Ensino Fundamental I
1° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 1° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| Eu tenho um nome; Sílabas iniciais; Lista dos nomes da classe; Alfabeto e ordem alfabética; Eu brinco; Formação de palavras pela troca de letras; Nome de brinquedos e de brincadeiras; Eu imagino um castelo; Sílabas iniciais, mediais e finais; Cantiga de roda; Parlenda. |
2º TRIMESTRE
| Eu gosto de animais; Palavras dentro de palavras, palavras compostas; Nome de animais, das letras e letra inicial; Poema; Eu faço festa; Sílaba inicial de palavras; Festa Junina; Conto; Eu invento; Escrita de palavras; Sílabas iguais em palavras diferentes; A roda; Poema. |
3º TRIMESTRE
| Eu pratico esportes; Sílaba inicial, final e rimas; Modalidades esportivas; Separação das palavras; Poema; Eu estudo os dinossauros; Partes comuns de palavras diferentes; Poema. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1: O espaço de todos nós · O espaço público. · Uma questão de espaço. · O lazer de todos. · Espaços e memória. Unidade 2: A formação das cidades · Os primeiros grupos. · Das vilas às cidades. · A ocupação do espaço por meio do comércio. · A preservação das primeiras formações humanas. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 3: A vida no campo e as migrações · As grandes plantações: a cana-de-açúcar. · Pecuária e ocupação do interior. · A cafeicultura e a formação da população. · Do campo para a cidade: as fábricas e os operários. |
3º TRIMESTRE
| Unidade 4: Vida na cidade: a urbanização · Diferentes lugares: os municípios. · Cidade, trabalho e indústria. · O crescimento das cidades. · O modo de vida nas cidades. |
1º TRIMESTRE
| Quem é você: * Características físicas e diversidade. * As partes do corpo humano. * Órgãos dos sentidos. * Saúde e higiene. |
2º TRIMESTRE
| – A família: * Períodos do dia e escalas de tempo. * Atividades da rotina pessoal e familiar. * As atividades dos seres vivos e os períodos do dia. * Animais diurnos e noturnos. – Lugar de morar: * Higiene e organização dos ambientes da casa. * Noções de separação de resíduos. * O uso da água. |
3º TRIMESTRE
| – Lugar de morar: * Cuidados com os animais domésticos. * Os materiais da construção. * Transformações dos materiais. * As moradias dos animais. – Lugar de estudar: * Higiene e organização da escola. * Objetos escolares. * Características dos materiais. * Noções de reutilização e reciclagem. * Hábitos alimentares e alimentação saudável |
1º TRIMESTRE
| Quem é você: * Características físicas e diversidade. * As partes do corpo humano. * Órgãos dos sentidos. * Saúde e higiene. |
2º TRIMESTRE
| – A família: * Períodos do dia e escalas de tempo. * Atividades da rotina pessoal e familiar. * As atividades dos seres vivos e os períodos do dia. * Animais diurnos e noturnos. – Lugar de morar: * Higiene e organização dos ambientes da casa. * Noções de separação de resíduos. * O uso da água. |
3º TRIMESTRE
| – Lugar de morar: * Cuidados com os animais domésticos. * Os materiais da construção. * Transformações dos materiais. * As moradias dos animais. – Lugar de estudar: * Higiene e organização da escola. * Objetos escolares. * Características dos materiais. * Noções de reutilização e reciclagem. * Hábitos alimentares e alimentação saudável |
1º TRIMESTRE
| Posicionamento: frente, atrás, entre, direita, esquerda, em cima e embaixo. Comparações: comparar quantidades. Símbolos e códigos. Cálculo mental. Contagem e representação de quantidades: números até 10, sequências, dez unidades ou uma dezena, números até 20. Usando dinheiro. Números até 31. Comparar e ordenar: comparações e números na forma ordinal. Adição com números até 10. Subtração com números até 10. |
2º TRIMESTRE
| Figuras geométricas: objetos que lembram figuras geométricas, figuras geométricas não-planas, figuras planas e arte, Tangram. Localização e deslocamento. Cálculo mental. Números de 10 em 10 até 100. Números no cotidiano. Medições: instrumentos para medir. Medidas de comprimento: comparação, centímetro e metro. Medidas de massa e capacidade. Medidas de tempo. Cédulas e moedas do Brasil. |
3º TRIMESTRE
| Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Números: formando números. Geometria: qual é minha posição? Figuras geométricas. Grandezas e medidas. Álgebra: padrões e problemas. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1 – Brincar é bom: Brinquedos; Bolas; Bonecas; Amarelinha; Ciranda-cirandinha; Pular corda; Cama de gato; Terra-mar: Atre Naïf; Legendaas. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 2 – As linguagens da arte: Artes visuais; Música; Dança; Teatro; Conheça o artista – Joseph Jacobs Paisagem sonora; A natureza como inspiração; Conheça o artista – Antonio Lucio Vivaldi; Unidade 3 – O circo chegou: Circo; Arte circense; O circo no Brasil; Adereços e maquiagem; Musicando; Conheça os artistas – Palhaços Benjmin, Piolin e Carequinha |
3º TRIMESTRE
| Unidade 4 – Histórias em quadrinhos: Um pouco de história; Tirinha; HQ; Elementos das histórias em quadrinhos; Balões; Legendas; Onomatopeias; Correio Passatempo; Como uma HQ é feita; Roteiro; Desenho Arte-final; Gibiteca |
1º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Psicomotricidade. *Ginástica formativa e de habilidades. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Recreação. *Iniciação ao atletismo. |
2º TRIMESTRE
| *Organização espaço-temporal. *Psicomotricidade. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Brincadeiras folclóricas. *Dança – ritmo. *Iniciação a esportes com bola. |
3º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Brincadeiras folclóricas. *Iniciação ao atletismo. *Iniciação a esportes com bola. |
1º TRIMESTRE
| . Actions : Open the door , Come in. . Greeting : How do you do ? . Family members : mother , father , brother , baby sister .That’s my Family. . Numbers : 1 – 10 . How many ? . Animals : dog , cat , duck ,rat .What’s that ? It’s a dog. . Colors : blue , red , green , orange , pink , black , yellow , brown , white . How many dinosaurs? |
2º TRIMESTRE
| Body : head , shoulders , hands , feet , eyes , ears . Actions : turn around , clap . School objects : blackboard , pen , crayon , pencil , book , notebook. . People : student , teacher . Greeting : Hi ,teacher ! . Places : living – room , kitchen , garden , bedroom , bathroom .Where is the pumpkin ? . Food : orange , apple , lettuce , cheese , corn , broccoli . Adjectives : big , strong . Places : market , park , club , zoo , school , home . To / Back |
3º TRIMESTRE
| . Actions : can go , can touch , can clap , can say . Right hand / left hand . Sky . Good – bye ! . Animals : rabbit , elephant , lion , monkey , Bird . Adjectives : big , small , strong . Actions : hop , walk , roar , run ,fly . Means of transportation : bus , car , truck . Actions : go , wait , stop , look at . Food : cheese , bread , banana , orange , rice , beans . Animals : mouse , monkey , pig . . What can you buy ? . I’m hungry . . Shapes : circle , square , triangle , rectangle. . How many ? |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – NOME Aula 1 – Pulso Aula 2 – Senhor coelho Aula 3 – Coelho esperto Aula 4 – O bicho homem UNIDADE 2 – ANIMAIS Aula 1 – O urso polar Aula 2 – Ursinho esperto Aula 3 – Reunião dos animais Aula 4 – Catibiribé UNIDADE 3 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS Aula 1 – Morena do Brasil Aula 2 – Conhecendo o som dos instrumentos Acolhimento entre professores e alunos Palestra temática sobre a Cultura Afro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS Aula 3 Tum tum tum Aula 4 –Abre a roda tindolelê UNIDADE 4 – LUA Aula 1 – A lua Aula 2 – Olho pro céu Aula 3 –Sanfonina Aula 4 – Altos e Baixos UNIDADE 5 – GIRASSOL Aula 1 –Girassol Aula 2 – Ciranda Aula 3 – Improviso Aula 4 – Som das coisas Chá das avós Festa Junina |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 6 – DE ONDE VEM OS SONS Aula 1 – De onde vem os sons Aula 2 – O som das letras Aula 3 – Dora Aula 4 – Dó, ré, mi UNIDADE 7 – SONO DE GIBI Aula 1 – Sono de gibi Aula 2 – Hélio Ziskind Aula 3 – Graves e agudos Aula 4 – Vamos bater lata UNIDADE 8 – INTENSIDADE Aula 1 – Intensidade Aula 2 – Maná Aula 3 – Diálogo Aula 4 – O bicho homem II Palestra temática sobre Cultura Afro Cantata de Natal |
1º TRIMESTRE
| 1) Apresentação do sistema esquelético com reconhecimento de articulações básicas. 2) exercícios de relaxamento, concentração de respiração. 3) Jogos de expressão corporal a partir dos preceitos de Rudolf von Laban, Ítalo Rodrigues e Kathya Godoy. 4) Exercícios de consciência corporal. 5) Exercícios para a coordenação motora. |
2º TRIMESTRE
| 1) Desenvolvimento de exercícios de coordenação a partir de jogos e de improvisação. 2) Exercícios de criação de personagens a partir de estímulos imagéticos propiciados por temáticas diversas: a partir da imagem/ação e representação de seres inanimados, animais, pessoas, profissões e objetos. 3) Desenvolvimento de habilidades motoras e de coordenação a partir de danças folclóricas de diversos países: Brasil, Portugal, Itália, Grécia, etc. |
3º TRIMESTRE
| 1) Aprofundamento no desenvolvimento motor a partir de criação de cenas expressivas em que os alunos criem personagens inventados a partir de estímulos sonoros, imagéticos e vocais. 2) Estimulo ao desenvolvimento de habilidades motoras a partir de proposições que articulem os saberes individuais, escolares e culturais dentro da comunidade que cerca a realidade de cada aluno. 3) Avaliação dos procedimentos ao final do curso buscando, efetivamente observar os avanços alcançados durante o período letivo. |
2° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 2° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| –Eu me Divirto · História em quadrinhos · Letras e palavras · Quem sou eu? · Recitando trava-línguas · Parlenda · Alfabeto e nomes · Letras F e V – Eu decifro charadas · Adivinha · Ordem alfabética · Ouvindo uma história de cordel · Carta enigmática · Dicionário · Letras B e P, C e G – Eu respeito os outros · Fábula · Letras maiúsculas e minúsculas · Narrando fábulas · Propaganda · Alfabeto: Letra cursiva · Letras B e P, F e V, C e G, D e T · Cartaz |
2º TRIMESTRE
