Estruturas Básicas do Curso
BNC - Base Nacional Comum
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas da BNC durante todo o curso de Mecatrônica.
Língua, Literatura e Produção de Textos;
Gramática:
- fonologia;
- morfologia;
- sintaxe;
- figuras de linguagem;
- figuras de pensamento e construção;
- ortografia
Literatura:
- Dos promórdios da Literatura
(Portuguesa e Brasileira às
Produções contemporâneas)
Produção de Texto:
- gêneros textuais;
- narração;
- descrição;
- dissertação;
- produção de textos embasados nas teorias adotadas.
- Fundamentos de esportes coletivos;
- Esportes individuais, ginásticas;
- Lutas e atividades rítmicas expressivas;
- Jogos e brincadeiras;
- Fundamentos da recreação;
- Conceito de saúde;
- Sedentarismo.
- Verb to be (present/ past);
- Personal pronouns;
- Simple Present;
- Simple Past / Present (short and long answers);
- Demonstrative pronouns;
- Prepositions and adverbs of place;
- Present Continuous: affirmative, negative, interrogative;
- Adverbs of frequency;
- When? : in / at / on.
- How often? Once / twice;
- Like / need / want / + infinitive;
- Modal verbs: can / may;
- Was / were: negative and interrogative;
- There was / there were;
- Was / were born. How old?;
- The influence of English in the Portuguese Language;
- People through the music;
- Songs.
- Simple Past: negative and
interrogative; - Simple Past with question words;
- Present and Past Tenses contrasted;
- Simple Past: irregular verbs, affirmative, negative and interrogative;
- Past Continuous;
- Little / few;
- Some / any – no / none;
- Somebody / everybody / anybody / nobody;
- Something / everything / anything / nothing;
- Comparative forms of adjectives;
- Future with Going to;
- Future with Present Continuous;
- Future with will;
- Writing correspondence: from the papyrus and feather to the computer;
- Healthy food x junk food;
- Sewing the sentences and building bridges;
- Songs.
- If Clauses: Will / Would;
- Conditional: Would;
- Modal verbs: could, may / might, ought to, must / have to;
- Mustn´t / don´t have to;
- Must / can´t;
- Modal verbs: summary;
- Present Perfect and Simple Past contrasted, with since or for;
- Present Perfect Continuous;
- Reflexive pronouns / reciprocal pronouns;
- Past Perfect;
- Irregular Verbs;
- Tales;
- English around the world and through the ages;
- Technology and work;
- Songs.
– El alfabeto español
– El tratamiento formal e informal
– Los pronombres personales
– Los verbos regulares en presente de indicativo
– Los verbos irregulares en presente de indicativo
– El verbo gustar, encantar, caer y preferir
– Vocabulário relacionado con alimentos y bebidas
– Vocabulário relacionado con restaurante
– El verbo quedar
– Vocabulário relacionado con vestimenta
– Vocabulário relacionado con tiendas
– Los pronombres complemento de objeto directo
A renovação artística e cultural da segunda metade do século XIX.
– A virada do século.
– O nascimento da arte moderna.
– Impressionismo.
– Arte brasileira no final do século XIX e início do XX.
– Inovação na arquitetura.
– Pré-Modernismo e Modernismo no Brasil.
– Arte Moderna no Brasil.
– A semana de Arte Moderna de 1922.
– O Modernismo na arquitetura brasileira.
– O Modernismo na literatura brasileira.
– A “geração 80” e as tendências contemporâneas.
– Panorama histórico e cultural dos anos 1980 – Geração 80.
– Os anos 1990 Tendências na virada do milênio. Mulheres artistas na contemporaneidade.
– Além da experiência visual do objeto.
– Alternativas do final do século XX.
