordel; a coerência e a coesão na construção do texto; o texto
teatral; escrevendo com técnica a descrição; projeto: a palavra em cena; o e-mail: produzindo e-mail; a
ambiguidade na construção do texto (semântica do discurso); trabalhando o gênero: produzindo o debate;
projeto: feira da inclusão digital; produzindo artigo de opinião; produzindo seminário: planejamento e
preparação de um seminário; como apresentar um seminário em grupo; propostas e produção de seminários.
Conceito de cultura; A cultura regional do Brasil; A cultura latino-americana e A cultura urbana.
2ª Série
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 2ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências Humanas e suas Tecnologias.
História social do Romantismo; O Romantismo em Portugal; O
Romantismo no Brasil – a poesia; O Romantismo no Brasil – a prosa; História social do Realismo, do
Naturalismo e do Parnasianismo; O Realismo em Portugal; o Realismo e o Naturalismo no Brasil;
Parnasianismo no Brasil. Substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, artigo, numeral, interpretação de texto.
- Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável. - Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. - Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar. - Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte. - Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
propor alternativas para sua superação. - Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
- Ginástica
- Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
etc.).
Comparative and Superlative (review). Countable and Uncountable nouns
Review of verb tenses: (Simple Present / Present Continuous / Going to / Imperative /
Simple Past / Past Continuous) . Simple Future e Future Continuous Present Perfect
Present Perfect x Simple Past Present Perfect Continuous. Past Perfect / Past Perfect
Continuous Reflexive Pronouns (review)Tag Questions Some / Any / No (review) Relative
Pronouns.
-¿Cuáles son tus tus derechos y deberes-El presente de indicativo
verbos irregulares- ¿Practicas algún deporte?- Expresar acciones en desarrollo- Los usos de los verbos haber
y tener- Los tipos de vivenda – Salud- ¿Has estado bien?- Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
perfecto compuesto – Estados de ánimo- ¿Qué hacías cuando eras niño?- Uso dos verbos no pretérito en
español: pretérito imperfecto- ¿Todavía se envían cartas? – Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
indefinido- condicional simple- carta comercial y telegrama- carta para solicitar trabajo
Circunferência trigonométricas e triângulos – Funções trigonométricas
– Sequências e Progressões – Matemática Comercial e Financeira – Matrizes – Sistemas Lineares
– Termologia: A temperatura a energia e o calor–Calor sensível e
latente–Gases perfeitos e Termodinâmica – Ondulatória Ondas – Radiações – Acústica – Noções de
Astronomia.
funções inorgânicas (complemento) / reações inorgânicas
/reações de oxirredução / relações de massa / estudo dos gases / estequiometria.
Introdução à fisiologia e anatomia humana: corpo humano, saúde e
qualidade de vida. Corpo em movimento (músculos, ossos, cartilagens). Nutrição e transporte de substâncias
(digestão, respiração, circulação, excreção). Controle e defesas do corpo (homeostase, sistema nervoso,
sistemas endócrino e imune). Reprodução e saúde (saúde sexualmente reprodutiva e ISTs: infecções
sexualmente transmissíveis). Gametogênese: masculina e feminina.
Introdução à Genética: genoma, genótipo, genes. DNA, RNA e síntese de proteínas. Cromossomos: sexuais
e autossomos. Cariótipos e anomalias cromossômicas: estruturais e numéricas. Mutações, aconselhamento
genético e diagnóstico pré-natal. Biotecnologias antigas e atuais. Melhoramento genético. DNA recombinante.
Clonagem de DNA. Transgenia. Teste de paternidade. Projeto Genoma Humano. Bioética e Genética.
As contribuições de Mendel: herança mendeliana e variações. Dominância Completa, Primeira Lei de Mendel
e as relações com a meiose. Segunda Lei de Mendel e as relações com a meiose. Tipos de herança e as
doenças na espécie humana: dominância incompleta, codominância, alelos letais. Alelos múltiplos e tipos
sanguíneos. Possibilidades e incompatibilidades nas transfusões sanguíneas.
período monárquico brasileiro, 2ª Revolução Industrial, Imperialismo,
1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra Fria, Brasil republicano e globalização e desigualdades
O espaço geoeconômico industrial, Economia e indústria
no Brasil, Os recursos energéticos, O espaço agrário, Agropecuária no Brasil, A dinâmica
das populações na rede global, O contexto demográfico do Brasil, O Mundo urbano, O
Brasil urbano.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.
Empreendedor X Sociedade; Oportunidades, Nichos de Mercado,
Segmento de Mercado / Quebra de Paradigmas; Risco e Análise de Risco; Capital de Giro e Outros
Indicadores Financeiros; Política Econômica X Empreendedorismo; Mercado Financeiro – Produto Bancário,
Bolsa de Valores, Cotação de Dólar X Empreendimento; Plano de negócios: estrutura, estratégia e
planejamento.