| – Eu canto e conto · Cantiga acumulativa · Silabas: formando palavras · Recontando um conto · Conto acumulativo · Uso da letra inicial maiúscula · C com som S e C com som K e QU – Eu sou curioso · Mito · Frase · Formação de palavras · Criando trava-línguas · Acompanhando uma aula · Ficha descritiva · Dicionário : Ordenação completa · L e R no meio e em final de sílaba – Eu cuido dos animais · Notícia · Frase · Dando título a uma notícia · Apresentando uma notícia · Texto dramático · Frase e pontuação · Som nasal: M e N |
3º TRIMESTRE
| Eu faço amigos · Capa de livro · Substantivo · Escrevendo uma mensagem · Relatando uma experiência pessoal · Singular e plural · Inho/inha,zinho/zinha,ão/ona – Eu faço de conta · Contos de fadas · Dicionário: verbete · Entrevistando um adulto · Conto de fadas moderno · Sinônimos e antônimos · Letras L e U |
1º TRIMESTRE
| – A passagem do tempo · O tempo dos relógios · Noções de tempo · Como percebemos o tempo passar · Presente, passado, futuro – A vida em comunidade · Harmonia na convivência · Viver em grupo · A rua tem história · Passado e presente de um bairro |
2º TRIMESTRE
| – Marcas da história · Memória e história · Documentos e registros pessoais · Memórias e tradições · Memória escolar |
3º TRIMESTRE
| – Trabalho · O que é trabalho? · Profissionais da comunidade · Profissões do passado · Trabalho e meio ambiente |
1º TRIMESTRE
| – Bairro: o seu lugar · Características do bairro. · Mudanças e permanências no bairro. · Pontos de referência e localização. · Migrantes do bairro. · Diferentes maneiras de representar os lugares. · Pontos de vista: visão oblíqua e visão vertical. – O dia a dia no lugar onde você vive · Os períodos do dia e as atividades diárias. · As atividades de trabalho e os períodos do dia. · Noções espaciais: lateralidade e projeção do esquema corporal. · A circulação no bairro: meios de transporte. · Leis, sinalização e segurança no trânsito. |
2º TRIMESTRE
| – Você se comunica · Diferentes formas de comunicação. · A Língua Brasileira de Sinais (Libras). · Os meios de comunicação. · Comunicação e tecnologia. · Cuidados ao utilizar a internet. |
3º TRIMESTRE
| – Em cada lugar, um modo de viver · O modo de vida em diferentes lugares. · O modo de vida das pessoas e a natureza. · As atividades de trabalho no campo e na cidade. · Os impactos ambientais causados pelas atividades humanas no campo e na cidade. |
1º TRIMESTRE
| -Os seres vivos · Eu sou um ser vivo · Ciclo da vida · Os seres humanos são seres vivos – Componentes naturais do ambiente · O que há no ambiente? · Componentes naturais · Cada ambiente é de um jeito – Relações entre os seres vivos e o ambiente · Relações entre os componentes do ambiente · Os seres vivos se relacionam entre si · O ser humano percebe e modifica o ambiente |
2º TRIMESTRE
| – Relações entre os seres vivos e o ambiente · Relações entre os componentes do ambiente · Os seres vivos se relacionam entre si · O ser humano percebe e modifica o ambiente – Os órgãos dos sentidos · Os 5 sentidos |
3º TRIMESTRE
| – Os materiais · Diferentes materiais · Ciclo da vida · Os seres humanos são seres vivos – Componentes naturais do ambiente · O que há no ambiente? · Os materiais · Os materiais artificiais · A tecnologia de materiais · Cuidado com s materiais |
1º TRIMESTRE
| – Localização: localização pessoas e objetos, vista de cima e planta baixa, malha quadriculada. – Movimentação na malha quadriculada, caminhos orientados. – Cálculo mental. – Dezena, uma dúzia meia dúzia. – Números forma ordinal. – Mais números. – Sistema de numeração decimal: valor posicional, antecessor, sucessor, trocando dinheiro, reta numérica, maior que, menor que, arredondamentos e estimativas. |
2º TRIMESTRE
| – Adição: juntar quantidades, acrescentar, adição com mais de duas parcelas, estratégias para calculo da adição. – Subtração: tirar uma quantidade de outro, comparar quantidades, estratégias. – Adição, subtração com dezenas inteiras e sequências. – Figuras geométricas não planas, estudo de superfície,s, cubos, paralelepípedos, pirâmides, cones, cilindros, esferas, semelhanças e diferenças. – Figuras geométricas planas e suas características. – Algumas ideias da multiplicação, situações e registros de multiplicação, dobro, triplo, 4 vezes, 5 vezes, sequências. |
3º TRIMESTRE
| – Medidas de comprimento; unidades não padronizadas, centímetro, metro, mililitro. – Medias de Massa e de capacidade: grama, quilograma, litro, mililitro. – Medidas de tempo: horas, dias, semanas, meses e anos. – Sistema monetário; cédulas real. – Adição e subtração: regularidades, adição e subtração com agrupamento, problemas com duas operações. – Multiplicação e divisão;distribuição, quantas vezes cabe, número par e ímpar, estratégias, representação da divisão, metade e terça parte. – Figuras geométricas planas: retângulo, quadrado, triângulo, círculo e esfera. – Comparações, reconhecimento de figuras geométricas planas. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1 – O espetáculo vai começar: Teatro de sombras; A invenção do teatro de sombras; Musicando; De olho na imagem; Conheça a artista – KUMI YAMASHITA; Teatro de bonecos; Teatro de mamulengos. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 2 – Teatro: Teatro grego; Máscaras; Elementos do teatro; Texto teatral; Conheça o artista José Carlos Aragão; Figurino e maquiagem; Sonoplastia e cenografia. Unidade 3 – Arte em todos lugar: Como as moradias são inventadas; Alguns tipos de arquitetura; Projetando moradias; Casas de artista; |
3º TRIMESTRE
| Unidade 3 – Arte em todos lugar: (continuação do 2° trimestre) Conheça o artista Vincent Van Gogh; Conheça o artista Claude Monet; Conheça o artista Carlos Páez Vilaró. Unidade 4 – Linhas e formas: Linhas; Musicando; Figuras geométricas; Musica inspirando outras artes; Conheça o artista Dionísio Del Santo. |
1º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Psicomotricidade. *Ginástica formativa e de habilidades. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Recreação. *Iniciação ao atletismo. |
2º TRIMESTRE
| *Organização espaço-temporal. *Psicomotricidade. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Brincadeiras folclóricas. *Dança – ritmo. *Iniciação a esportes com bola. |
3º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Brincadeiras folclóricas. *Iniciação ao atletismo. *Iniciação a esportes com bola. |
1º TRIMESTRE
| . Greetings : Hi / Hello / Bye . Commands : listen , say , sing , color, touch , cut out , point to , circle . Greetings : morning / afternoon . Feelings : fine . Family members : mom / dad . People : teacher / friend ( s ) . Numbers : 0 – 10 . Adjective : fat . Food : sausage . Objects : pan ,ball , box . Means of transportation : bus , car , plane . Home appliances : radio , sofa , TV set , telephone |
2º TRIMESTRE
| . Colors : blue , red , yellow, green , purple , white , orange , pink . School objects : book , eraser , notebook , pencil , schoolbag , pencil sharpener. . Objects : kite / cap . Adjective : little . Colors : black , gray , brown . Commands : go away , come back . Animals : bird , cat , dog , fish , hen , hamster , monkey , pig , rabbit , turtle , pet . Parts of the body : hair , head , body , arm , leg , foot , feet , eye , ear , mouth , nose. |
3º TRIMESTRE
| . Food : bread , butter , coffee , milk , jam , cake , ham ,cheese , tomato , orange , papaya , melon , banana , apple , grape . Nature : sun, sea , lake , grass , tree . Food : macaroni , pancake . Animals : alligator , flamingo ,hippo . Adjectives : big / small . Verb ; love |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – VIDA COLORIDA Aula 1 – Pulso Aula 2 – Pulso do compasso Aula 3 – Seta Aula 4 – Vida colorida UNIDADE 2 – BATE PILÂO Aula 1 – Eu tenho ritmo Aula 2 – Eu também Aula 3 – Bate pilão Aula 4 – Vida colorida II UNIDADE 3 – JUNTO E MISTURADO Aula 1 – Junto e misturado Aula 2 – Estímulos sonoros Acolhimento entre professores e alunos Palestra temática sobre a Cultura Afro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – JUNTO E MISTURADO Aula 3 Estímulos sonoros e visuais Aula 4 – Entorno sonoro UNIDADE 4 – EU TIRO ONDA COM O SOM Aula 1 – O som é onda Aula 2 – Noel Aula 3 –Prato fundo Aula 4 – Prato fundo II UNIDADE 5 – TCHICA, TCHICA, BUM Aula 1 –Duração Aula 2 – Duração II Aula 3 – Tchica, tchica, bum Aula 4 – Vibração Chá das avós Festa Junina |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 6 – VIOLÂO, CINTURINHA DE PILÂO Aula 1 – Violão, cinturinha de pilão Aula 2 – Viva a voz Aula 3 – Vogais e consoantes Aula 4 – Viva a vida colorida UNIDADE 7 – CRIANÇA NÂO TRABALHA Aula 1 – Contracanto Aula 2 – Palavra Cantada Aula 3 – Criança não trabalha Aula 4 – Quebra-cabeça sonoro UNIDADE 8 – O SOM DA HISTÒRIA Aula 1 – A história do som Aula 2 – A imagem da história Aula 3 – O som da história Aula 4 –Dando a letra Palestra temática sobre Cultura Afro Cantata de Natal |
3° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 3° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| Unidade1 – Eu me comunico · Carta pessoal. · Linguagem: formal e informal. · CH, LH, NH. · Usando diferentes linguagens. · Comunicação oral – Apresentando um colega. · Carta do leitor. · Variação regional de vocabulário. · Diferença entre fala e escrita. · Carta do leitor. Unidade 2 – Eu me lembro · Relato de memórias. · Dicionário: palavras -guia. · R e RR. · Entrevistando uma pessoa idosa. · Entrevista. · Ponto – final e ponto de interrogação. · Letra R. Unidade 3 – Eu expresso sentimentos · Poema. · Ponto de exclamação. · M e N antes de consoante. · Pontuando parágrafos. · Recitando poemas. · Texto dramático. · Família de palavras. · S e Z. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 4 – Eu tenho direitos e deveres · Conto. · Masculino e Feminino. · Sílaba tônica – classificação das palavras. · Usando os gêneros das palavras. · Debatendo sobre direitos e deveres. · Poema narrativo. · Singular e plural. · Acentuação das palavras monossílabas e das oxítonas. · Fala do narrador. Unidade 5 – Eu me divirto · História em quadrinhos. · Diminutivo e Aumentativo. · INHO/INHA e ZINHO/ZINHA. · Usando diminutivo afetivo. · Seguindo instruções. · Mangá. · Divisão silábica. · Texto instrucional. Unidade 6 – Eu falo de mim · Diário pessoal. · O substantivo na frase. · G e GU. · Usando o substantivo. · Relatando momento marcante. · Autorretrato. · Adjetivo. · L ou R no meio de sílaba. |
3º TRIMESTRE