Introdução a lógica matemática
• Raciocínio lógico-matemático
• Definições e princípios
• Conectivos
• Quantificadores
• Regras de dedução
Teoria de Conjuntos
• Operações
• Diagramas
• Resolução de problemas
• Conjuntos numéricos
Funções – Conceitos gerais
• Definição Geral
• Gráficos
• Aplicação a problemas gerais
Função do 1º grau
• Estudo da reta
• Aplicações
Função do 2º grau
• Estudo da parábola
• Aplicações
Geometria Plana
• Área de figuras planas
• Polígonos
• Estudo de Triângulos
Geometria Espacial
• Poliedros
• Prismas
• Pirâmides
Sequências Numéricas
• Definição
• Progressão aritmética
• Progressão geométrica
• Sequências recorrentes
Introdução à Física
- Medidas;
- Potências de dez – Ordem de
grandeza; - Algorismos significativos;
- Operações com algarismos
significativos; - A origem do sistema métrico.
- Movimento retilíneo
- Movimento retilíneo uniforme
- Velocidade instantânea e velocidade média;
- Movimento retilíneo uniformemente variado;
- Queda livre;
- Galileu Galilei;
- Vetores – Movimento curvilíneo;
- Grandezas vetoriais e escalares;
- Soma de vetores;
- Vetor velocidade e vetor aceleração;
- Movimento circular uniforme
- Composição de velocidades;
- Primeira e terceira Leis de Newton;
- Movimento de uma força;
- Equilíbrio de um corpo rígido;
A segunda Lei de Newton
- Unidades de força e massa;
- Massa e peso;
- Queda com resistência do ar;
- Forças do movimento circular;
- Movimento de um projétil;
- Aplicação das leis de Newton a sistema de corpos;
- Gravitação Universal;
- As leis de Kepler;
- Movimento de satélites;
- Variações da aceleração da gravidade.
Hidrostática
- Pressão e massa específica;
- Pressão atmosférica;
- Variação da pressão com a
profundidade; - Aplicações da equação fundamental;
- Princípios de Arquimedes;
- Conservação da energia;
- Trabalho de uma força;
- Potência;
- Trabalho e energia cinética;
- Energia potencial gravitacional;
- Energia potencial elástica;
- A descoberta do Nêutron.
A importância da química para a sociedade.
- Como solucionar os problemas atuais?
- Os fenômenos: determinísticos e aleatórios, evidências macroscópicas das reações químicas;
- Reconhecimento das substâncias por suas propriedades;
- As Leis Científicas;
- Princípios de utilização do laboratório químico;
- Classificação e propriedades das misturas;
- As soluções e as substâncias simples e compostas;
- As equações químicas e seu balanceamento;
- A notação científica ou exponencial.
O Sistema Internacional (SI) de unidades.
- Conversão de unidades;
- As leis dos gases;
- O número de Avogadro e o conceito
mol; - As reações quantitativas ( Leis de Lavoisier e Proust).
O modelo Microscópico da matéria e o movimento.
- Os modelos atômicos de Dalton,
Rutherford e Borh; - Átomo, massa atômica, símbolos químicos;
- A teoria do Big Bang e a formação dos
átomos; - Boa alimentação, saúde e atividade
física; - O algoritmo do metabolismo;
- Temperança, bons hábitos, vícios,
sedentarismo; - A alquimia e sua contribuição histórica;
- Os Ciclos Biogeoquímicos e os
Fluxogramas da Indústria Química; - Lixo eletrônico;
- Esgotamento dos Recursos Naturais.
Citologia
- Conceito de Vida;
- A Biologia como Ciência;
- Teoria celular;
- Composição química da célula;
- Biomoléculas;
- Metabolismo energético (anabolismo e catabolismo)
- Organização funcional da célula;
- Célula procariota e eucariota;
- Estruturas celulares;
- Mecanismos de transporte celular;
- Citoplasma e organetas;
- Bioenergética;
- Respiração celular;
- Fotossíntese;
- Núcleo (replicação, transcrição e
tradução); - Reprodução celular: Mitose e Meiose;
- Reprodução nos seres vivos (tipos de
reprodução).
Ecologia
- Ação antrópica sobre o ambiente na
perspectiva da sustentabilidade; - Níveis de organização dos seres vivos;
- Conceitos básicos da Ecologia;
- Cadeias alimentares;
- Teias alimentares;
- Fluxo de matéria e energia;
- Pirâmides ecológicas;
- Ciclos biogeoquímicos;
- Relações ecológicas;
- Ecossistemas terrestres e aquáticos;
- Dinâmica das populações e das
comunidades; - Sucessão ecológica e comunidade
clímax.
