Sobre o Conservatório

O Conservatório Musical Villa Lobos é uma unidade de ensino artístico da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO, que oferece Cursos Livres nas áreas de música, dança e teatro e Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto.  

 

Os cursos são ministrados por renomados professores que atuam no mercado artístico profissional, utilizando metodologias de ensino inovadoras com ênfase na aprendizagem ativa dos alunos, por meio da prática e uso das ferramentas tecnológicas.

 

Priorizamos o aluno como foco do processo educativo, visando sua formação integral, desenvolvendo a consciência crítica e cidadania, para que possam transformar a realidade através da Arte. 

BREVE HISTÓRICO

O Conservatório Villa Lobos foi criado há cerca de 60 anos, sendo a primeira instituição de ensino musical deste município. Inicialmente, a escola pertencia à prefeitura da cidade, passando a ser incorporado à Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO – autarquia da prefeitura, a partir de 1975, em uma casa na Av. Dos Autonomistas. Desde a sua criação, o Conservatório manteve cursos nas áreas de música e dança e, posteriormente, passou a oferecer também cursos de teatro.

No final de 1996, foi inaugurada sua nova sede – um espaço projetado e construído especialmente para as necessidades do ensino das artes, instalado no campus da FITO. Suas modernas instalações abrangem um teatro com palco especial para espetáculos de dança, um teatro greco-romano, uma sala de recitais, 24 salas de aula com tratamento acústico, áudio-visual, laboratório para multimídia, 2 salas especiais para dança (uma com as mesmas dimensões do palco do teatro) e camarins.

Considerado como um marco e um pólo difusor de desenvolvimento cultural, educacional e artístico do município, o Conservatório é conhecido em nível nacional e internacional, por meio de seus professores e ex-alunos que se projetaram no meio musical e artístico – em orquestras, festivais, concursos, programas de televisão e em apresentações nos principais palcos do país.

Além do ensino artístico, na área de eventos, o Conservatório já realizou diversos projetos especiais em sistema de parcerias, levando música, dança e teatro para o espaço de instituições, entidades, empresas e órgãos públicos e possibilitando o livre acesso da população à produção artística.

O conservatório Villa Lobos oferece espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro.

Este curso propicia uma formação profissional e um desenvolvimento das competências e habilidades musicais do aluno, preparando-o para transitar em diversos segmentos exigidos pelo atual mercado de trabalho do músico.

Equipe Diretiva

Tania Cristina Araújo Cardoso

Diretora

É Bacharel em Música com habilitação em Instrumento: Piano Erudito e Licenciada em Educação Musical. Também é Pedagoga com especialização em Administração Escolar. É professora da FITO desde 1997, e atualmente é Diretora Pedagógica do Conservatório Villa Lobos da FITO. De 1997 a 2010 foi regente do Coral Infanto-Juvenil Villa Lobos, participando da EXPOMusic, de Encontro de Corais e de vários projetos musicais em grandes espetáculos musicais. Atuou como docente de Cursos Superiores de Música da FACFITO e foi tutora presencial no Ensino a Distância (EAD) da UAB/UFSCar no Curso Superior de Licenciatura em Educação Musical de 2007 a 2013.

Neide Esperidião

Diretora Adjunta

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011), Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (1995), Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP(2003). Atuou como docente em cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Música e Licenciatura em Pedagogia da FITO, da Universidade Ibirapuera e da Faculdade Nossa Cidade. Atualmente, exerce a função de Diretora da Faculdade de Ciências da FITO.

Israel Mario Barros

Coordenador Pedagógico de Musica

Bacharel e Licenciado em música pela FAC FITO e tem licenciatura em pedagogia. Músico profissional com mais de 30 anos de experiência, no cenário musical trabalhou na área de produção, teatro, shows e estúdio. Atuou como músico acompanhando diversos artistas e casas noturnas. Na educação musical, desenvolve um trabalho com alunos que já estão no mercado atuando como músicos e professores. Também na área pedagógica ministra aulas e oficinas de rítmica, percussão e formação de grupos.

George Monteiro

Coordenador do curso de Dança

George Monteiro – Professor de balé clássico, história da dança, repertório clássico e coreógrafo; licenciado em Artes pela Faculdade Marcelo Tupinambá (SP, 1991). Nos períodos de 1988 a 2007 lecionou balé clássico e história da dança na Escola de Dança do Conservatório Musical Villa Lobos da FITO para os alunos do Curso Profissionalizante de Dança, onde também coordenou os Cursos de Dança e exerceu a função de diretor artístico do Corpo de Baile Villa-Lobos da FITO. Em 2014 reassumiu as funções de professor de balé clássico e coordenador da Escola de Dança do Conservatório Musical Villa-Lobos da FITO, que exerce até o presente.

Ítalo Rodrigues Faria

Coordenador do curso de Teatro

Pesquisador, professor e artista da dança. Trabalha com crianças, adolescentes e adultos no ensino da arte (Dança e Teatro). Doutor e Mestre em Artes (UNESP), Bacharel e Licenciado em Dança (UAM). Pós-Graduado em Teatro (USJT). Pós-Graduado em Formação de Professores em EaD (ESAB). Integra o Grupo de Pesquisa GPDEE do IA/UNESP/SP. Coordenador de dança da Faculdade Paulista de Arte (FPA).

Proposta de Ensino

Nossa proposta pedagógica consiste em promover a formação global, artística e profissional do aluno através da integração entre as diversas áreas do conhecimento e os saberes de arte. 

Os cursos visam possibilitar vivências e experiências dos alunos em palco e produções artísticas, por meio da participação em eventos, recitais, festivais, workshops e espetáculos realizados em diversos espaços culturais, teatros e no próprio Conservatório, objetivando a formação profissional do estudante.

O processo educacional é direcionado a uma alta qualidade de ensino artístico, acompanhando as atuais tendências educacionais e profissionais exigidas pelo mercado de trabalho.

Além do espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro, o Conservatório oferece laboratórios de multimídia, biblioteca integrada à escola de Educação Básica, banco de partituras, sala de computadores e de estudo para uso de alunos, espaço de convivência, salas para ensaios, equipamentos de som.

A família é por excelência, parceira na educação artística e musical de nossos alunos. Sendo assim, mantemos um canal aberto para o diálogo seja em reuniões agendadas particularmente com a direção ou coordenação ou por mensagens via e-mail.

Agendamento de reuniões: Tel. 3652 3043.

E-mail: secretariacmvl@fito.br / tania.araujo@fito.br / neide.esperidiao@fito.br

Os alunos podem realizar uma aula experimental para conhecer a escola e professores, agendando pessoalmente ou pelo telefone 3652-3043.

Se você quiser conhecer ou saber mais sobre o Conservatório, curta nossa Fan Page.

Conservatório Musical Villa Lobos oferece cursos Livres e curso Técnico nas áreas de música, dança e teatro, com currículos atualizados nos moldes das melhores escolas de referência internacional.

Entre em contato!

Horário

Segunda à Sexta
9h às 21h

Localização

Rua Camélia, 26 - Jardim das Flores, Osasco
Telefone: (11) 3652 3043 / 3652 3018
Email: secretariacmvl@fito.br