| Unidade 7 – Eu sou solidário · Notícia. · Verbo de ação. · C e QU. · Usando verbos de ação. · Apresentando uma notícia. · Propaganda. · Verbo de estado. · S,SS C e Ç. · Texto publicitário. Unidade 8 – Eu desvendo mistérios · Conto de mistério. · Dois – pontos e travessão. · Uso de til e de M ou N. · Relatando um experimento. · Verbo de fenômeno da natureza. · Letra X. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1: O espaço de todos nós · O espaço público. · Uma questão de espaço. · O lazer de todos. · Espaços e memória. Unidade 2: A formação das cidades · Os primeiros grupos. · Das vilas às cidades. · A ocupação do espaço por meio do comércio. · A preservação das primeiras formações humanas. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 3: A vida no campo e as migrações · As grandes plantações: a cana-de-açúcar. · Pecuária e ocupação do interior. · A cafeicultura e a formação da população. · Do campo para a cidade: as fábricas e os operários. |
3º TRIMESTRE
| Unidade 4: Vida na cidade: a urbanização · Diferentes lugares: os municípios. · Cidade, trabalho e indústria. · O crescimento das cidades. · O modo de vida nas cidades. |
1º TRIMESTRE
| A paisagem |
2º TRIMESTRE
| O espaço rural O espaço urbano |
3º TRIMESTRE
| Cuidados com a natureza e seus recursos |
1º TRIMESTRE
| Os animais. Características dos animais. A classificação dos animais. Os seres humanos são animais. Luz e som. Os sentidos. |
2º TRIMESTRE
| Luz e som A luz. O som. Planeta Terra A Terra. A água no planeta. As rochas e o solo. |
3º TRIMESTRE
| O que vemos no céu? Observando o céu de dia. Observando o céu à noite. Os dias e as noites. |
1º TRIMESTRE
| – Números: o número 1000, milhares inteiros, números de quatro algarismos, maior que, menor que. – Sequências – reta numérica. – Cálculo mental. – Adição e subtração. – Estratégias de cálculo, estimativas, decomposição e algoritmo usual para adição e subtração. – Adição e subtração com agrupamento. – Situações problema. |
2º TRIMESTRE
| – Medindo tempo: hora, meia hora, minuto, segundo. – Sistema monetário brasileiro: cédulas de 2 reais e moeda de 1 real, mais cédulas do real. – Localização, representações, coordenadas na malha quadriculada. – Movimentação, caminhos e trajetos. – Listas de multiplicações: dobro, triplo, quádruplo, 5 vezes, 6 vezes, 7 vezes, 8 vezes, 9 vezes, 10 vezes. – Situações de multiplicação, adição de parcelas iguais, combinação, ideia de proporção. – Figuras geométricas não planas, objetos e figuras geométricas, planificação, cubo, paralelepípedo, prismas, pirâmides, cilindro, cone e esfera. Figuras geométricas não planas, desenhos de figuras, polígonos, congruência. |
3º TRIMESTRE
| – Comprimento e área: unidades de medida padronizadas e não padronizadas. – Massa e capacidade. – Multiplicação sem e com agrupamento, repartir igualmente, quantas vezes cabe. – Divisão exata e não exata, divisão por estimativa, algoritmo usual da divisão, dividindo centenas, metade, terço, quarta parte, quinta parte, décima parte. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1 – A arte e seus espaços: Museus; Profissionais de um museu; Teatros; Teatro municipal de Ouro Preto Um teatro visto por dentro Aventura no museus Música sobre fósseis; Conheça o artista – Charles-Camille Saint-Saëns; Musicando. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 2 – A orquestra e seus instrumentos: No passado; No presente: Características da orquestra; Conheça os artistas – Ligia Amadio e João Carlos Martins; Instrumentos de uma orquestra; Cordas; Madeiras; Metais; Percussão; Distriuição de instrumentos na orquestra; Conheça o artista – Edgar-Hilaire-Germain de Gas. Unidade 3 – Arte nas ruas: Arte em espaços públicos Grafite Estêncil Instalação de arte Projeções de vídeo Arte na rua 3-D; |
3º TRIMESTRE
| Unidade 3 – Arte nas ruas: (continuação do 2° trimestre) Poesia; Bombardeio de fios; Teatro de rua; Flash mob; Estátua viva; Conheça o artista – Napoleon Potyguara Lazzarotto. Unidade 4 – Festas e ritmos regionais brasileiros: Lá vem o boi!; A cultura popular e as variações da festa do boi; Festival folclórico de Parintins; Canções para boi dançar; Musicando; Conheça o artista – Candido Portinari; Samba, fandango e outros ritmos; A origem do samba; As variações do samba; As variações do fandango; Outros ritmos e danças populares. |
1º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos populares. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Recreação. *Iniciação esportiva (Atletismo: corridas). |
2º TRIMESTRE
| *Organização espaço-temporal. *Atividade rítmica (danças folclóricas) *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Jogos populares. *Brincadeiras folclóricas. |
3º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. |
1º TRIMESTRE
| . Colors . Animals . Numbers : 1 – 20 . Parts of the body . Greetings : Hi. / Bye . Commands : stand up , sit down , raise , touch , close , open , point to . Feelings : happy , sad , fine , angry , tired , sick . Endangered animals : toucan , jaguar , dolphin , turtle . Furniture : table , chair , bed , door , computer . Tableware : knife , fork , spoon , plate , cup, glass , pan . General vocabulary : shoe , sticks , gate , shelves , chin, kitchen , macaw , hen , empty |
2º TRIMESTRE
| . Animals : manatee , wolf , flamingo , macaw , snake . Family members : mommy , daddy , baby , brother , sister , grandmother , grandfather . Actions : read , jump . sing , cry . New vocabulary : wheel , tram , jar . Parts of the house : kitchen , bedroom , bathroom , garden , living – room . School objects . Farm animals : cow , dog , donkey , duck , chick , pig , horse , lamb . Places : farm , lake , tree , cave |
3º TRIMESTRE
| . Places : classroom , circus , zoo , forest , park , home . Means of transportation : car , plane , train , boat , bus . Opposites : tall / short , thin / fat , big / small . Food : bananas , apples , peas , tomatoes , potatoes , oranges , papayas , grapes , chocolate , cookies , bread , butter , cheese , cake , coffee , ham , jam , milk , juice , rice , meat , sausage , chicken, fish , eggs |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – COMPASSO Aula 1 –Compasso Aula 2 – Seta Aula 3 – Compasso II Aula 4 – Modulação UNIDADE 2 – RITMO E POESIA Aula 1 – Farofa e fofoca Aula 2 – Ritmo e poesia Aula 3 – Ritmo, poesia e melodia Aula 4 – Destrava língua UNIDADE 3 –OS RELÒGIOS Aula 1 – Peito, estala, bate Aula 2 – Os relógios Acolhimento entre professores e alunos Palestra temática sobre a Cultura Afro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – OS RELÒGIOS Aula 3 – Relógios atrasados Aula 4 – Balanço UNIDADE 4 – O SOM NAS ALTURAS Aula 1 – O Som nas alturas Aula 2 – Cânone Aula 3 –Ritmo da melodia Aula 4 – Adivinhe a canção UNIDADE 5 – ASA BRANCA Aula 1 – Asa branca Aula 2 – Batendo as asas Aula 3 – Frase e música Aula 4 – Pausa Chá das avós Festa Junina |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 6 – SONS E SILÊNCIO Aula 1 –Canção Aula 2 – Ditado musical Aula 3 – Clave Aula 4 –Sons e silêncio UNIDADE 7 – BONECA DE LATA Aula 1 –Boneca de lata Aula 2 – Paulo Bira- um brasileiro Aula 3 – Urubu –rei – um brasileirinho Aula 4 – A altura dos sons UNIDADE 8 – SOBE E DESCE Aula 1 – Ditado melódico Aula 2 –sobe e desce Aula 3 –Dorival Caymmi Aula 4 – História de pescadores Palestra temática sobre Cultura Afro Cantata de Natal |
1º TRIMESTRE
| – Conceitos iniciais sobre um computador; – Conceitos iniciais sobre o Windows; – Conceitos iniciais de digitação; – Navegadores de internet; – Resolver problemas de lógica; | ||||||
2º TRIMESTRE
| – Sites de busca; – Pesquisar e salvar imagens da internet; – Introdução a programas de edição de texto; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; | ||||||
3º TRIMESTRE
| – Editor e criador de imagens – Paint; – Internet – uso responsável da rede; – Digitação; – Resolver problemas de lógica;
|
4° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 4° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| – Unidade 1: Eu sou esperto/ – Texto dramático, fonema e letra, dicionário,percebendo as diferenças, ensinando a fazer uma mágica; – Conto de artimanha, -encontro vocálico, -divisão silábica em encontros vocálicos. – Unidade 2: Eu respeito a natureza/ – Conto,- encontro consonantal, -divisão silábica dos encontros CT, DJ,GN,PC,PÇ,PN, PS,PT, TM, -destravando a língua, -debatendo sobre boato,- -Propaganda, -dígrafo, -divisão silábica dos dígrafos. -Unidade 3: Eu busco explicações/ – Mito, – Vocativo, -Acentuação, – Brincando com a sílaba tônica, – explicando provérbios. |
2º TRIMESTRE
| – Unidade 3: Eu busco explicações/ – Texto expositivo, – Dicionário: sinônimo e antônimo. – Unidade 4:Eu vou ao cinema/ – Resenha, – Variedades da língua, – Acentuação de palavras paroxítonas 1, – Entendendo gírias, – Conversando sobre cinema, – Entrevista, – Substantivo: simples e composto, – Acentuação de palavras paroxítonas 2. – Unidade 5: Eu conheço meu cérebro/ Histórias em quadrinhos, – Adjetivo e locução adjetiva, – Terminação OSO/OSA, – Atribuindo qualidades, expondo emoções, – Artigo de divulgação cientíca, – graus do adjetivo: comparativo e superlativo, A e AI, E e EI, O e OU. |
3º TRIMESTRE
| – Unidade 6 – Eu me informo/ – Primeira página de jornal, – Pessoas gramaticais e pronome pessoal, – G e J, – Usando pronomes pessoais, – Apresentando uma notícia, – Notícia, – Pronome de tratamento, – C e Ç. – Unidade 7 – Eu tenho problemas/ – Conto, – Dicionário, – Terminações: EZ e EZA, – Conjugando verbos, – contando uma história, – Carta de reclamação, – Verbo: pessoa e número, C,S,SS,SC,SÇ,XC. – Unidade 8 – Eu sou cidadão/ Concordância: substantivo e verbo, -ISAR e IZAR, – Concordando pessoa e verbo, – Entrevistando, – Texto expositivo, – Tempos verbais: presente, passado e futuro, – terminações AM e ÃO. |
1º TRIMESTRE
| A história dos primeiros grupos humanos. 1. Tempo histórico 2. Fatos históricos no tempo 3. Nômades e sedentários 4. A agricultura e a ocupação do espaço O início do comércio 1. As primeiras trocas comerciais 2. Comércio e a ocupação do espaço |
2º TRIMESTRE
| 3. A expansão do comércio e as rotas 4. As grandes navegações. A formação do Brasil 1. Os povos indígenas 2. A diáspora africana 3. Europeus 4. A população brasileira |
3º TRIMESTRE
| Migrações no Brasil 1. Imigração no Brasil 2. Diversidade de povos e costumes 3. Migrações internas no Brasil 4. Um pouco de cultura brasileira |
1º TRIMESTRE
| O território brasileiro |
2º TRIMESTRE
| A natureza brasileira A população brasileira |
3º TRIMESTRE
| População e trabalho |
1º TRIMESTRE
| A vida que a gente não vê:
Seres vivos e ecossistemas.