Noções de Metodologia Científica; Projeto de Pesquisa; Diretrizes para Leitura, Compreensão e Elaboração de
Textos Científicos; Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos.
Produzindo a notícia; escrevendo com adequação: título, legenda e
texto-legenda; produzindo a entrevista; projeto: sarau gótico: “Oh! My goth!; produzindo a reportagem;
produzindo a crônica; projeto: jornal mural: os focas.
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de
morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver
a expressão visual-espacial; Tradução e interpretação da Língua de Sinais. Contato entre ouvintes e surdos.
Conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e o funcionamento da
ONU e demais organizações internacionais; noções de comércio e direito internacional, questões sobre
mudanças climáticas, migrações, desenvolvimento sustentável e suas relações entre políticas públicas e
estratégias internacionais, acesso a saúde e defesa dos direitos humanos.
3ª Série
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 3ª série do Ensino Médio Regular Focado em Ciências Humanas e suas tecnologias.
História social do Simbolismo; O Simbolismo em Portugal e no Brasil;
História Social do Modernismo; O Modernismo em Portugal: a primeira geração; O Modernismo no Brasil: a
primeira geração; A Segunda fase do Modernismo: prosa e poesia; A Literatura Contemporânea.
Concordância verbal e nominal; a pontuação; Análise sintática: período simples; Coordenação e
Subordinação; Regência verbal e nominal, Colocação pronominal; Interpretação de textos.
- Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável. - Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
- Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. - Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
para praticar. - Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte. - Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
propor alternativas para sua superação. - Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
- Ginástica
- Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. - Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
etc.).
Reading/Comprehension; Vocabulary- Some, any, no and
compounds- Relative Pronous – Conditional Sentences; – Irregular verbs. –
Reading/Comprehension;- Vocabulary;- Direct and Indirect Speech – Future Perfect –
Irregular verbs – Tag questions; – Reading/Comprehension- Vocabulary- Irregular verbs; –
Passive Structures; – Verb tense review;
Todos los días nos transformamos- ¿Se transformo en príncipe el
sapo?- Las interjecciones- Los verbos de cambio – Los muchos sentidos de quedar (se)- Actualidades: internet
y ecología- ¿Para qué sirve la red?- Presente de subjuntivo- Sitios de interés- Expresando deseo, duda,
suposición-¿Te toca defender la naturaleza? – La argumentación- ¿Manda quien puede, obedece quien tiene
cordura?- El imperativo- El imperativo afirmativo- El imperativo negativo.
Análise Combinatória – Probabilidade – Estatística básica – Medidas
de Centralidade e dispersão – Tópicos de Geometria Analítica – Tópicos de Álgebra
O período monárquico brasileiro, nacionalismo e imperialismo,
Primeira Guerra e Revolução Russa, Crise de 1929 e Segunda Guerra, República e autoritarismo no Brasil (
Primeira República e Era Vargas ) Guerra Fria, Independências na África, Ásia e Oriente Médio, a experiência
democrática no Brasil ( de Dutra a João Goulart) , os governos militares e Brasil Contemporâneo.
Geografia Regional: África, Oriente Médio, China, Japão, Tigres Asiáticos,
Europa, Rússia, América. (Conflitos regionais, aspectos físicos, econômicos, sociais e políticos).
Ciência e poder no mundo contemporâneo; problemas de bioética; ética
ambiental: um contrato natural?
Introdução a Sociologia; Sociologia Política e Sociologia do Trabalho.
Plano de Marketing; 4 Ps do Marketing; Qualidade no
Mercado Empreendedor; Estrutura do Projeto Piloto do Empreendimento; Implementação,
Acompanhamento, Controle, Avaliação de Mercado; Etapas do Plano de Negócios / Processo de
Execução de um Plano de Negócios; Relações de Trabalho X Empreendimento; Etapas do Plano de
Negócios / Processo de Execução de um Plano de Negócios; Plano de Negócios – Análise de
Resultados.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.
Unidade 1 – A pesquisa e o conhecimento
Unidade 2 – O problema científico
Unidade 3 – A construção do projeto de pesquisa
Unidade 4 – O Trabalho de Conclusão de Curso
Produzindo a crítica, o editorial, projeto: dois olhares entre a razão e a
antirrazão; o cartaz e o anúncio publicitário; o conto; projeto: arte em revista; a carta de leitor; o texto
dissertativo-argumentativo; projeto: mostra de arte moderna: duas gerações; tipos de introdução do texto
dissertativo-argumentativo; projeto: sarau: poesia e música.