1ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 1ª série do Ensino Médio Regular Focado em Matemática e suas Tecnologias.

Linguagem, comunicação e interação; o que é literatura; introdução aos gêneros do discurso; as origens da literatura portuguesa (era medieval); o Quinhentismo no Brasil; Barroco: a arte da indisciplina; O Barroco em Portugal e no Brasil; História social do Arcadismo; Linguagem verbal e não verbal; a literatura e suas funções; Intertextualidade e Interdiscursividade e paródia; sinonímia e antonímia, hiponímia e hiperonímia, polissemia; regras de acentuação gráfica; estrutura das palavras, Formação das palavras.

  • Corpo, movimento e saúde:
  • Capacidades físicas e habilidades motoras; exercício físico.
  • Identificação das exigências corporais mobilizadas para a prática de diferentes jogos.
  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Voleibol e Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

– Review (Verb to be – Present and Past)- Vocabulary —
Food;- Personal Pronouns (subject and object pronouns);- Present Continuous;- Simple
Present;- Professions.- Future – Going to;- Imperative- Reding;- Vocabulary;- Simple Past –
(Regular and Irregular Verbs);- Possessive Adjectives andPossessive Pronouns; (review –
Object and Subject pronouns);- Past Continuous;Modal Verb Professions- Reding;-
Vocabulary;- Quantifiers (many, much/ few, little) — Countable and Uncountable nouns;-
Comparison of adjectives (Comparative and Superlative);- Verb Tense Review (Simple
Present, Simple Past, PresentContinuous, Past Continuous, Future-Going to, ImperativeProfessions.

El alfabeto españo- ¿Quién soy?- Los pronombres personales-
¿Quién es?- El tratamiento formal e informal- El voseo- ¿Qué hacemos?- Los verbos regulares en presente de
indicativo- Los cardinales – Los ordenales- La hora- Los gustos, los deseos, el consumo y el consumismo-
¿cómo consumir con responsabilidad?- Los artículos- La contracción- Los diccionarios- Las características de
uno y las prendas de vestir- ¿Somos lo que llevamos?- El verbo gustar, encantar y sus similares- Verbos
preferir y llevar – Vocabulario – palabras usadas para describir- La familia- ¿Cómo es tu familia?- Los
posesivos- Los demonstrativos- Localización.

A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX;A virada do século; O
nascimento da arte moderna; Impressionismo; Arte brasileira no final do século XIX e início
do XX;Inovação na arquitetura; Vanguardas Europeias; O contexto histórico das
vanguardas; O Cubismo, as origens; Picasso, a vitalidade de um gênio; A “Geração 80” e as
tendências contemporâneas; Panorama histórico e cultural dos anos 1980; Mulheres
artísticas na contemporaneidade brasileira; Além da experiência visual do objeto;
Alternativas do final do século XX; Música brasileira.

Números reais e aplicações. Noção intuitiva de função. Função Afim. Função quadrática. Função exponencial.
Função Logarítmica. Semelhanças e triângulos retângulos. Trigonometria no triângulo retângulo.

– Cinemática: Movimento Uniforme – Movimento uniformemente variado – Vetores – Movimento Circular
– Dinâmica: Atrito – Gravitação – Trabalho e Potência – Energia Mecânica – Quantidade de Movimento
– Estática: dos Sólidos e dos Fluidos.

Introdução ao Estudo da Química: A Química e o cotidiano, Método Científico; Propriedades das
Substâncias; Temperatura, Densidade e Solubilidade; Fenômenos Físicos e Químicos; Substâncias puras e
misturas; Processos de separação; Leis das reações químicas.
Atomística: Estrutura Atômica; Modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Número atômico e
número de massa; Elementos, átomos, moléculas, formação de íons e semelhanças atômicas;
Classificação Periódica dos elementos químicos: Tabela periódica; Períodos e Famílias; Distribuição
eletrônica em níveis e subníveis; Classificação e localização dos elementos; Propriedades Periódicas: Raio
atômico, potencial de ionização e eletronegatividade.
Ligações Químicas: Teoria do octeto; Ligação iônica e formulação de compostos; Ligação metálica; Ligação
covalente normal e coordenada; Fórmulas eletrônicas e estruturais; Geometria molecular;
Funções Inorgânicas: Dissociação e ionização; Ácidos, bases e sais: Definições e fórmulas; Nomenclatura
de compostos inorgânicos; Reações de neutralização; Os óxidos e o meio ambiente.