|
2º TRIMESTRE
|
A matéria e suas transformações.
|
3º TRIMESTRE
| Aprender com o céu.
|
1º TRIMESTRE
| – Sistema de numeração decimal indo – arábico, valor posicional e sistema de numeração romano. – Dezena de milhar, números cinco algarismos. – Comparações e Arredondamentos. – Cálculo mental. – Estratégias de cálculo: aproximações, estimativas, decomposição, adição e subtração por agrupamento, termos da adição e subtração, propriedades da adição, operações inversas, propriedade da igualdade. – Multiplicação: propriedades, vezes 10, 100, 1000, 20, 30, 40, multiplicação reta numérica, algoritmos da multiplicação, Multiplicação com fatores com mais de um algarismo. – Divisão: exata e não exata, algoritmos da divisão, estimativas, relação entre multiplicação e divisão, divisor com dois algarismo. |
2º TRIMESTRE
| – Frações: que números são estes? Parte e todo, frações e medidas, comparação de quantidades expressas por frações, adição e subtração com frações. – Figuras geométricas não planas, planificações, vértices, faces, arestas, representando figuras geométricas. – Ângulos: ideia de ângulos, giros, ângulo reto, agudo e obtuso. – Polígonos. – Localização, movimentação, malha quadriculada, segmento de reta, reta e semirreta, retas paralelas, retas perpendiculares, concorrentes,. – Simetria e mosaicos. |
3º TRIMESTRE
| – Números na forma decimal: décimos, centésimos, sistema de numeração e a forma decimal, centavos de real, medições, comparação, ordenação, adição e subtração. – Medidas de comprimento (metro, centímetro, milímetro, quilômetro, metro). – Perímetro de uma figura. – Medida de superfície, ideia de área, área de figuras planas, centímetro quadrado. – Medidas de temperatura graus Celsius, temperatura máxima e mínima. – Medidas de tempo: dia, hora, minuto, hora, meia hora, um quarto de hora, minuto e segundo, milênio, século, década, ano. – Medidas de massa: tonelada, quilograma, grama, miligrama. – Medidas de capacidade: litro, e mililitro. |
1º TRIMESTRE
| Arte e Natureza. Capítulo 1 – Natureza Morta Capítulo 2 – Marinha. Arte que vem da natureza Capítulo 1 – Escultura Capítulo 2 – Arte em defesa do meio ambiente. |
2º TRIMESTRE
| Arte Pré-Colombiana Capítulo 1 – As civilizações pré-colombianas. Capítulo 2 – Instrumentos musicais pré-colombianos. Arte pré-colonial Capítulo 1 – Civilizações pré-coloniais Capítulo 2 – Civilizações pré-coloniais brasileiras. |
3º TRIMESTRE
| Arte Indígena brasileira Capítulo 1 – Tradições culturais indígenas. Cerâmica, arte plumária, pintura corporal, música e dança e culinária. |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
1º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos populares. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Recreação. *Iniciação esportiva (Atletismo: corridas). |
2º TRIMESTRE
| *Organização espaço-temporal. *Atividade rítmica (danças folclóricas) *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Jogos populares. *Brincadeiras folclóricas. |
3º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. |
1º TRIMESTRE
| . . Numbers : 1 – 50 . Seasons . Temperature . Places . School objects . Sea vocabulary : sand , beach , sea , starfish , shell , boat , cloud , surfboard , sunshade . Months . Family members . Verbs : eat , jump , dance , read , swim , walk , drink , sing , hear , smell , see , talk , walk . Parts of the body . Animals . Senses : hear , see , smell , taste , touch |
2º TRIMESTRE
| . . Clothes : dress , skirt , blouse , T-shirt , shirt , pants , jeans , hat , shoes , sneakers , shorts , gloves, cap , coat , boots , socks . Parts of the house . Adjectives : tall / short , fat / thin , big / small , ugly / pretty . Verbs : drink , listen , paint , sleep , wear . Prepositions : in , on , under , in the middle of . Animals . Verbs : cook , catch , play , clean , wash , open . Time . Geography vocabulary : country , state , ocean , coast , north , south , hemisphere |
3º TRIMESTRE
| . Occupations : cook , teacher , singer , nurse , painter , reporter , officer , driver , astronaut , dog walker . Colors . Environment : sea , turtle , ocean , in danger , coast , plastic bag , dangerous , garbage , world . Verbs : throw , save , die |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – SILÊNCIO Aula 1 – Silêncio: canção Aula 2 – Música Aula 3 – Silêncio Aula 4 – Aquecendo a voz UNIDADE 2 – PÃO DE LÓ Aula 1 – Dó, Ré, Mi Aula 2 – Balancê Aula 3 – Mó, Mé, Mi Aula 4 – Pão de Ló UNIDADE 3 – PÃO DE LÓ DA VOVÓ Aula 1 – Pão de Ló da Vovó Aula 2 – Los Musiqueros Acolhimento entre professores e alunos Palestra temática sobre a Cultura Afro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – Pão de Lá da Vovó Aula 3 – Palmas para Los Musiqueros Aula 4 – Pão com palmas UNIDADE 4 – MAIS PERTO DO LEÃOZINHO Aula 1 – Caetano Veloso Aula 2 – O leãozinho Aula 3 – Mais perto do Leãozinho Aula 4 – Arranjo UNIDADE 5 – DESENHO MELÓDICO Aula 1 – Agüita Salá Aula 2 – Melodia maior Aula 3 – Desenho melódico Aula 4 – Pentagrama Chá das avós Festa Junina |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 6 – BATUQUE NA COZINHA Aula 1 – Dando a letra Aula 2 – Batuque na cozinha Aula 3 – Uma palavra Aula 4 – Villa- Lobos UNIDADE 7 – ORQUESTRA Aula 1 – Orquestra Aula 2 – Bingo musical Aula 3 – Nesta rua Aula 4 – Super Orquestra UNIDADE 8 – A CARA DO BRASIL Aula 1 – Sambalelê Aula 2 – A cara do Brasil Aula 3 – Jingle Aula 4 – Festival de percussão Palestra temática sobre Cultura Afro Cantata de Natal |
1º TRIMESTRE
| – Revisão sobre os conceitos iniciais sobre um computador; – Revisão sobre os conceitos iniciais sobre o Windows; – Revisão sobre os navegadores de internet; – Programas de edição de texto; – Função e criação de QR code creator; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
2º TRIMESTRE
| – Programas de reprodução de mídias – Windows media player, iTunes, Música (app para Android); – Introdução a programas de apresentação de slides; – Pesquisa responsável; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
3º TRIMESTRE
| – Conhecendo conceitos de livros digitais; – Conceito sobre a criação de e-mails (endereços, Para, CC, CCO, Assunto) – Revisão de programa de edição e criação de imagens; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
5° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 5° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| – Unidade 1:Eu me divirto.Crônica/ – Formação de palavras,- Palavras com pronúncia igual, – escrevendo com palavras compostas, – contando histórias divertidas, -Poema Visual, formação de palavras, As palavras: por que, porque, por quê, porquê. – Unidade 2: Eu entro em cena. Texto dramático, – pronome pessoal, – acentuação de palavras monossílabas, oxítonas, proparoxítonas, evitando repetições, dramatizando, Resenha crítica, pronome demonstrativo, acentuação de palavras paroxítonas. -Unidade 3:Eu me comunico. História em quadrinhos, pronome possessivo, ESA e EZA, Usando pronome possessivo, encenando. |
2º TRIMESTRE
| – Unidade 3: Eu me comunico. Texto expositivo, preposição e locução prepositiva, tem, têm, vem, vêm. – Unidade 4:Eu quero ser. Diário de campo, verbo, ICE e ISE, usando diferentes tempos verbais, contando curiosidades, Entrevista, verbo principal e verbo auxiliar, vê, veem, lê, leem. – Unidade 5: Eu vou às compras. Propaganda, advérbio, abreviatura, sigla e símbolo, usando advérbios, fazendo propagandas, Artigo de opinião, locução adverbial, palavras semelhantes. |
3º TRIMESTRE
| – Unidade 6 – Eu busco pistas. Conto de enigma, união de preposição com artigo, crase, empregando a crase, expondo uma invenção, Artigo de divulgação científica, dicionário, Mal e Mau. – Unidade 7 – Eu faço a diferença. Texto expositivo, frase e oração, C,Ç,S,SS,SC,SÇ,XC, formando orações,entrevistando,reportagem, sujeito e predicado, letra x. – Unidade 8 – Eu defendo uma opinião. Apólogo, Conjunção,Dicionário, ligando orações, realizando um debate, artigo de opinião, concordância: artigo, adjetivo, substantivo, traz, trás e atrás. |
1º TRIMESTRE
| A história dos primeiros grupos humanos. 1. Tempo histórico 2. Fatos históricos no tempo 3. Nômades e sedentários 4. A agricultura e a ocupação do espaço O início do comércio 1. As primeiras trocas comerciais 2. Comércio e a ocupação do espaço |
2º TRIMESTRE
| 3. A expansão do comércio e as rotas 4. As grandes navegações. A formação do Brasil 1. Os povos indígenas 2. A diáspora africana 3. Europeus 4. A população brasileira |
3º TRIMESTRE
| Migrações no Brasil 1. Imigração no Brasil 2. Diversidade de povos e costumes 3. Migrações internas no Brasil 4. Um pouco de cultura brasileira |
1º TRIMESTRE
| A dinâmica populacional brasileira |
2º TRIMESTRE
| A urbanização brasileira Tecnologia e energia conectando pessoas e espaços |
3º TRIMESTRE
| Ambiente e qualidade de vida |
1º TRIMESTRE
| Recursos naturais e consumo consciente. – Recursos naturais. – Água, um recurso renovável. – O ciclo da água. – Consumo consciente. Energia no dia a dia. – O que é energia? – Energia térmica. |
2º TRIMESTRE
| Energia no dia a dia. – Eletricidade. – Geração de energia. -Propriedades dos materiais.. Funcionamento do corpo / Energia dos alimentos. – Alimentos e nutrientes. – Do alimento à energia. – Coordenação do corpo. – Mudanças no corpo. |
3º TRIMESTRE
| Fenômenos naturais. – O Universo. – As constelações. – Movimentos da Terra. – A Lua. -Instrumentos de observação do céu. |
1º TRIMESTRE
