Sobre o Conservatório

O Conservatório Musical Villa Lobos é uma unidade de ensino artístico da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO, que oferece Cursos Livres nas áreas de música, dança e teatro e Curso Técnico de Instrumento Musical e Canto.  

 

Os cursos são ministrados por renomados professores que atuam no mercado artístico profissional, utilizando metodologias de ensino inovadoras com ênfase na aprendizagem ativa dos alunos, por meio da prática e uso das ferramentas tecnológicas.

 

Priorizamos o aluno como foco do processo educativo, visando sua formação integral, desenvolvendo a consciência crítica e cidadania, para que possam transformar a realidade através da Arte. 

BREVE HISTÓRICO

O Conservatório Villa Lobos foi criado há cerca de 60 anos, sendo a primeira instituição de ensino musical deste município. Inicialmente, a escola pertencia à prefeitura da cidade, passando a ser incorporado à Fundação Instituto Tecnológico de Osasco – FITO – autarquia da prefeitura, a partir de 1975, em uma casa na Av. Dos Autonomistas. Desde a sua criação, o Conservatório manteve cursos nas áreas de música e dança e, posteriormente, passou a oferecer também cursos de teatro.

No final de 1996, foi inaugurada sua nova sede – um espaço projetado e construído especialmente para as necessidades do ensino das artes, instalado no campus da FITO. Suas modernas instalações abrangem um teatro com palco especial para espetáculos de dança, um teatro greco-romano, uma sala de recitais, 24 salas de aula com tratamento acústico, áudio-visual, laboratório para multimídia, 2 salas especiais para dança (uma com as mesmas dimensões do palco do teatro) e camarins.

Considerado como um marco e um pólo difusor de desenvolvimento cultural, educacional e artístico do município, o Conservatório é conhecido em nível nacional e internacional, por meio de seus professores e ex-alunos que se projetaram no meio musical e artístico – em orquestras, festivais, concursos, programas de televisão e em apresentações nos principais palcos do país.

Além do ensino artístico, na área de eventos, o Conservatório já realizou diversos projetos especiais em sistema de parcerias, levando música, dança e teatro para o espaço de instituições, entidades, empresas e órgãos públicos e possibilitando o livre acesso da população à produção artística.

O conservatório Villa Lobos oferece espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro.

Este curso propicia uma formação profissional e um desenvolvimento das competências e habilidades musicais do aluno, preparando-o para transitar em diversos segmentos exigidos pelo atual mercado de trabalho do músico.

Proposta de Ensino

Nossa proposta pedagógica consiste em promover a formação global, artística e profissional do aluno através da integração entre as diversas áreas do conhecimento e os saberes de arte. 

Os cursos visam possibilitar vivências e experiências dos alunos em palco e produções artísticas, por meio da participação em eventos, recitais, festivais, workshops e espetáculos realizados em diversos espaços culturais, teatros e no próprio Conservatório, objetivando a formação profissional do estudante.

O processo educacional é direcionado a uma alta qualidade de ensino artístico, acompanhando as atuais tendências educacionais e profissionais exigidas pelo mercado de trabalho.

Além do espaço físico construído especialmente para aulas de música, dança e teatro, o Conservatório oferece laboratórios de multimídia, biblioteca integrada à escola de Educação Básica, banco de partituras, sala de computadores e de estudo para uso de alunos, espaço de convivência, salas para ensaios, equipamentos de som.

A direção do Conservatório é composta por um diretor e um diretor adjunto, com formação superior na área de Arte e com Licenciatura em Pedagogia – Gestão Educacional.

Conservatório possui coordenadores pedagógicos para cada área – Música, Dança e Teatro -, com formação superior, nas suas respectivas linguagens artísticas.

O corpo docente é composto por renomados professores, músicos, maestros, compositores, bailarinos e atores especializados na área educacional e artística, com titulação de doutores, mestres e especialistas. Diversos professores são profissionais atuantes no mercado artístico, participando da produção de shows, como Voice Brasil, musicais como A madrinha Embriagada e O Homem De La Mancha, corpo de baile como Cisne Negro, estúdios de produção musical e de gravação e, ainda, integrantes de bandas de artistas famosos, tais como Pedro MarianoÂngela MariaGuingaFafá de Belém, Zezé Di Camargo e Luciano, e de Orquestras Sinfônicas, Big Band, entre outros.