Introdução à Biologia: níveis de organização da vida. Características
dos seres vivos. Transferências de energia entre seres vivos. Cadeias e teias alimentares. Fluxo de energia e
ciclos da matéria. Ecossistemas, populações e comunidades. Desequilíbrios ambientais contemporâneos e
sustentabilidade ambiental. Conservação e Biodiversidade.
Origem e evolução da vida. Biomoléculas. Organização celular e funções vitais básicas. Metabolismo
energético e reprodução celular. Divisões celulares. Reprodução assexuada e sexuada.
Processos evolutivos: evidências da evolução e teorias evolutivas. Adaptação e evolução. Especiação e
evolução. Evolução e classificação biológica. Biodiversidade e sistemática filogenética. Evolução humana. A
diversidade e a interdependência entre os seres vivos. Vírus e a saúde humana. Bactérias, protozoários e
fungos e a saúde humana. Importância ecológica, econômica e ambiental das bactérias, algas e fungos.
Aspectos evolutivos, relações filogenéticas e diversidade das plantas. Aspectos evolutivos, relações
filogenéticas e diversidade dos animais.

Introdução aos estudos históricos, formação dos primeiros estados, as
sociedades escravistas ocidentais, cristandade e modernidade, África e América antes dos europeus, a rede
euro-ameríndia-afro ( dominação, colonização e resistência), Revolução Industrial e Revolução Francesa.

O Espaço geográfico; Cartografia; O sistema terrestre; Estrutura geológica,
relevo e solos (Geral e Brasil); Clima e hidrografia (Geral e Brasil); Vegetação (Geral e do Brasil); Domínios
Morfoclimáticos do Brasil; Os recursos energéticos; Políticas ambientais.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Variedades linguísticas na construção do texto; os versos e seus
recursos musicais; a poesia de tradição oral: o cordel; a coerência e a coesão na construção do texto; o texto
teatral; escrevendo com técnica a descrição; projeto: a palavra em cena; o e-mail: produzindo e-mail; a
ambiguidade na construção do texto (semântica do discurso); trabalhando o gênero: produzindo o debate;
projeto: feira da inclusão digital; produzindo artigo de opinião; produzindo seminário: planejamento e
preparação de um seminário; como apresentar um seminário em grupo; propostas e produção de seminários.

  • Visão geral dos manipuladores: O que é Robótica; introdução à Robótica; história da
    Robótica; Leis da Robótica.
  • Fundamentos de tecnologia: Automação e Robótica; automação rígida, automação
    programável; automação flexível; definição de robô; aplicações de robôs;
    classificação de robôs; componentes de um robô industrial; estrutura dos manipuladores; conceito de mobilidade de manipuladores; tipos de juntas; volume de
    trabalho de manipuladores; resolução espacial, resolução do controlador; precisão;
    repetibilidade, conceito de grau de liberdade – GDL (degree of freedom – DOF).
  • Descrição matemática de manipuladores: classificação de manipuladores: robôs cartesianos, robôs cilíndricos, robôs esféricos, robôs SCARA’s, robôs antropomórficos, conceito de robôs paralelos ou de cadeia fechada; sistemas de
    coordenadas em robótica; localização de um manipulador; rotações elementares:
    rotações em torno do eixo Z, em torno do eixo X, em torno do eixo Y; representação de um vetor (orientação); composição de matrizes de rotação; representações
    mínimas: ângulos de Euler, ângulos RPY; matriz homogênea.
  • Modelagem de cinemática direita: Conceitos; Convenção de Denavit-Hartenberger (DH); parâmetros de D-H; manipulações de matrizes homogêneas.
  • Cinemática diferencial: matriz Jacobiana; Jacobiano analítico; Jacobiano geométrico;
    definição de singularidades cinemáticas.
  • Modelagem de cinemática inversa: Conceitos; introdução à cinemática inversa de robôs no plano 2D; introdução à cinemática inversa de robôs tridimensionais;
    conceito de cinemática inversa numérica.
  • Análise e controle de movimentos dos robôs: Conceitos de controle descentralizado;
    controle centralizado; algumas estruturas de controle.
  • Introdução à modelagem dinâmica e controle de movimentos: formulação de
    Lagrange; formulação de Newton-Euler.
  • Geração de trajetórias: definição de caminho; definição de trajetória; definição de trajetória contínua e ponto-a-ponto; introdução ao planejamento de trajetórias:
    polinôminos; perfil de velocidade trapezoidal.
  • Órgãos terminais: tipos comuns de efetuadores.
  • Sensores em robótica: tipos comuns de sensores; sensores internos: transdutores de
    posição, transdutores de velocidade; sensores externos: sensores de força, sensores
    de distância (range sensors) sensores de visão; transmissões; atuadores.
  • Programação de robôs: métodos de programação; programação on-line; programação
    por aprendizagem – point-to-point; programação via teach-pendant; programação offline; instruções básicas de programação; linguagens de programação de robôs

2ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 2ª série do Ensino Médio Regular Focado em Matemática e suas Tecnologias.