| -Números naturais: sequência numérica, representação dos números naturais, valor posicional, ordens, classes, composição, decomposição, ordenação, comparação, reta numérica. – O milhão, números com até nove algarismos, arredondamentos e comparações. – Adição, subtração, propriedades, resolução de problemas. – Multiplicação e propriedades, divisão, divisões com divisor de dois algarismos, sequência numéricas. – Situações problemas. – Expressões numéricas; análise e resolução. – Problemas com mais de uma operação, proporcionalidade, partes iguais e desiguais, possibilidades. – Múltiplos, divisores, números primos. – igualdade, propriedades da igualdade, valor desconhecido. – Cálculo mental. – Poliedros, corpos redondos, planificação de superfícies. – Medida de ângulo, Classificação ângulo. – Polígonos, triângulos, quadriláteros, desenhando polígonos, ampliação e redução de figuras. |
2º TRIMESTRE
| – Frações: significado de frações, leitura, fração de uma quantidade, fração que representa um número real, fração como quociente. – Números mistos. – Frações equivalentes. – Comparação de frações. – Adição, subtração com frações. – Porcentagem. – Localização com coordenadas, coordenadas no plano cartesiano, localização em mapas de ruas, trajetos, caminho orientado. – Cálculo mental. |
3º TRIMESTRE
| – Números na forma decimal: décimos, centésimos, milésimos, valor posicional, leitura, análise de números na forma decimal, frações e números na forma decimal, comparação, ordenação de números na forma decimal. – Adição, subtração com números na forma decimal, multiplicação na forma decimal, quociente decimal, divisão com números na forma decimal e porcentagem. – Cálculo mental. – Medidas de comprimento: metro, centímetro, milímetro, quilômetro. – Perímetro. – Medidas de área: centímetro quadrado, metro quadrado, quilômetro quadrado. – Área e perímetro. – Tempo e temperatura: hora, meia hora, quarto de hora, graus Celsius. – Medidas de Massa, capacidade e volume. – Cálculo mental. |
1º TRIMESTRE
| A fotografia – Capítulo: Como surgiu a fotografia. A imagem da fotografia. De olho na imagem. A arte que encanta nossos sentidos. – O cinema – Dança contemporânea. |
2º TRIMESTRE
| O registro das imagens – Retrato e autorretrato. – Imagens reais e/ou imaginárias. – Artista Modest Mussorgsky Desenho e esboço – Capítulo 1 – Desenho – Capítulo 2 – Esboço |
3º TRIMESTRE
| Literatura de cordel. – Capítulo 1 – A arte e a cultura popular. – Capítulo 2 – Do Oriente ao Ocidente. |
1º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Formas de deslocamentos diversos. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Formas de manuseio de materiais diversos. *Recreação. *Iniciação esportiva (Atletismo: corridas com barreiras). |
2º TRIMESTRE
| *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Iniciação esportiva (Futsal e Handebol). *Iniciação esportiva (atletismo: saltos) *Brincadeiras folclóricas. *Postura Corporal |
3º TRIMESTRE
| *Exame biométrico (tomada de dados). *Estruturação corporal. *Organização espaço-temporal. *Ginástica formativa e de habilidades. *Jogos recreativos e motores. *Jogos Cooperativos. *Recreação. *Iniciação esportiva (Basquete e Voleibol) *Iniciação esportiva (Atletismo: Lançamentos). |
1º TRIMESTRE
| . Parts of the house; . Names of countries; Places; Continents; Cardinal points; . Colors; . Left / right . Days of the week; . Food; . Numbers : 1 – 50; . Family members; . Verbs : like , eat, wash , watch , brush , sleep , cook , sing , drink , walk , run , play , go , have . Parts of the body ; . Periods of the day; . Feelings; Time; .General vocabulary : sometimes / late. |
2º TRIMESTRE
| . Verbs : want, write, drive, dance, make , study, paint , read, sleep, help, plant, cut, bake . Animals; . Clothes; . Meals : breakfast , lunch , dinner; . Professions; . Numbers : 20 -100; . Adjectives : lazy , sleepy , noisy , tired , ready. |
3º TRIMESTRE
| . The alphabet; . Commands ; . Adjectives to describe places : hot , cold , wet , warm , interesting , beautiful , modern ; . Fairy tales vocabulary : castle , king , queen , princess; . Verbs : call, look , laugh , carry , ride , smile , give , work , push , pull , move , fly ; . Adjectives : sad , happy , glad , unhappy; . Adverb : never . Preposition of place : near |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – MODO MAIOR Aula 1 – Manhã de sol Aula 2 – Acróstico Aula 3 – Modo maior Aula 4 – Perguntas e respostas UNIDADE 2 – TREM DO SAMBA Aula 1 – Samba Aula 2 – Samba de escola Aula 3 – Escola de samba Aula 4 – Trem do samba UNIDADE 3 – MODO MENOR Aula 1 – Modo menor Aula 2 – Modo maior Acolhimento entre professores e alunos Palestra temática sobre a Cultura Afro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – MODO MENOR Aula 3 – Letra Aula 4 – Chegança UNIDADE 4 – MAIOR E MENOR Aula 1 – Jogo rítmico Aula 2 – Maior e menor Aula 3 – Pauta Aula 4 – Bemol UNIDADE 5 – BATUQUE NO COPO Aula 1 – Vocalise Aula 2 – Preta Pretinha Aula 3 – Arranjo Aula 4 – Batuque no copo Chá das avós Festa Junina |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 6 – CIRANDA Aula 1 – Francisco Buarque de Hollanda Aula 2 – Ciranda da bailarina Aula 3 – O Dó na pauta Aula 4 – Escrevendo na pauta UNIDADE 7 – EU E A BOSSA NOVA Aula 1 – Fadas Magrinhas Aula 2 – Só eu sou eu Aula 3 – Bossa Nova Aula 4 – Funk UNIDADE 8 – A VIOLA E O VIOLEIRO Aula 1 – A viola Aula 2 – O violeiro Aula 3 – Solfejo Aula 4 – Hino Nacional Brasileiro Palestra temática sobre Cultura Afro Cantata de Natal |
1º TRIMESTRE
| – Revisão sobre os conceitos iniciais sobre um computador; – Revisão sobre os conceitos iniciais sobre o Windows; – Revisão sobre os navegadores de internet; – Introdução aos conceitos de monografia e normas da ABNT; – Programas de edição de texto; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
2º TRIMESTRE
| – Pesquisa consciente; – Conceitos sobre administração dos arquivos no computador; – Programa de criação de apresentação de slides; – Editor de imagens para smartphone; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
3º TRIMESTRE
| – Introdução do uso consciente do e-mail; – Conceitos de diário de viagem (blog, redes sociais); – Uso de aplicativo para tomar notas; – Introdução ao conceito de criação de tabelas e planilhas (Excel); – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
Ensino Fundamental II
6° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 6° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| · Interpretação de textos · Fonema e Letra · Linguagem, língua e variedades linguísticas · Sílaba tônica, monossílabos · Acentuação das oxítonas e paroxítonas · Acentuação das proparoxítonas · Emprego de X, CH, S e Z · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
2º TRIMESTRE
| · Interpretação de textos · Substantivo e adjetivo · Artigo · Numeral · Sinônimos · Grafia das palavras “mas” e “mais” · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
3º TRIMESTRE
| · Interpretação de textos · Frase, oração e período · Noções de sujeito e predicado · Concordância nominal e concordância verbal · Pronomes · Verbos · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
1º TRIMESTRE
| * História: tempo, espaço e formas de registro (introdução ao estudo de História; as origens do ser humano). * A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades (o povoamento da América, mesopotâmicos, egípcios e ameríndios). |
2º TRIMESTRE
| * Lógicas de organização política (Grécia e Roma antigas; reino, aldeias e o Império Romano). |
3º TRIMESTRE
| * Trabalho e formas de organização social e cultural (a formação da Europa medieval; trocas comerciais na Europa medieval). |
1º TRIMESTRE
| Paisagem. A identidade dos lugares. Espaço geográfico A compreensão do espaço geográfico. A importância da cartografia. Orientação e localização. Tipos de mapas. Representações do espaço: da esfera ao plano. |
2º TRIMESTRE
| A estrutura da Terra. As Placas tectônicas e os continentes. Os processos de formação e de transformação do relevo. As principais formas de relevo. O ciclo da água nos oceanos e mares. Uso dos oceanos e mares. A água nos continentes Recursos hídricos: uso e conservação. O Clima. Os tipos de clima. A vegetação: uso e conservação |
3º TRIMESTRE
| Recursos naturais e as atividades econômicas. Extrativismo e agropecuária Indústria Comércio e serviços As paisagens urbanas Urbanização Ocupação e uso do espaço urbano Problemas urbanos As paisagens rurais O uso da terra no espaço rural Modernização da agricultura Principais problemas no espaço rural |
1º TRIMESTRE
| Ambiente Dinâmico. – A vida na Terra. – O ecossistema. – Obtenção de alimento. – Relações alimentares entre os seres vivos. – Os biomas terrestres. O planeta Terra. – A Terra, nosso planeta. – O interior da Terra. – A atmosfera terrestre. – A formação da Terra. – O formato da Terra. Água. – A água nos seres vivos e na Terra. – Estados físicos da água. – O ciclo da água. – A capacidade de dissolução da água. – O tratamento da água. – A contaminação da água. – Saúde dos sistemas nervoso e endócrino. |
2º TRIMESTRE
| A crosta Terrestre. – A composição da Crosta terrestre. – As rochas. – O solo. – Degradação e conservação do solo De olho no céu. – O estudo do céu. – Pontos de referência na Astronomia. – O Sol e as sombras. – A rotação da Terra. – A translação da Terra. – A Terra no espaço. Os Materiais. – Características gerais dos materiais. – Estados físicos da matéria. – Transformações dos materiais. – Materiais naturais e materiais sintéticos. |
3º TRIMESTRE
| Vida, Célula e Sistema Nervoso Humano. – As células. – Níveis de organização. – Percepção e coordenação nos seres humanos. – Coordenação nervosa. – As Drogas. Os sentidos e os movimentos. – Tato, gustação e olfato. – Visão. – Audição. – O sistema esquelético. |
1º TRIMESTRE
| – Números Naturais. – Sistemas de numeração. – Operações com números naturais: dia a dia, adição, subtração, multiplicação e divisão. – Arredondamento e aproximação. – Potenciação com números naturais. – Raiz quadrada. – Igualdade. – Divisibilidade. – Múltiplos de um número natural. – Divisores de um número natural. – Números primos. – Decomposição em fatores primos. – Estatística e probabilidade. |