Conheça seu professor acessando a Fan Page do Conservatório Villa Lobos da FITO.

NomeFunção ExercidaHabilitaçãoDisciplina que Leciona
Ana Cristina Rodrigues de PaulaProfessoraLicenciatura em Música
Especialista em Magistério do Ensino Superior
Piano Clássico e Popular, Percepção Musical
Áurea Pereira FigueiredoProfessoraTécnico em Dança, Licenciatura Plena em PedagogiaBalé Clássico
Celso MarquesProfessorBacharelado e Licenciatura em Música
Mestre em Música
Sax/ Flauta e Disc. Teóricas
Ceres MirandaProfessorBacharelado e Licenciatura em MúsicaPiano e Disc. Teóricas
Cláudia Montim FrancoProfessoraBacharelado e Licenciatura em MúsicaSaxofone e Clarinete
    
Ederlei Roberto LirussiProfessorBacharelado e Licenciatura em MúsicaTrompete e Banda Sinfônica
    
George Ricardo MonteiroProfessorLicenciado em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas
Mestrando em Moda
História da Dança
Corpo de Baile
Coordenador de área
    
Israel Mário de BarrosProfessorBacharelado e Licenciatura em Música
Licenciado em Pedagogia
Bateria, Percussão, Orientador do Grupo de Percussão, Rítmica e Coordenador de área
Ítalo Rodrigues FariaProfessorBacharelado e Licenciatura em Dança
Pós-graduado em Artes Cênicas
Mestre em Artes Cênicas
Doutorando em Dança
 Balé Clássico, Dança  Contemporânea e Teatro.
    
    
    
    
Marcelo ManfrinatoProfessorBacharelado e Licenciatura em Música
Licenciatura Plena em Pedagogia
Saxofone e Flauta Transversal.
Maria Aparecida Costa Pereira de GóesProfessoraTécnico em DançaBalé Clássico
Maria do Carmo AmaralProfessoraBacharelado e Licenciatura em Música
Especialização em andamento
Violão Clássico e Popular, História da Música Popular e Folclórica.
    
    
    
    
Paulo de TarsoProfessorBacharelado em MúsicaCavaquinho eViolão Popular
    
    
    
Richard GonçalvesProfessorTécnico em MúsicaVioloncello
Sâmela F. MeiraProfessoraBacharelado em Música
Licenciatura em Educação Artística
Piano,Órgão e Disc. Teóricas
    
    
Sonia GoussinskyProfessoraBacharelado em Música
Mestre em Música
Doutora em Letras
Canto, Canto Coral e Disc. Teóricas
    
Thaís Helena de Moraes GomesProfessoraLicenciatura em Educação ArtísticaEspecialista em Arte-Terapia
Mestre em Educ.Tecnológ.
Piano, Teclado e Musicalização
    
    
Yula Gabriela da Silva TangaryProfessoraBacharelado e Licenciatura  em MúsicaCanto e Técnica Vocal

A família é por excelência, parceira na educação artística e musical de nossos alunos. Sendo assim, mantemos um canal aberto para o diálogo seja em reuniões agendadas particularmente com a direção ou coordenação ou por mensagens via e-mail.

Agendamento de reuniões: Tel. 3652 3043.

E-mail: secretariacmvl@fito.br / tania.araujo@fito.br / neide.esperidiao@fito.br

Os alunos podem realizar uma aula experimental para conhecer a escola e professores, agendando pessoalmente ou pelo telefone 3652-3043.

Se você quiser conhecer ou saber mais sobre o Conservatório, curta nossa Fan Page.

Conservatório Musical Villa Lobos oferece cursos Livres e curso Técnico nas áreas de música, dança e teatro, com currículos atualizados nos moldes das melhores escolas de referência internacional.

Entre em contato!

Horário

Segunda à Sexta
9h às 21h

Localização

Rua Camélia, 26 - Jardim das Flores, Osasco
Telefone: (11) 3652 3043 / 3652 3018
Email: direcaocmvl@fito.edu.br