Sobre o Conservatório

O Conservatório Musical Villa Lobos é uma unidade de ensino artístico da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO, que oferece Cursos Livres nas áreas de música, dança e teatro e Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto.  

 

Os cursos são ministrados por renomados professores que atuam no mercado artístico profissional, utilizando metodologias de ensino inovadoras com ênfase na aprendizagem ativa dos alunos, por meio da prática e uso das ferramentas tecnológicas.

 

Priorizamos o aluno como foco do processo educativo, visando sua formação integral, desenvolvendo a consciência crítica e cidadania, para que possam transformar a realidade através da Arte. 

BREVE HISTÓRICO

O Conservatório Villa Lobos foi criado há cerca de 60 anos, sendo a primeira instituição de ensino musical deste município. Inicialmente, a escola pertencia à prefeitura da cidade, passando a ser incorporado à Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO – autarquia da prefeitura, a partir de 1975, em uma casa na Av. Dos Autonomistas. Desde a sua criação, o Conservatório manteve cursos nas áreas de música e dança e, posteriormente, passou a oferecer também cursos de teatro.

No final de 1996, foi inaugurada sua nova sede – um espaço projetado e construído especialmente para as necessidades do ensino das artes, instalado no campus da FITO. Suas modernas instalações abrangem um teatro com palco especial para espetáculos de dança, um teatro greco-romano, uma sala de recitais, 24 salas de aula com tratamento acústico, áudio-visual, laboratório para multimídia, 2 salas especiais para dança (uma com as mesmas dimensões do palco do teatro) e camarins.

Considerado como um marco e um pólo difusor de desenvolvimento cultural, educacional e artístico do município, o Conservatório é conhecido em nível nacional e internacional, por meio de seus professores e ex-alunos que se projetaram no meio musical e artístico – em orquestras, festivais, concursos, programas de televisão e em apresentações nos principais palcos do país.

Além do ensino artístico, na área de eventos, o Conservatório já realizou diversos projetos especiais em sistema de parcerias, levando música, dança e teatro para o espaço de instituições, entidades, empresas e órgãos públicos e possibilitando o livre acesso da população à produção artística.

O conservatório Villa Lobos oferece espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro.

Este curso propicia uma formação profissional e um desenvolvimento das competências e habilidades musicais do aluno, preparando-o para transitar em diversos segmentos exigidos pelo atual mercado de trabalho do músico.

Equipe Diretiva

Israel Mario Barros

Diretor

Bacharel e Licenciado em música pela FAC FITO e tem licenciatura em pedagogia. Músico profissional com mais de 30 anos de experiência, no cenário musical trabalhou na área de produção, teatro, shows e estúdio. Atuou como músico acompanhando diversos artistas e casas noturnas. Na educação musical, desenvolve um trabalho com alunos que já estão no mercado atuando como músicos e professores. Também na área pedagógica ministra aulas e oficinas de rítmica, percussão e formação de grupos.

Proposta de Ensino

Nossa proposta pedagógica consiste em promover a formação global, artística e profissional do aluno através da integração entre as diversas áreas do conhecimento e os saberes de arte. 

Os cursos visam possibilitar vivências e experiências dos alunos em palco e produções artísticas, por meio da participação em eventos, recitais, festivais, workshops e espetáculos realizados em diversos espaços culturais, teatros e no próprio Conservatório, objetivando a formação profissional do estudante.

O processo educacional é direcionado a uma alta qualidade de ensino artístico, acompanhando as atuais tendências educacionais e profissionais exigidas pelo mercado de trabalho.

Além do espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro, o Conservatório oferece laboratórios de multimídia, biblioteca integrada à escola de Educação Básica, banco de partituras, sala de computadores e de estudo para uso de alunos, espaço de convivência, salas para ensaios, equipamentos de som.

A família é por excelência, parceira na educação artística e musical de nossos alunos. Sendo assim, mantemos um canal aberto para o diálogo seja em reuniões agendadas particularmente com a direção ou coordenação ou por mensagens via e-mail.

Agendamento de reuniões: Tel. 3652 3043.

E-mail: secretariacmvl@fito.br

Os alunos podem realizar uma aula experimental para conhecer a escola e professores, agendando pessoalmente ou pelo telefone 3652-3063.

Se você quiser conhecer ou saber mais sobre o Conservatório, curta nossa Fan Page.

Conservatório Musical Villa Lobos oferece cursos Livres e curso Técnico nas áreas de música, dança e teatro, com currículos atualizados nos moldes das melhores escolas de referência internacional.

Entre em contato!

Horário de Atendimento

Horário de Atendimento
Segunda à Quinta - 8h às 21
Sexta-feira - 8h às 20h
Sábado - 8h às 14h

Contato

Telefone: 3652 3063
Email: secretariacmvl@fito.br

Localização

Rua Camélia, 26 - Jardim das Flores, Osasco

Pular para o conteúdo