Ambiente e Saúde
- Saúde como direito;
- Sexo e sexualidade;
- Desequilíbrios da saúde.
- Formação dos Estados Nacionais na América Espanhola;
- A independência do Brasil e a opção pela monarquia em relação aos outros países latino-americanos;
- Primeiro e Segundo Reinado;
- A abolição da escravidão;
- República Oligárquica;
- Primeira Guerra Mundial.
- Conceitos e categorias da Geografia;
- Localização e Orientação;
- A linguagem cartográfica;
- Estruturas e formas do relevo;
- Clima;
- Solo;
- Hidrografia;
- Biomas e formações vegetais.
O que é Sociologia?
- Tipos de conhecimentos: senso
comum, ciência, religião e filosofia. - Contextualização das Ciências sociais;
- De que se ocupam as Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas e Economia;
- Sociologia como ciência e suas origens;
- Comitê: a sociologia como Física
Social. - DurKheim: fato social, direito e anomia, solidariedade e coesão, ética e
mercado. - Marx: da cooperação a propriedade
privada, classes sociais, teoria e prática; - Weber: ação social, os caminhos da racionalidade, as burocracias modernas, o tempo mudou?
- Mudanças e resistências, o
protestantismo e o espírito do
capitalismo, o mundo desencantado.
Cultura e Sociedade
- Conceito de cultura, gênero e
- Etnias européias, africanas, afrobrasileiras e indígenas): atitudes, preconceitos e estereótipos;
- Identidade de gênero e diversidade
sexual; - Multiculturalismo e diversidade;
- Etnocentrismo e relativismo cultural;
- Manifestações culturais;
- Cultura, Subcultura e Contra Cultura;
- Cultura de massa e Indústria Cultural;
- Globalização cultural;
- Movimentos sociais.
O que é a Filosofia?
- Caracterização da filosofia
- O mito e a filosofia: Continuidade ou Ruptura
- Condições que possibilitam o surgimento do pensamento filosófico.
- O nascimento da filosofia: os pré-socráticos.
O pensamento filosófico na Grécia Antiga.
- Sócrates
- Platão
- Aristóteles
Lógica
O que é Lógica?
- Elementos da Lógica clássica
- Silogismos, argumentação e falácias
- Lógica Matemática: primeiras noções
Cálculo Sentencial
- a) O que é sentença
- b) Sentenças simples e compostas
Simbolização de Sentenças
- a) Linguagem natural e formal
Operações Lógicas
- Negação de sentença
- Conjunção de sentença
- Disjunção de sentenças
- Condicional
Estrutura Técnica
1° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 1° ano do curso de Mecatrônica.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.
Representações Gráficas; Conceito de desenho técnico; norma ISO; linhas; geometria; cotagem; perspectiva
isométrica; projeção ortogonal; noções sobre cortes; tolerância dimensional, noções sobre representação
esquemática de tubulação e noções sobre diagramas elétricos; Leitura de desenhos mecânicos; Unificação
de simbologia gráfica, sistema de projeções; critérios de cotagem; rugosidade; tolerâncias; Representação
cotada de peças simples e complexas; Representação de desenho complexo de montagem.
Noções de eletrostática: Tensão e corrente elétrica; Resistência elétrica; Medidas de resistência elétrica;
tensão e corrente elétrica com multímetro; Características da resistência elétrica; Leis de Ohm e potência
elétrica; circuito série, paralelo e misto; divisores de tensão, corrente; Leis de Kirchhoff.
Potência de dez; Prefixos numéricos; Notação de engenharia, Resistor e código de cores, Semicondutores:
Diodo semicondutor; Circuitos retificadores; Diodo Zener (Estabilização); Transistor de junção bipolar (TJB);
configurações básicas – EC, CC e BC; Polarização e aplicações básicas.
Sistemas de numeração; Operações no sistema binário e hexadecimal; Portas lógicas; Álgebra de Boole;
Simplificação de circuitos lógicos; Mapas de Veitch-Karnaugh; Análise de circuitos combinacionais;
Multiplexadores e Demultiplexadores; Codificadores e Decodificadores; Tipos de Flip-Flop’s e circuitos
contadores.