2º TRIMESTRE
| – O conceito de função e situações problemas. – Números mistos. – Frações equivalentes. – Comparação de frações. – Adição e subtração com frações. – Multiplicação e divisão com frações. – Porcentagem. – Estatística e probabilidade. – Educação financeira. |
3º TRIMESTRE
| – Representação decimal de uma fração. – Transformações. – Comparação de números decimais. – Números decimais e fracionários na reta numérica. – Adição e subtração com números decimais. – Multiplicação e divisão com números decimais. – Potenciação com números decimais. – Porcentagem. – Estatística e probabilidade. – Educação financeira. |
1º TRIMESTRE
| UNIDADE 1 – Arte e espaços de Expressão – Tema 1 – Paredes e muros como espaços de expressão Tema 2 – Representações ruprestres Tema 3 – A arte do grafite UNIDADE 2 – Uma linguagem, muitos elementos Tema 1 – O teatro |
2º TRIMESTRE
| UNIDADE 2 – Uma linguagem, muitos elementos Tema 2 – As origens do teatro Tema 3 – O teatro na Grécia antiga UNIDADE 3 – Dança: expressão e cultura Tema 1 – A criação do movimento Tema 2 – A dança como ritual |
3º TRIMESTRE
| UNIDADE 3 – Dança: expressão e cultura Tema 3 – O formato circular nas manifestações culturais brasileiras UNIDADE 4 – Música: som e poesia Tema 1 – O som Tema 2 – A linguagem musical Tema 3 – O instrumento vocal Tema 4 – Como nascem as canções |
1º TRIMESTRE
|
– Iniciação; fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
|
2º TRIMESTRE
|
– Fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
– Iniciação; fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
|
3º TRIMESTRE
|
– Iniciação; fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
– Jogos e regras básicas gerais.
|
1º TRIMESTRE
| . Greetings. . Personal Pronouns . Verb To Be ( affirmative, negative and interrogative forms ) . Countries and Nationalities . Colors . Interrogative Pronouns ( What , Where , How , How old , Who ) . School Objects . Numbers : 0 – 100 . Articles ( Indefinite and Definite ) . Demonstrative Pronouns ( This / These ; That / Those ) . Family . Genitive Case |
2º TRIMESTRE
| . Time . Months of the year; Days of the week . Seasons . Interrogative Pronouns ( What time , When ) . Prepositions of time ( in/on/at ) . Parts of the house . Furniture . Prepositions of place ( in front of , between , on , in , under , behind , opposite , next to , behind ) . There to be . Possessive Adjectives . Asking for and Giving directions . Clothes . Regular and Irregular Plural Nouns . Interrogative Pronoun ( How much ) |
3º TRIMESTRE
| . Food . Interrogative Pronouns ( How many , How much , Which , Why ) . Countable and uncountable nouns . Some ,Any , No . Sports . Can . Jobs . Indefinite Compounds . Parts of the face . Physical characteristics . What does he / she look like? . Verb to have |
1º TRIMESTRE
| – Conhecendo-se os materiais de desenho geométrico. – Conceitos básicos. – Formas geométricas no dia a dia. – Figuras planas e não planas. – As retas, suas posições e suas partes. – Distância entre dois pontos. |
2º TRIMESTRE
| – Ângulos: conceitos, elementos, medidas e classificação. – Polígonos: elementos, classificação. – Triângulos. |
3º TRIMESTRE
| – Quadriláteros: classificação e construções. – Circunferências: classificação e construções. |
1º TRIMESTRE
| – Apresentação das regras de uso do Laboratório de Informática. – Diferentes sites de busca para realizar trabalhos; – Características das publicações eletrônicas; – Revisão sobre funções básicas de editor de texto; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
2º TRIMESTRE
| – Internet; uso responsável da rede. – Roteiro técnico para videoreportagem; formatos para armazenar vídeos digitais; programas para edição de vídeo. – Word Intermediário; Formatação de textos (fonte, alinhamento, parágrafo, estilos, margens, espaçamento entre linhas – com base na ABNT) e edição de imagens; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
3º TRIMESTRE
| – História do Computador; quando e por que foi criado. – Revisão sobre funções básicas de criador de apresentação de slides; – Introdução sobre base de dados; – Internet: Códigos Maliciosos, Cyberbulling; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
7° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 7° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| · Revisão: classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, numeral) · Pronomes · Verbos · Vírgula e seus usos · Antônimos · Interpretação de textos (mito, lenda, crônica e texto de divulgação científica) · Produção de textos: reconto oral de lenda e crônica. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
2º TRIMESTRE
|
|
3º TRIMESTRE
|
|
1º TRIMESTRE
| · Emergência do mundo moderno · Renascimento e reformas religiosas · As viagens marítimas europeias |
2º TRIMESTRE
| · A conquista e colonização espanhola na América · Portugueses na América: conquista e colonização · As terras do Atlântico interligadas pela escravidão |
3º TRIMESTRE
| · Crise na Europa e reações na colônia · A expansão da América portuguesa |
1º TRIMESTRE
| Natureza do Brasil Conservação da natureza Formação do território brasileiro Regionalização do território brasileiro Aspectos gerais da população brasileira Desigualdades territoriais Diversidade da população brasileira Povos e comunidades tradicionais O espaço urbano brasileiro Indústria O espaço rural brasileiro Redes de transporte e de comunicação |
2º TRIMESTRE
| Natureza da Região Norte Organização do espaço Sociedade e meio ambiente Preservação ambiental Natureza da Região Nordeste Organização do Espaço Zona da Mata e Agreste Sertão e Meio Norte Natureza da Região Sudeste Organização do Espaço Urbanização Atividades econômicas |
3º TRIMESTRE
| Natureza da Região Sul Organização do espaço População e condições de vida Atividades econômicas Natureza da Região Centro-Oeste Organização do espaço Atividades econômicas Sociedade e Meio ambiente |
1º TRIMESTRE
| A vida no planeta Terra. – O que é um ser vivo. – Características das células. – Os primeiros seres vivos. -Teorias sobre a origem da vida. – O planeta em transformação. – O surgimento e a extinção de espécies. Introdução à evolução dos seres vivos. – Seleção natural. – Adaptações. – Seleção artificial. – Evolução humana. A classificação dos seres vivos. – Por que classificar? – Os vírus. – O reino Monera. – O reino Protoctista. – O reino Fungi. – O ambiente, a saúde e os seres microscópicos. |
2º TRIMESTRE
| O reino das plantas. – Características das plantas. – Raiz e caule. – Folha. – Ciclos reprodutivos das plantas. – Flor, fruto e semente. O reino dos animais. – Os animais. – Poríferos e Cnidários. – Platelmintos, nematelmintos e anelídeos. – Moluscos, artrópodes e equinodermos. – Peixes e anfíbios. – Répteis. – Aves e mamíferos. Relações ecológicas – ecossistemas brasileiros. – Relações ecológicas em ecossistemas. – Domínios morfoclimáticos brasileiros. – O domínio atlântico. – O domínio amazônico. – O domínio do cerrado. – O domínio das caatingas. – O domínio das pradarias. – O domínio das araucárias. – O pantanal mato-grossense. – O ecossistema aquático. |
3º TRIMESTRE
| A vida no planeta Terra. – O que é um ser vivo. – Características das células. – Os primeiros seres vivos. -Teorias sobre a origem da vida. – O planeta em transformação. – O surgimento e a extinção de espécies. Introdução à evolução dos seres vivos. – Seleção natural. – Adaptações. – Seleção artificial. – Evolução humana. A classificação dos seres vivos. – Por que classificar? – Os vírus. – O reino Monera. – O reino Protoctista. – O reino Fungi. – O ambiente, a saúde e os seres microscópicos. |
1º TRIMESTRE
| – Múltiplos e Divisores. – Números inteiros. – Números racionais. – Estatística e Probabilidade. |
2º TRIMESTRE
| – Grandezas e medidas. – Cálculo algébrico. – Equações e inequações do 1° grau. – Estatística e Probabilidade. |
3º TRIMESTRE
| – Polígonos, circunferência e círculo. – Triângulos e Quadriláteros. – Proporções e aplicações. – Transformações geométricas. – Estatística e Probabilidade. |
1º TRIMESTRE
| Unidade 1 – Dança: Criação e Interpretação. Tema 1 – Dança e composição. Tema 2 – O balé. Tema 3 – O intérprete na dança contemporânea. Unidade 2 – O corpo é um instrumento musical. Tema 1 – A percussão corporal. Tema 2 – A voz e o canto. |
2º TRIMESTRE
| Unidade 2 – O corpo é um instrumento musical. Tema 3 – A experiência de canto coletivo. Unidade 3 – O corpo como expressão. Tema 1 – Corpo e gestualidade. Tema 2 – A dramaturgia do corpo. Tema 3 – A arte de fazer rir. |
3º TRIMESTRE
| Unidade 4 – Representações visuais do corpo humano. Tema 1 – Obras que parecem ganhar vida. Tema 2 – A representação do corpo humano na arte. Tema 3 – Do realismo ao Surrealismo. |
1º TRIMESTRE
| · Exame biométrico (tomada de dados). · Testes práticos diagnósticos de corridas de resistência, revezamento e velocidade. · Exercícios físicos gerais. · Atividades rítmicas. · Jogos motores, pré-desportivos, recreativos e adaptados. · Corridas em geral. · Handebol. – Fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais. · Jogos recreativos. · Informações gerais sobre postura corporal, postura comportamental, higiene e saúde, capacidade e potencialidade do corpo. · Capacidades Físicas (velocidade, agilidade, flexibilidade e força) Esporte olímpico (boxe) |
2º TRIMESTRE
|
– Fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
– Iniciação; fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
Esportes de aventura (Esqui) |
3º TRIMESTRE
| · Exercícios ginásticos gerais.
