Dicas da FITO para o mês de Abril
MANTENHA A MENTE ATIVA E O CÉREBRO AFIADO
Treinar o cérebro sucessivamente e desafiar-se intelectualmente desenvolvem novas conexões neuronais em todas as idades.
“Saia do sofá
Quando fazemos exercícios nosso cérebro cresce, sabia? A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões no cérebro e ajuda a formar células extras. Mas é importante se divertir, pois é o desejo de fazer algo que impulsiona os efeitos dos exercícios e da interação social no cérebro.
Memorize andando
Essa técnica, muito usada pelos atores, é respaldada por cientistas. Se tiver uma apresentação ou uma fala que você queira decorar, dê uma volta. A probabilidade de reter informações é maior quando nos movimentamos enquanto decoramos algo.
Coma bem
Gorduras boas, como as de nozes, abacate e peixe, ajudam a desenvolver o cérebro. Abusar do açúcar, por outro lado, pode não fazer bem ao cérebro –se o nível de glicose no sangue não estiver controlado, a cabeça pode ficar confusa.
Desligue e relaxe
Ansiedade e estresse são realmente tóxicos para o cérebro, por isso precisamos “desligar” e descansar de vez em quando. Quando fazemos isso, exercitamos a rede neural de modo padrão, que incentiva os sonhos e ajuda a consolidar a nossa memória.
Aprenda uma coisa nova
Um bom desafio para manter o cérebro em forma é aprender algo novo. Aulas de artes, idiomas ou dança, por exemplo, são aliadas para aumentar a flexibilidade do cérebro. Melhor ainda se for em grupo, pois a interação social também ajuda o cérebro.
Ouça música
A música ativa todas as partes do cérebro, tanto de quem ouve como de quem toca. Por isso, a música melhora a cognição em geral. Você sabia que a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer?
Estude na cama
Tudo o que aprendemos em um dia forma conexões entre as células do cérebro. Quando dormimos, essas conexões se fortalecem e formam as lembranças. E tem mais: memorizar algo antes de dormir é uma boa estratégia para assimilar esse conteúdo.
Desperte com o sol
Durma em um quarto escuro e deixe a janela aberta para acordar com a luz do dia, que vai aumentando gradualmente. Essa luz penetra através das pálpebras fechadas e estimula o cérebro a ter mais cortisol ao despertar –isso é importante porque a quantidade de cortisol no corpo afeta o desempenho do cérebro durante o dia.”
A neurologista Juliana Luchin, do Hospital Santa Paula, de São Paulo, evidencia que quanto maior a reserva cognitiva do cérebro, mais saudável será o envelhecimento: falar outras línguas, tocar um instrumento, ler, estudar constantemente… a mente gosta de conhecimento e de novidades para aprimorar a memória, o raciocínio e a concentração.
Vamos em busca de um envelhecimento saudável??
Escrito por Roseli Fontana