História social do Romantismo; O Romantismo em Portugal; O
Romantismo no Brasil – a poesia; O Romantismo no Brasil – a prosa; História social do Realismo, do
Naturalismo e do Parnasianismo; O Realismo em Portugal; o Realismo e o Naturalismo no Brasil;
Parnasianismo no Brasil. Substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, artigo, numeral, interpretação de texto.

  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
    propor alternativas para sua superação.
  • Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

Comparative and Superlative (review). Countable and Uncountable nouns
Review of verb tenses: (Simple Present / Present Continuous / Going to / Imperative /
Simple Past / Past Continuous) . Simple Future e Future Continuous Present Perfect
Present Perfect x Simple Past Present Perfect Continuous. Past Perfect / Past Perfect
Continuous Reflexive Pronouns (review)Tag Questions Some / Any / No (review) Relative
Pronouns.

-¿Cuáles son tus tus derechos y deberes-El presente de indicativo
verbos irregulares- ¿Practicas algún deporte?- Expresar acciones en desarrollo- Los usos de los verbos haber
y tener- Los tipos de vivenda – Salud- ¿Has estado bien?- Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
perfecto compuesto – Estados de ánimo- ¿Qué hacías cuando eras niño?- Uso dos verbos no pretérito en
español: pretérito imperfecto- ¿Todavía se envían cartas? – Uso dos verbos no pretérito en español: pretérito
indefinido- condicional simple- carta comercial y telegrama- carta para solicitar trabajo

Circunferência trigonométricas e triângulos – Funções trigonométricas
– Sequências e Progressões – Matemática Comercial e Financeira – Matrizes – Sistemas Lineares

– Termologia: A temperatura a energia e o calor–Calor sensível e
latente–Gases perfeitos e Termodinâmica – Ondulatória Ondas – Radiações – Acústica – Noções de
Astronomia.

funções inorgânicas (complemento) / reações inorgânicas
/reações de oxirredução / relações de massa / estudo dos gases / estequiometria.

Introdução à fisiologia e anatomia humana: corpo humano, saúde e
qualidade de vida. Corpo em movimento (músculos, ossos, cartilagens). Nutrição e transporte de substâncias
(digestão, respiração, circulação, excreção). Controle e defesas do corpo (homeostase, sistema nervoso,
sistemas endócrino e imune). Reprodução e saúde (saúde sexualmente reprodutiva e ISTs: infecções
sexualmente transmissíveis). Gametogênese: masculina e feminina.
Introdução à Genética: genoma, genótipo, genes. DNA, RNA e síntese de proteínas. Cromossomos: sexuais
e autossomos. Cariótipos e anomalias cromossômicas: estruturais e numéricas. Mutações, aconselhamento
genético e diagnóstico pré-natal. Biotecnologias antigas e atuais. Melhoramento genético. DNA recombinante.
Clonagem de DNA. Transgenia. Teste de paternidade. Projeto Genoma Humano. Bioética e Genética.
As contribuições de Mendel: herança mendeliana e variações. Dominância Completa, Primeira Lei de Mendel
e as relações com a meiose. Segunda Lei de Mendel e as relações com a meiose. Tipos de herança e as
doenças na espécie humana: dominância incompleta, codominância, alelos letais. Alelos múltiplos e tipos
sanguíneos. Possibilidades e incompatibilidades nas transfusões sanguíneas.

período monárquico brasileiro, 2ª Revolução Industrial, Imperialismo,
1ª e 2ª Guerras Mundiais, Guerra Fria, Brasil republicano e globalização e desigualdades

O espaço geoeconômico industrial, Economia e indústria
no Brasil, Os recursos energéticos, O espaço agrário, Agropecuária no Brasil, A dinâmica
das populações na rede global, O contexto demográfico do Brasil, O Mundo urbano, O
Brasil urbano.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Empreendedor X Sociedade; Oportunidades, Nichos de Mercado,
Segmento de Mercado / Quebra de Paradigmas; Risco e Análise de Risco; Capital de Giro e Outros
Indicadores Financeiros; Política Econômica X Empreendedorismo; Mercado Financeiro – Produto Bancário,
Bolsa de Valores, Cotação de Dólar X Empreendimento; Plano de negócios: estrutura, estratégia e
planejamento.

Noções de Metodologia Científica; Projeto de Pesquisa; Diretrizes para Leitura, Compreensão e Elaboração de
Textos Científicos; Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos.

– Sistema internacional de medidas (SI).- Movimento Uniforme.-
Movimento Uniformemente variado.- Queda livre.- Lançamento horizontal – Estática – Densidade – Leis de
Newton – Força de atrito – Lei de Hooke – Espelhos planos.- Espelhos esférico – Eletricidade –
Eletromagnetismo.

normas de segurança no laboratório / materiais e
equipamentos / propriedades dos materiais / preparação, diluição e mistura de soluções /
ácidos e bases, indicadores, pH e pOH / reações inorgânicas / estequiometria.