– Fundamentos técnicos individuais. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
– Jogos e regras básicas gerais.
Testes práticos de corridas de resistência, revezamento e velocidade. |
1º TRIMESTRE
| .Verb to be ( review ) . Personal Pronouns and Possessive Adjectives . Present Continuous ( affirmative , negative and interrogative forms ) . Weather . Ordinal numbers : 1st – 31st . Present Continuous ( Verb Endings ) . Simple Present : I , You , We , They ( affirmative , negative and interrogative forms ) |
2º TRIMESTRE
| .Animals . Simple Present : He , She , It ( affirmative , negative and interrogative forms ) . Adjective order : size + color . School subjects . Wh + Simple Present . Adjectives . Interrogative Pronoun ( How often … ? ) . Adverbs of frequency . Simple Present x Present Continuous |
3º TRIMESTRE
| .Fruit , vegetables . Imperative . Gifts . Birthday party . Let’s / Would you like ? . Quantifiers . Adjectives . Interrogative Pronoun ( Whose… ? ) . Possessive Pronouns . Subject and Object Pronouns . Possessive Adjectives and Pronouns |
1º TRIMESTRE
| – Retas. – Posições da reta. – Partes da reta. – Classificação de segmentos de reta. – Segmentos congruentes. – Divisão de um segmento em partes congruentes. – Posições relativas de retas no plano. – Mediatriz. – Perpendiculares e Paralelas. |
2º TRIMESTRE
| – Ângulos e Medida de ângulos. – Ângulos congruentes. – Ângulos consecutivos, adjacentes, complementares, suplementares, opostos pelo vértice. – Bissetriz. – Operações com ângulos utilizando compasso. – Divisão de um ângulo em partes congruentes. |
3º TRIMESTRE
| – Triângulos. – Classificação de triângulos. – Construções de triângulos quanto aos ângulos e quanto aos lados. – Planificação de pirâmide. – Circunferência e seus elementos. – Posições relativas entre duas circunferência e tangências. |
1º TRIMESTRE
| – Internet; uso responsável da rede; – Conceito sobre infográfico; – Revisão sobre base de dados; – Power Point: Tipos de slides, copiando, colando e editando imagens, inserindo texto, barra de tarefas, barra de texto, barra de desenho, salvar, abrir e fechar apresentações, plano de fundo, efeitos de transição. – Resolver problemas de lógica; |
2º TRIMESTRE
| – Word Avançado: Copiar e colar especial, formatação avançada de texto, Clip Art e Word Art, inserir e formatar tabela, salvar arquivos, localizar e substituir, desfazer ações, plano de fundo, marcadores, ortografia e gramática; – Como criar um blog; – Revolução da computação: Vale do silício, Microsft, Macintosh e seus criadores; – Resolver problemas de lógica; |
3º TRIMESTRE
| – Regras de etiqueta digital; identificação dos perigos no uso da internet; vírus e fraudes cibernéticas, importância das senhas seguras. – Livros digitais e-books e audiolivros e uso dos aplicativos para a leitura. – Excel Intermediário: uso de planilha eletrônica para resolução de cálculos matemáticos básicos; – Internet: Boatos, Privacidade, Redes Sociais, Cyberbulling; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
8° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 8° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| · Revisão das classes gramaticais. · Emprego do hífen. · Sujeito e Predicado. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
2º TRIMESTRE
| · Transitividade Verbal. · Predicativo do sujeito x Predicativo do objeto. · Objeto direto x Objeto indireto. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
3º TRIMESTRE
| · Adjunto adnominal x adjunto adverbial. · Complemento Nominal / Aposto / Vocativo · Vozes Verbais · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
1º TRIMESTRE
| A expansão da América portuguesa A crise do Antigo Regime A Revolução Industrial na Inglaterra |
2º TRIMESTRE
| A Revolução Francesa e seus impactos na Europa e América A Independência dos EUA e das colônias espanholas O processo de independência do Brasil |
3º TRIMESTRE
| Segundo Reinado (Brasil) Pensamento, revoluções e os novos Estados Nacionais na Europa no século XIX O imperialismo na Ásia e na África |
1º TRIMESTRE
| Movimentos da população no mundo Migrações no Brasil e no mundo Aspectos demográficos Organização política Sistemas econômicos Da Guerra Fria ao século XXI Regionalização do mundo atual Produção e comércio mundiais Regionalização da América Aspectos naturais População e economia |
2º TRIMESTRE
| Estados Unidos: Economia Estados Unidos: População Estados Unidos: Presença Mundial Canadá México: População México: Economia América Central continental América Central Insular Aspectos gerais da América do Sul Aproveitamento dos Recursos Naturais Integração dos países Brasil: Importância regional |
3º TRIMESTRE
| Aspectos Naturais do Continente africano O imperialismo e as fronteiras da África Regionalização da África População e condições de vida Atividades econômicas Espaço rural e espaço urbano Questões atuais Integração regional e mundial |
1º TRIMESTRE
| Nutrição e sistemas digestório, respiratório e urinário. – O sistema digestório. – As etapas da digestão. – O sistema respiratório. – O sistema Urinário. Sistema cardiovascular, linfático e imunitário. – Sistema cardiovascular: o coração; o sangue e seus componentes. – A circulação do sangue. – O sistema linfático. – O sistema imunitário. – A saúde dos sistemas cardiovascular e linfático. Sistemas esquelético, muscular, nervoso e endócrino. – Sistema esquelético e sistema muscular. – Lesões nas estruturas locomotoras. – Sistema Nervoso – Sistema Endócrino. – Saúde dos sistemas nervoso e endócrino. |
2º TRIMESTRE
| Reprodução e Adolescência. – Reprodução, crescimento e mudanças no corpo humano. – O sistema genital masculino/- O sistema genital feminino. – Os métodos anticoncepcionais. – Infecções sexualmente transmissíveis. – O ciclo menstrual e a fecundação. – A gestação e o parto. Introdução à genética. – O núcleo celular. – O material genético. – Os cromossomos. – Alterações cromossômicas. – A divisão celular. Força e movimento. – Movimento ou repouso? – Velocidade. – Cada vez mais rápido. – Mover, parar, deformar. – Força peso e força normal. |
3º TRIMESTRE
| Energia. – Formas e fontes de energia. – Transformações de energia. – Geração de energia elétrica. – Trabalho e potência. – Circuitos elétricos. Sol, Terra e Lua. – Rotação e translação da Terra. – A lua. – Clima e previsão do tempo. – Alterações climáticas e o ser humano. |
1º TRIMESTRE
| – Conjuntos numéricos: naturais, inteiros e racionais. – A reta numérica. – Conjunto dos números reais. – Potência com expoente inteiro. – Propriedades das potências com expoentes inteiros. – Raiz quadrada e outras raízes. – Potência com expoente fracionário. – Expressões Algébricas. – Monômio. – Operações com monômios. – Estatística e probabilidade. |
2º TRIMESTRE
| – Polinômios e as operações com polinômios. – Principio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem. – Frações algébricas. – Adição e subtração de frações algébricas. – Multiplicação e divisão frações algébricas. – Estatística e probabilidade. – Matemática financeira. |
3º TRIMESTRE
| – Equação fracionária com uma incógnita. – Equação literal do 1° grau. – Equação do 1° grau com duas incógnitas. – Sistemas de equações do 1° com duas incógnitas. – Estatística e probabilidade. – Matemática financeira. |
1º TRIMESTRE
|
– Fundamentos técnicos individuais – Sistema de jogo. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
Capacidades Físicas (velocidade, agilidade, flexibilidade e força). |
2º TRIMESTRE
|
– Fundamentos técnicos individuais. – Sistema de Jogo – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
-Fundamentos técnicos individuais. – Sistema de Jogo. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
Capacidades Físicas (resistência, equilíbrio, ritmo e coordenação motora). |
3º TRIMESTRE
| · Exercícios ginásticos gerais.
– Fundamentos técnicos individuais. – Sistema de Jogo. – Jogos adaptados. – Jogos e regras básicas gerais.
– Jogos e regras básicas gerais.