Aços, ferros fundidos, materiais não ferrosos e não metálicos (definição, classificação,
propriedades, aplicações e tratamento térmico);
Normas técnicas específicas para materiais;
Materiais mecânicos e meio ambiente (NR25 – Resíduos sólidos);
Ensaios mecânicos: (Tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão,
embutimento, torção, dureza, fadiga e impacto);
Estudar os fundamentos físicos, mecânicos e metalúrgicos da soldagem.
2° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 2° ano do curso de Mecatrônica.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Sociais e Ciências da
Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que medem as habilidades
técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas questões.
Conceitos fundamentais de corrente alternada;
Geração de tensão C.A.;
Ondas periódicas;
Frequência, período, amplitude, valor de pico, valor de pico-a-pico, valor eficaz (RMS);
Conversão polar-retangular e retangular-polar;
Aplicação dos elementos R, L, e C em C.A.;
Circuitos RL, RC e RLC série e paralelo em C.A.;
Análise reatância capacitiva, reatância indutiva, Impedância complexa e defasagem
angular;
Fasores e diagramas fasoriais;
Potências em C.A. (ativa, reativa e aparente);
Fator de potência e correção do fator de potência;
Triângulo de potência;
Sistemas trifásicos (ligação estrela e triângulo).
Tiristores: SCR: Circuitos de disparo; TRIAC; DIAC; GTO; IGBT: aplicações em circuitos. Retificação
controlada; Fontes chaveadas; Inversores e conversores.
Introdução à Pneumática; Ar Comprimido; Atuadores Pneumáticos; Válvulas Direcionais; Circuitos básicos;
Comandos Sequenciais; Elementos Elétricos e Processamento de Sinais; Elementos de Conversão de
Sinais; Comandos Eletropneumáticos Básicos; Características dos Sistemas hidráulicos; Impactos
ambientais do óleo hidráulico quando descartado de forma indiscriminada; Contaminação em sistemas
hidráulicos; Grupo de Acionamento; Atuadores Hidráulicos; Válvulas Direcionais, Pré-operadas, de
Retenção, de Fluxo e Reguladora de Pressão; Circuitos hidráulicos; Atuador Hidráulico Giratório;
Acumulador Hidráulico; Elementos de Sinais Elétricos; Processamento de Sinais Elétricos; Eletroválvulas
Hidráulicas Convencionais; Formular e montar circuitos eletro-hidráulicos básicos.
Conceitos básicos do Sistema Operacional Windows: editores de Texto; planilhas eletrônicas e gráficos;
Ferramentas de pesquisa na Internet; Algoritmos; Linguagem de programação estruturada; Programação na
linguagem C/C++; varáveis e tipos de dados; instruções de entrada, saída e de atribuição; estruturas de
seleção e estruturas de repetição. Tipos estruturados de dados; Arrays mono e multidimensionais; ponteiros
e alocação dinâmica de memória; Manipulação de arquivos em disco.
Fundamentos de eletromecânica: Noções de magnetismo; Lei de Lenz; Força eletromagnética;
Transformadores; Geradores elementares; Máquinas de corrente contínua; Motores de indução monofásicos
e trifásicos; Motores de passo e Servo motores.
Introdução aos processos de soldagem; máquinas de solda; tipos e características; aplicação dos processos
de solda com eletrodo revestido, MIG, TIG e Oxiacetilênica; tipos, características e especificações de
eletrodos. Operações básicas de soldagem elétrica e oxiacetilênica.
Tração e compressão; cisalhamento; força cortante; momento fletor; flexão; torção; flambagem e elemento
de máquinas submetidos a combinação de esforços.
1. Empreendedor x Sociedade
2. Oportunidades
3. Nichos de Mercado
4. Segmento de Mercado/Quebra de Paradigmas
5. Risco e Analise de Risco
6. Capital de Giro e Outros Indicadores Financeiros
7. Politica Econômica x Empreendedorismo
8. Mercado Financeiro – Produto Bancário
9. Bolsa de Valores
10. Cotação de Dólar x Empreendimento
1. Noções de Metodologia Científica
2. Projeto de Pesquisa
3. Diretrizes para Leitura
4. Compreensão e Elaboração de Textos Científicos
5. Uso e Aplicação das Normas da ABNT para Elaboração de Trabalhos Científicos
3° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes às disciplinas técnicas do 3° ano do curso de Administração.