Produzindo a notícia; escrevendo com adequação: título, legenda e texto-legenda; produzindo a entrevista; projeto: sarau gótico: “Oh! My goth!; produzindo a reportagem;
produzindo a crônica; projeto: jornal mural: os focas.

Área das figuras planas; Transformações no plano e recursividade

3ª Série

Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da 3ª série do Ensino Médio Regular Focado em Matemática e suas Tecnologias.

História social do Simbolismo; O Simbolismo em Portugal e no Brasil;
História Social do Modernismo; O Modernismo em Portugal: a primeira geração; O Modernismo no Brasil: a
primeira geração; A Segunda fase do Modernismo: prosa e poesia; A Literatura Contemporânea.
Concordância verbal e nominal; a pontuação; Análise sintática: período simples; Coordenação e
Subordinação; Regência verbal e nominal, Colocação pronominal; Interpretação de textos.

  • Relacionar e associar a prática de exercícios físicos à promoção da saúde,
    reconhecendo a importância da adoção de um estilo de vida saudável.
  • Esportes – Basquetebol – Handebol – Futsal
  • Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de
    rede/parede, campo e taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
    nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas
    para praticar.
  • Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas,
    sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as
    modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte.
  • Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e
    propor alternativas para sua superação.
  • Discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.
  • Ginástica
  • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as
    exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de
    cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida,
    saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
  • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza,
    considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático
    etc.).

Reading/Comprehension; Vocabulary- Some, any, no and
compounds- Relative Pronous – Conditional Sentences; – Irregular verbs. –
Reading/Comprehension;- Vocabulary;- Direct and Indirect Speech – Future Perfect –
Irregular verbs – Tag questions; – Reading/Comprehension- Vocabulary- Irregular verbs; –
Passive Structures; – Verb tense review;

Todos los días nos transformamos- ¿Se transformo en príncipe el
sapo?- Las interjecciones- Los verbos de cambio – Los muchos sentidos de quedar (se)- Actualidades: internet
y ecología- ¿Para qué sirve la red?- Presente de subjuntivo- Sitios de interés- Expresando deseo, duda,
suposición-¿Te toca defender la naturaleza? – La argumentación- ¿Manda quien puede, obedece quien tiene
cordura?- El imperativo- El imperativo afirmativo- El imperativo negativo.

Análise Combinatória – Probabilidade – Estatística básica – Medidas
de Centralidade e dispersão – Tópicos de Geometria Analítica – Tópicos de Álgebra

– Eletrostática: Cargas elétricas – Campo elétrico – Potencial elétrico.
– Eletrodinâmica: Corrente elétrica-Tensão e resistência elétrica-Geradores e circuitos elétricos-Energia
elétrica: geração de consumo-Energia e potência elétrica.
– Eletromagnetismo: Introdução – Corrente elétrica e campo magnético – Indução eletromagnética.

Estudo das soluções / compostos orgânicos /
termoquímica /
Cadeias carbônicas / cinética química / funções orgânicas / equilíbrios químicos / isomeria /
reações orgânicas.

Ciência e poder no mundo contemporâneo; problemas de bioética; ética
ambiental: um contrato natural?

Introdução a Sociologia; Sociologia Política e Sociologia do Trabalho.

Plano de Marketing; 4 Ps do Marketing; Qualidade no
Mercado Empreendedor; Estrutura do Projeto Piloto do Empreendimento; Implementação,
Acompanhamento, Controle, Avaliação de Mercado; Etapas do Plano de Negócios / Processo de
Execução de um Plano de Negócios; Relações de Trabalho X Empreendimento; Etapas do Plano de
Negócios / Processo de Execução de um Plano de Negócios; Plano de Negócios – Análise de
Resultados.

O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o Ensino
Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são
subdividas em competências que medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas
levantados nas questões.

Unidade 1 – A pesquisa e o conhecimento
Unidade 2 – O problema científico
Unidade 3 – A construção do projeto de pesquisa
Unidade 4 – O Trabalho de Conclusão de Curso

Produzindo a crítica, o editorial, projeto: dois olhares entre a razão e a
antirrazão; o cartaz e o anúncio publicitário; o conto; projeto: arte em revista; a carta de leitor; o texto
dissertativo-argumentativo; projeto: mostra de arte moderna: duas gerações; tipos de introdução do texto
dissertativo-argumentativo; projeto: sarau: poesia e música.

 – Prisma e pirâmide – Cilindro e Cone – Esfera

Pular para o conteúdo