Testes práticos de corridas de resistência, revezamento e velocidade. |
1º TRIMESTRE
| . Simple Present x Present Continuous . Future with GOING TO . Future with WILL . Simple Past : Verb To Be . There to be ( Simple Past ) |
2º TRIMESTRE
| . Simple Past : Regular Verbs . Simple Past : Irregular Verbs . Past Continuous ( while / when ) . Simple Past x Past Continuous |
3º TRIMESTRE
| . Comparative form of Adjectives . Word formation . Superlative form of Adjectives . Suffixes . Modal Verbs : Can , Could , May . Used to x Be Used to . Conditional Sentences : Zero and First Conditionals |
1º TRIMESTRE
| – Construções fundamentais (revisão). – Perpendiculares (utilizando compasso e esquadro). – Mediatriz. – Bissetriz. – Divisão de um ângulo em partes congruentes. – Paralelas (utilizando compasso e esquadro). |
2º TRIMESTRE
| – Cevianas. – Pontos notáveis. – Incentro. – Baricentro. – Ortocentro. – Quadriláteros e sua classificação. – Paralelogramo e trapézios. |
3º TRIMESTRE
| – Lugares geométricos. – Arco capaz. – Circunferência e tangência. – Simetria Axial e central. |
1º TRIMESTRE
| – Elementos primitivos da geometria. – Semirreta e segmento de reta. – Ângulos e posições entre duas retas no plano. – Mediatriz e ponto médio de um segmento. – Retas perpendiculares e paralelas. – Bissetriz. – Triângulos: ângulos, pontos notáveis, congruência, isósceles e equilátero. |
2º TRIMESTRE
| Quadriláteros: elementos, notáveis. – Propriedades paralelogramo e trapézio. – Polígonos e seus elementos. – Diagonais de um polígono. – Ângulos de um polígono convexo. – Polígono regular. |
3º TRIMESTRE
| – Superfícies. – Cálculo de área de figuras planas. – Cálculo de regiões circulares. – Volume e capacidade. – Reflexão em relação a uma reta e a um ponto. – Translação. – Rotação. |
1º TRIMESTRE
| – Evolução dos computadores e surgimento dos periféricos; – Word Avançado revisão; – Tipos de memórias; – Unidade de medida em informática (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, petabyte…) – Digitação; – Resolver problemas de lógica; | ||||||
2º TRIMESTRE
| – Revisão das normas e procedimentos ABNT; – Como criar um folder; – Unidades de medida para peças gráficas; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; | ||||||
3º TRIMESTRE
| – Criar apresentações mais sofisticadas utilizando o site https://prezi.com; – Excel Intermediário: funções de busca, funções sobre data, funções de lógica; – Internet: Comércio Eletrônico, Internet Banking, Verificação em Duas Etapas; – Digitação; – Resolver problemas de lógica;
|
9° Ano
Veja aqui os componentes curriculares referentes ao 9° ano do Ensino Fundamental, já contando com disciplinas da Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.
1º TRIMESTRE
| · Análise Sintática (revisão). · Neologismo e estrangeirismo. · Frase, oração e período. · Orações Coordenadas. · Colocação Pronominal. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
2º TRIMESTRE
| · Orações Subordinadas Substantivas. · Pronomes Relativos. · Orações Subordinadas Adjetivas. · Crase. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
3º TRIMESTRE
| · Orações Subordinadas Adverbiais. · Concordância Nominal e Verbal. · Interpretações e produções de texto, de acordo com as unidades do livro. |
1º TRIMESTRE
| O imperialismo na África e na Ásia O nascimento da República no Brasil A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa |
2º TRIMESTRE
| A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial Trabalhismo e desenvolvimentismo no Brasil: de Vargas a Jango O mundo dividido pela Guerra Fria |
3º TRIMESTRE
| A crise do colonialismo e as independências da Ásia e da África Brasil: ditadura civil-militar e redemocratização Desafios do mundo globalizado |
1º TRIMESTRE
| Geopolítica – Interesses e conflitos Áreas estratégicas no mundo Produção e desigualdade Diplomacia e organizações multilaterais Globalização e economia Globalização Cultural A globalização e os fluxos internacionais Globalização e meio ambiente Aspectos naturais do continente europeu População Uso dos recursos naturais Conquistas ambientais |
2º TRIMESTRE
| União Europeia Alemanha e França Desigualdades na União Europeia Rússia Aspectos naturais do continente asiático População Economia Meio ambiente |
3º TRIMESTRE
| China: Dinâmica econômica População e disparidades regionais Energia e questões ambientais China no comércio mundial Japão: Espaço e população Japão: Potência do Oriente Tigres Asiáticos Coreia do Sul Oriente Médio Índia Oceania |
1º TRIMESTRE
| A matéria e suas propriedades. – Propriedades da matéria: massa, volume e densidade. – Estados físicos da matéria. – Temperatura e calor. – Mudanças de estado físico. – Temperatura de fusão e ebulição. – Estruturas atômicas. – Íons. – Tabela Periódica. – Ligações químicas. Substâncias, misturas e reações químicas. – Substâncias simples e compostas. – Misturas homogêneas e heterogêneas. – Métodos de separação de misturas. – Ácidos, bases, sais e óxidos. – Indicadores ácido-base. – Reações e equações químicas. – Balanceamento de equações químicas. – Cálculo de massa de reagentes e produtos em uma reação química. Eletricidade e magnetismo. – Fenômenos elétricos e magnetismo. Corrente elétrica. Condutores e isolantes elétricos. Pilhas e a tensão elétrica. Resistores e a resistência elétrica. Circuitos elétricos. Circuitos em série ou em paralelo. Consumo de energia elétrica. Efeito Joule. Potência e consumo de energia em aparelhos elétricos. Magnetismo. Imãs e campo magnético. Campo magnético terrestre. |
2º TRIMESTRE
| Dinâmica. – Inércia. Leis de Newton. Força de atrito Força elástica. Força elétrica. Força magnética. Ondas: Luz e som. – Movimentos ondulatórios. – Características e natureza de propagação de ondas. – Velocidade de propagação das ondas. – Som. – Ondas eletromagnéticas. – Aplicações médicas das radiações. – Luz. – Espectro da luz visível. – Decomposição da luz e percepção das cores. Genética. – Material genético na célula. – Contribuições de Mendel para a Genética. – Herança Genética nos seres humanos. – Genótipo e Fenótipo. – Tipos sanguíneos. – Genômica. – Organismos geneticamente modificados. – Clonagem. – Genética e sociedade. |
3º TRIMESTRE
| Evolução biológica. – As teorias de Lamarck, Darwin e Wallace. – Seleção natural. – Síntese evolutiva. – Especiação. – Árvore filogenética. – Evidências da evolução biológica. Evolução biológica. – Evolução e biodiversidade. – Unidade de conservação. Terra e Universo. – Interpretação do céu por diferentes povos e culturas. – Constelações e asterismo. – Unidades de distância. – Galáxias. – Sol e sistema solar. – Ciclo de vida estelar. – Expansão humana pelo Universo. |
1º TRIMESTRE
| – Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. – Potências. – Propriedades das potências. – Raízes e a Relação entre potência e raiz. – Radicais e suas propriedades. – Operações com radicais. – Racionalização de denominadores. – Simplificação de expressões com radicais. – Potências com expoentes fracionários. – Porcentagem. – Estatística e Probabilidade. |
2º TRIMESTRE
| – Produtos notáveis. – Fatoração de expressões algébricas. – Reconhecer uma equação do 2° grau e a resolução de uma equação de 2o grau incompletas e completas. – Problemas de equações do segundo grau. – Equações redutíveis às equações do 2º grau: equações fracionárias, equações biquadradas, equações irracionais. – Sistemas de equações do 2º grau. – Estatística e Probabilidade. |
3º TRIMESTRE
| – Funções: noção de função, representação gráfica de uma função. – Função afim, gráfico da função afim, zero da função afim, análise do gráfico e proporcionalidade nas funções. – Função quadrática, gráfico da função quadrática. – Estudo do gráfico de uma função quadrática, concavidade da parábola, ponto de máximo ou de mínimo, análise do gráfico de uma função quadrática. – Inequações do 2° grau. – Estatística e Probabilidade. |
1º TRIMESTRE
|
-Esporte de invasão: Rugby -Apresentação do esporte e equipamento esportivo -História do esporte -Progressão didática -Jogos pré-desportivos e adaptados -Fundamentação teórica -Bases fisiológicas |
2º TRIMESTRE
|
-Regras específicas ao esporte -Condicionamento físico
-Atividades envolvendo diferentes ritmos -Elaboração de sequencia coreográfica
-Bases fisiológicas – Anatomia -Educativos de corrida -Apresentação de diferentes provas de atletismo |
3º TRIMESTRE
|
-Diferenciar esporte de lazer, esporte-educação e esporte-mídia. -Jogos pré-desportivos e adaptados
-Apresentar diferentes tipos de ginásticas -Ginástica geral -Discutir estereótipos corporais e doenças hipocinéticas -Nutrição e vida saudável |
1º TRIMESTRE
| -Used to . Going to / Will . Would like , Would like to , Have to , Want to . Reflexive Pronouns . Relative Pronouns . Present Perfect |
2º TRIMESTRE
| . Present Perfect ( just , since , for ,ever , already , yet , never ) . Present Perfect x Simple Past . Should / Shouldn’t . Must / Have to |
3º TRIMESTRE
| . First Conditional x Second Conditional . Question Tags . Passive Voice . Reported Speech |
1º TRIMESTRE
| – Teorema de Tales. – Divisão de segmentos proporcionais. – Quarta proporcional. – Terceira proporcional. – Média geométrica ou média proporcional. – Média e extrema. – Razão e Retângulo Áureo. |
2º TRIMESTRE
| – Semelhança de figuras planas. – Homotetia. – Congruência de figuras planas. – Equivalência de figuras planas. |
3º TRIMESTRE
| – Polígonos regulares inscritos na circunferência. – Processo geral de Rinaldini. – Polígonos estrelados. – Concordância. – Ovais. – Arcos. |
1º TRIMESTRE
| Circunferência e Círculo. Posições relativas: ponto e circunferência, reta e circunferência, retas tangentes e secantes em relação a circunferência, entre duas circunferências. Arco de circunferência, ângulo central e ângulo inscrito. Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas e uma transversal. |
2º TRIMESTRE
| Razão e proporção entre segmentos. Figuras semelhantes: semelhança e proporção. Triângulos semelhantes. Teorema de Tales. Relações métricas no triângulo retângulo – Teorema de Pitágoras e outras relações no triângulo retângulo. Distância entre dois pontos no plano cartesiano e ponto médio de um segmento. |
3º TRIMESTRE
| Relações métricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente). Relações métricas no triângulo acutângulo (lei dos senos e lei dos cossenos). Figuras geométricas não planas e poliedros. Volume de um prisma, pirâmide, cilindro, cone. |
1º TRIMESTRE
| – A nova geração dos computadores (marcas, modelos, capacidade); – Sistema Operacional Windows; – Hardware X Software; – Revisão sobre unidade de medida em informática; – Resolver problemas de lógica; |
2º TRIMESTRE
| – Revisão sobre as Normas da ABNT; – Introdução ao conceito de protocolos e comunicação na internet; – Dinâmicas em sala de aula (debate sobre Benefícios x Malefícios da Internet); – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |
3º TRIMESTRE
| – História da Internet; – Excel: formatação condicional, aplicação de filtros de dados; – Introdução sobre o conceito de Rede de Computadores; – Introdução sobre o conceito de Computação na Nuvem; – Digitação; – Resolver problemas de lógica; |