O Enem está dividido em 4 áreas que envolvem todas as disciplinas aprendidas durante o
Ensino Médio divididas em Matemática, Língua Portuguesa / Técnicas de Redação,
Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Estas áreas são subdividas em competências que
medem as habilidades técnicas e gerenciais do aluno frente aos problemas levantados nas
questões.
Introdução aos sistemas de controle CLP – princípio de funcionamento;
principais formas de programação em CLP; Linguagem descritiva – sintaxe e comandos; Regras de
operação com variáveis; Compilador para a linguagem descritiva; Documentação de projetos; Integração a
Sistema Flexível de Manufatura. Introdução ao comando numérico; Processos de usinagem com máquinas
CNC; Sistemas de coordenadas; Estrutura e características de programação; Linguagem de Programação;
Parâmetros Tecnológicos de usinagem; Características das fresadoras e dos centros de usinagem CNC;
Programação e simulação gráfica em três eixos; Introdução ao CAM; Sistema de aplicativo de CAM:
Instalação, características e operação; Aplicações gráficas; Introdução aos Sistemas Flexíveis de
manufatura: Partes, Componentes, Programação e operação; Acessórios especiais para máquinas
ferramentas; dimensionamento de um Sistema Flexível de Manufatura; Manutenção.
Histórico; Classificação dos robôs; Robôs industriais: conceitos básicos, classificação, características de
construção e controle; Normas de segurança para robôs industriais. Graus de liberdade; Volume de trabalho;
Medidas de desempenho; Programação de robôs; Modos de programação; Tipos de ferramentas;
Programação off-line e simulação; Sensores: eletromecânicos, de posição; Atuadores discretos: relés e
solenóides; Atuadores: lineares, rotativos e de posição; Automação de Sistemas de Manufatura: Utilização
de robôs, layout de células, aplicações típicas, vantagens e limitações.
Noções de manutenção industrial: Preditiva; preventiva e corretiva; Noções de TPM; Noções de custo: fixos
e variáveis; diretos e indiretos; breakvening point; Projetos mecatrônicos: Desenvolvimento e montagem de
conjuntos mecânicos aplicados em mecatrônica; Desenvolvimento e montagem de circuitos eletrônicos
aplicados à mecatrônica; Integração de sistemas mecânicos e eletrônicos em sistemas mecatrônicos.
Arquitetura geral de um sistema micro controlado e micro processado;
Características básicas dos circuitos microcontroladores;
Programação de microcontroladores em C++;
Implantação de um sistema micro controlado;
Implantação de um sistema micro controlado em C, utilizando robótica;
Robôs industriais;
Classificação, características de construção e controle, normas de segurança para robôs
industriais;
Programação de Robôs.
Modbus; Fieldbus; Fundation; Profibus; OPC e Hart; Redes de computadores; switches; roteadores; hubs;
Meios físicos: Fibra ótica, UTP; RS-232 e RS-485; Protocolo de Wireless – zigbee.
Introdução e componentes de um sistema de controle;
Descrição de processos industriais, envolvendo sensores, atuadores e controladores;
Conceitos gerais sobre instrumentação industrial;
Instrumentos para medição de nível, de pressão, de vazão, de temperatura e instrumentação
analítica.
Tipos de Manutenção;
Manutenção de elementos de máquinas;
Planejamento da manutenção;
Classificação e Nomenclatura dos Processos de Usinagem;
Processos de Usinagem em Máquinas Operatrizes convencionais (ferramentas de corte, cálculos
de corte e fluídos de corte);
Processos não convencionais de usinagem;
Cálculos: seção do cavaco, força de corte e potência de corte;
Máquinas operatrizes convencionais: (tipos, características e recursos operacionais);
Máquinas operatrizes convencionais: (operações básicas de torneamento, frenagem, retificação
e roscas);
Máquinas especiais de usinagem – CNC
1. A pesquisa e o conhecimento
2. O problema científico
3. A construção do projeto de pesquisa
4. O trabalho de conclusão de curso